Buscar

Aula 05 Legislação Trabalhista e Previdenciária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
1 - Fonte: Prova: FCC - 2013 - TRT - 12ª Região (SC) - Técnico Judiciário. Analisando as normas da legislação trabalhista quanto à duração do trabalho, jornadas de trabalho e períodos de descanso:
 R = entre duas jornadas de trabalho diário haverá um período mínimo de onze horas consecutivas para descanso, além de um descanso semanal remunerado de vinte e quatro horas consecutivas, preferencialmente, aos domingos.
2 - O empregador que não conceder ao seu funcionário férias após o período concessivo, deverá efetuar o pagamento da remuneração de férias:
 R = em dobro.
3 - Durante o mês de janeiro, o empregado, Marcio Antonio, permaneceu de férias. É certo afirmar que ele usufruiu de 30 (trinta) dias de descanso. Analisando o instituto da suspensão e interrupção do contrato de trabalho é correto afirmar :
 R = O contrato de trabalho permaneceu em interrupção por 30 dias.
4 - (FCC - 2011 - TRT) De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, é obrigatória a concessão de um intervalo intrajornada de quinze minutos quando a duração do trabalho ultrapassar
 R = 4 horas e não exceder 6 horas.
5 - Qual o Profissional que exercer seu labor em jornadas Especiais?
R = Motoristas.
6 - A duração do intervalo para repouso e alimentação é de, no mínimo,
 R = uma hora e no máximo duas horas, para jornadas de trabalho superiores a seis horas
7 - Quando ocorre a necessidade de alteração do contrato de trabalho a partir da transferência de um empregado do local original de trabalho, acarretando mudança de domicílio, temos uma situação:
 R = que pode ocorrer por decisão unilateral do empregador, fazendo uso do princípio do ¿jus variandi¿.
8 - Fernanda, empregada da empresa ZZZ Ltda, possui cinquenta e sete anos de idade. No período noturno, Fernanda decidiu estudar Jornalismo e está matriculada na Faculdade X, cursando o primeiro semestre do referido curso. Assim, Fernanda tem dúvidas a respeito do gozo de suas férias e resolveu consultar sua amiga, Teodora, que está no último ano do curso de Direito da mesma Faculdade. Teodora respondeu que, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, Fernanda
 R = possui direito de gozar suas férias de uma só vez, mas não terá direito a fazer coincidir suas férias com as férias escolares.

Continue navegando