Buscar

Regime Disciplinar Diferenciado

Prévia do material em texto

Questão : O Regime Disciplinar Diferenciado – RDD, fruto da Lei 10.792/03, acresceu à Lei de Execução Penal (L. 7.210/84) situações mais gravosas para aqueles que desenvolvem condutas que contrariam determinados regramentos. Disserte sobre o assunto em tela, abordando OBRIGATORIAMENTE, os critérios adiante relacionados. Fundamente. 2,0 (dois) pontos:
a)      Conceito: O Regime Disciplinar Diferenciado – RDD teve seu nascimento em São Paulo através da resolução nº 26/2001 da secretaria de administração penitenciaria, com intuito de combate ao crime organizado, previu a possibilidade de isolamento do preso por até 360 dias e aplicava-se aos lideres de facções, ou portadores de comportamento inadequados no ambiente prisional. Tal medida foi abraçada pelo Rio de Janeiro em 2002 após rebeliões no presídio Bangu I, liderado por Fernandinho Beira-Mar. Após tamanha repercução foi criada a Lei 10.792/03 que introduziu o RDD na Lei de Execuções Penais, através da modificação da redação do art. 52 da lei, onde descreve o requisitos e possibilidades de aplicação da medida ao preso. Ficou estabelecido que o preso que comete fato entendido como crime doloso que ocasione a desordem e a indisciplina no presídio ou que apresente alto risco para ordem e segurança da prisão, assim como para a sociedade, que tenham suspeitas de envolvimento em organização criminosa, poderá ser submetido ao Regime Disciplinar Diferenciado sendo mantido em cela individual, com limitação ao direito de visita de 2 (duas) pessoas por semana, sem contar as crianças, com direito a banho de sol por até duas horas diariamente, e que tal medida poderá ser aplicada por 360 dias, e em caso de nova contravenção pode ser prorrogado a manutenção do preso em isolamento, contanto que não ultrapasse 1/6 da pena do condenado. O regime poderá ser aplicado tanto em preso condenado como ao provisório, basta que se enquadre em uma das condições previstas no art 52 da LEP.
b)      Competência para decretação: A inclusão do preso no Regime Disciplinar Diferenciado é solicitado pelo diretor do estabelecimento ou autoridade administrativa, como por exemplo o secretário de segurança pública ou da administração penitenciaria. O RDD é decretado por Juiz da vara de execução penal, a partir de decisão fundamentada no prazo de 15 dias, mediante consulta prévia do Ministério Público e da defesa.
c)      A que tipo de preso se aplica o presente instituto: Tal medida poderá ser aplicada a presos condenados ou provisórios, nacionais ou estrangeiros. 
d)     Hipóteses de aplicação: Será aplicado ao preso que pratique crime doloso, que subverta a ordem ou disciplina, que apresente alto risco para a ordem e segurança da prisão ou da sociedade, ou para aqueles que são suspeitos de envolvimento com organização criminosa, quadrilha ou bando, conforme rege o art 52 da LEP.