Buscar

AULA 8 EMBARGOS A TERCEIROS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 4ª VARA CÍVEL DE ITAPERUNA – RJ.
Processo nº: 6002/20015
JOSÉ AFONSO, brasileiro, solteiro, engenheiro, portador da identidade n°..., inscrito no CPF n °..., residente e domiciliado a Rua ..., Nº ..., Cidade/UF, CEP ..., vem por de seu advogado infra assinado, com endereço profissional a Rua ..., Nº .., Cidade/UF, CEP ..., vem perante a Vossa Excelência com fundamento no artigo 1.046 do CPC e demais dispositivos aplicáveis a espécie, apresentar a presente:
EMBARGOS DE TERCEIRO
em face de CARLOS BATISTA, brasileiro, contador, solteiro, portador da identidade n°..., inscrito no CPF n °..., residente e domiciliado na Rua Rio Branco, 600,localizado no município de Itabuna, estado do Rio de Janeiro, conforme razões de fato e de direito aduzidas abaixo
I – DOS FATOS
O Autor adquiriu de Lúcia Maria, um imóvel para sua moradia, situada na cidade de Mucurici/ES, Rua Central, nº 123, bairro Funcionários por R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).
Em 10/01/2015, foi assinado pelas partes um documento particular de compromisso de compra e venda, sem cláusula de arrependimento, o valor do imóvel foi quitado por meio de deposito bancário, através de uma única parcela. 
No entanto, após sete meses da aquisição do imóvel onde passou a residir, ao fazer o levantamento de certidões necessárias à lavratura da Escritura Pública de Compra e Venda e respectivo registro, o autor é surpreendido pela existência de uma penhora sobre o imóvel, determinada a este Juízo, nos autos da execução supra, ajuizada pelo réu, em face de Lúcia Maria, visando receber valor representado por cheque emitido e vencido há três meses após a venda do imóvel.
A determinação de penhora do imóvel ocorreu em razão de expresso requerimento formulado na inicial da Execução pelo réu, tendo o credor desprezado a existência de outros imóveis livres e desimpedidos de titularidade de Lúcia Maria, cidadã de posses na cidade onde reside. 
Vale destacar, que a ação de execução de titulo extrajudicial foi movida pelo ora embargado.
II – DOS FUNDAMENTOS:
A presente ação é cabível e tempestiva, vez que, nos termos do Artigo 1.048 do Código de Processo Civil ainda não ocorreu nenhuma das hipóteses ali previstas.
Inicialmente, então, aponta-se o cabimento da presente ação, com fulcro na Súmula 84 do STJ que determina ser cabível ação de embargos de terceiro em sede de posse advinda de compromisso de compra e venda de imóvel, ainda que não registrado, conforme é o caso.
É cabível, ainda, a presente ação, ajuizada pelo autor em desfavor do réu, com fundamento no Artigo 1.046 do Código de Processo Civil, uma vez que a penhora se configura como verdadeira turbação à posse do autor, que reside no imóvel desde a celebração do compromisso de compra e venda, e que sequer figura na relação processual que ordenou a penhora do bem.
Finalmente, no que tange ao cabimento da presente ação e à legitimidade das partes, aponta-se que, pelo princípio da causalidade, tendo o réu dado causa à constrição patrimonial do bem do autor, mesmo existindo outros bens livres e desimpedidos, aptos a satisfazerem a sua pretensão, a opção pela penhora sobre o bem do autor o legitima a figurar no polo passivo da presente ação.
Ademais, é direito do autor, possuidor, ser mantido na posse, nos termos do Artigo 1.210 do Código Civil, em caso de turbação, o que se dá com a penhora do bem, fundamentada, ilegalmente, em dívida que somente veio a existir após a celebração do compromisso de compra e venda sobre o bem penhorado.
Sendo estes os fundamentos da presente ação, passa-se aos pedidos.
III – DOS PEDIDOS:
Diante do exposto, requer:
A) Seja desconstituída a penhora que recai sobre o bem já descrito;
B) A intimação do Réu, para que, querendo, responda a estes Embargos de Terceiro;
C) Provar o alegado por todos os meios em direito admitidos, especialmente pelo depoimento pessoal, oitiva de testemunhas, juntada de documentos, expedição de ofícios e precatórias, perícias e demais provas pertinentes.
D) Tenha o Exequente a condenação nas despesas processuais, verba honorária e demais cominações legais.
IV-DAS PROVAS:
Requer a produção de todas as provas admitas em direito, em especial a documental, testemunhal e o depoimento do réu.
V-VALOR DA CAUSA:
Dá-se à causa o valor de R$300.000,00 (trezentos mil reais), o preço pago para a aquisição do imóvel ora penhorado.
Nestes termos,
Pede Deferimento.
Mucurici, .... de ............. de ..........
(local e data)
........................
Advogado (nome)
OAB/.... nº...........

Outros materiais