Buscar

folder CAT Teste de Apercepção Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

VALIDADE
Os criadores dessa técnica, L. Bellak e S. S. Bellak (1949/1991) propuseram formas de sistematização, sem entretanto estabelecer critérios suficientemente claros e objetivos para a classificação das respostas, o que pode levar a muitas divergências entre profissionais trabalhando sobre o material de um mesmo indivíduo.
No Brasil encontram-se estudos de evidências de validade correlacionando o CAT-A com outras variáveis, a maioria deles procurando criar um referencial de análise das respostas e sistematizar a interpretação.
É importante enfatizar que a validade está primordialmente atrelada à precisão. Em outras palavras, antes de tudo, uma técnica de avaliação psicológica precisa ter um sistema objetivo e preciso de análise de respostas, para depois verificar se as interpretações originadas nesse sistema de análise são válidas. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Schelini, P. W., & Benczik, E. P. (2010). Teste de apercepção infantil: o que foi e o que precisa ser feito. Boletim de Psicologia, 60(132), 85-96. Acessado em 15 de maio de 2018, disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432010000100008&lng=pt&tlng=pt.
CAT in Artigos de apoio Infopédia [on line]. Porto: Porto Editora, 2003-2018 . Acessado em 15 de maio de 2018, disponível em: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$cat
Xavier, M. de F., & Villemor-Amaral, A. E. de. (2013). Avaliação do funcionamento cognitivo por meio do CAT-A: evidências de validade. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(1), 38-46. Acessado em 15 de maio de 2018, disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000100005
Equipe:
Herika Dayane
João Paulo
Maria de Fátima
Maria Ritta
CENTRO EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS LTDA
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
AVALIAÇÃO PSICOLOGICA III
PROFESSORA: STÉPHANE FIGUEIREDO
CAT - Teste de Apercepção Infantil
Patos-PB
Maio 2018
CAT - TESTE DE APERCEPÇÃO INFANTIL
HISTÓRICO
Histórico O CAT é um instrumento que investiga a personalidade, estudando a dinâmica significativa das diferenças individuais na percepção de estímulos padronizados. 
O CAT (Children's Apperception Test) ou Teste de Apercepção Infantil é um dos mais importantes instrumentos para diagnóstico psicológico e psicoterapia, desde a sua publicação, em 1949, por Leopold Bellak e Sonya Sorel Bellak. 
Em sua versão original, os estímulos apresentam figuras de animais, partindo do pressuposto que as crianças se identificam mais prontamente com personagens animais do que com pessoas, como apresentados nos estímulos do Teste de Apercepção Temática – TAT, de Henry Murray (1935).
Posteriormente foi criado o CAT-H, uma adaptação com figuras humanas.
O material com figuras de animais apresentou uma série de vantagens teóricas, tais como o fato de as imagens de animais evocarem a fantasia com mais facilidade, o que pode ser observado nos contos de fadas, nas fábulas e no papel destacado dos animais nos jogos infantis e nos desenhos animados da televisão e histórias em quadrinhos.
OBJETIVOS E PÚBLICO ALVO
Destina-se a avaliação psicológica de crianças de 3 a 10 anos de idade.
O CAT visa investigar aspectos como:
 O relacionamento da criança com figuras importantes em sua vida, 
A dinâmica das relações interpessoais, 
A natureza e a força dos impulsos, 
As defesas mobilizadas, 
O estudo do desenvolvimento infantil e a compreensão da dinâmica familiar, objetivando revelar a estrutura de personalidade da criança e sua maneira de reagir e a lidar com as questões do crescimento.
ORGANIZAÇÃO DO TESTE
O CAT é um procedente direto do TAT (Teste de Aperceção Temática). É composto por dez pranchas que apresentam cenas de animais em situações humanas, que se justificaram inicialmente pelo importante papel que os animais desempenham nas fobias e nas fantasias 
infantis.
 
 
 
APLICAÇÃO
Deve ser aplicado individualmente e em regra a duração pode variar, mas não deve ultrapassar a uma hora.
O CAT deve ser apresentado à criança como um jogo e não como um teste.
Solicita-se à criança que conte uma história sobre cada uma das dez gravuras que lhe são apresentadas. 
É importante estabelecer um bom rapport, evitando provocar ansiedades relacionadas com as expectativas da criança diante da avaliação do desempenho.
As pranchas devem ser apresentadas uma por vez, na sequência determinada pela numeração de 1 a 10, enquanto as demais pranchas devem permanecer fora do alcance de criança. 
Todos os comentários e comportamentos da criança devem ser observados e anotados (gestos, expressões e posturas que acompanham os relatos). 
Todo o relato dever ser anotado.
INTERPRETAÇÃO
A análise do CAT fundamenta-se no princípio básico que as interpretações que o individuo faz do estímulo são uma apercepção particular, em função das suas necessidades e motivações. Para orientar o profissional na interpretação, o manual de Bellak e Bellak (1991) propõe que se analise de cada história a partir de dez categorias principais:
Tema principal
O herói principal
Principais necessidades e impulsos do herói
A concepção do ambiente
Figuras vista como...
Conflitos significativos
A natureza das ansiedades
Principais defesas
Adequação do superego
Integração do Ego

Outros materiais