Buscar

fina pra prova pale (2) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Estudo dos Filos
BRYOZOA
-Bons fosseis guias especialmente do paleozóico. Freqüentes em rochas sedimentares carbonaticas.
 São animais aquáticos e raramente vivem em água doce. Ainda são abundantes nos dias atuais. Todos os briozoários são coloniais, sésseis, marinhos e cosmopolitas. Os indivíduos formadores das colônias são fisicamente conectados e geneticamente idênticos; são os zooides. São cilíndricos e dotados de um anel de tentáculos, o lofoforo. São constituídos por um polipidio (parte mole) e um envoltório de paredes de quitina ou calcário, o cistidio (zoecio). Possuem uma cavidade chamada celoma onde se situa o intestino em forma de ‘U’ a boca e o anus. Indicadores de temperatura, salinidade e tipo de substrato. 
-Estão representados em todos os períodos geológicos a partir do Ordoviciano. Possuem grande diversificação e abundancia no paleozóico.
PORIFERAS
-Seu registro fóssil constitui no esqueleto inorgânico preservado, principalmente as espículas que podem ser carbonáticas ou silicosas.
São aquáticos, na grande maioria marinhos, epibentonicos sésseis , filtradores e podem ser coloniais ou solitários. São os organismos multicelulares mais simple, sem tecidos verdadeiros porem apresentam interdependência celular. Possuem três camadas diferentes a pinacoderme, mensenquima e coanoderme formadas pelos pinacocitos, amebócito e coanocitos (flagelos). Possuem poros e uma cavidade central, o átrio, que se abre no topo pelo osculo por onde circula a água. A maioria possui um esqueleto interno para sustentação situado no mensenquima, podendo ser este espiculado ou não.
-Origem e inicio evolutivo ocultas no Pre-Cambriano sendo existentes ate o presente.
-Classe Stromatoporata: Existem do Ordoviciano ao Cretáceo. São organismo coloniais caracterizados por esqueletos calcários. Importantes elementos construtores de recifes do Paleozóico e do Mesozóico. 
CNIDARIA
-As medusas são as formas mais raras de registro fóssil devido ao corpo mole, sendo encontradas apenas molde e impressões. As formas polipóides são mais freqüentes devido ao esqueleto calcário.
Possuem tecidos verdadeiros sem órgãos especializados e simetria radial. Possuem dois tipos básicos: as medusas e os pólipos. São exclusivamente aquáticos, na grande maioria marinhos e carnívoros. A boca e utilizada tanto para entrada do alimento como para eliminação das larvas e dos produtos não digeridos; ao seu redor dispõe-se uma coroa de tentáculos retratáveis portadores de células chamadas cnidoblastos.
-Ordem Tabulata
Coloniais. Sem septos e com tabulas. Rugosidade presente ocasionalmente. Índex do paleozóico.
-Ordem Rugosa
Solitário ou colonial. Com septos e com tabulas. Apresentam rugosidade externa. Índex do paleozóico.
-Ordem Scleractinia
Solitário ou colonial. Com septos e sem tabulas. Sem rugosidade. Não são índex, surgem no triassico e existem ate hoje. 
BRACHIOPODA
Animais marinhos filtradores, vivem livres, fixados ou parcialmente enterrados. Possuem simetria bilateral e suas valvas são de tamanho diferentes. Podem ser articulados ou inarticulados. Possuem a valva ventral maior e mais convexa onde fica localizada a abertura para saída do pedículo e a dorsal portadora do lofoforo (responsável pela captura de alimentos).
-Ordem Lingulida
Endobentonicos. Mais antigos e conservativos morfologicamente. Possuem conchas de fosfato de cálcio. São escavadores e possuem conchas de formado alongado e arredondado.
-Ordem Strophomenata
Maior e mais diversificada ordem. Conchas de carbonato de cálcio com linha de charneira reta, umbo proeminente e bico fortemente encurvado. Suporte de lofoforos raramente presentes.
-Ordem Spiriferida
Valvas biconvexas possuem braquidio calcário espiralado.
-Ordem Rhynconellida
Possuem concha biconvexa, com dobra dorsal e sulco ventral, linha de chaerneira curta e de comissura em zigzag. Umbo fortemente elevado e bico encurvado.
-Ordem Terebratulida
Concha biconvexa ornamentadas por linhas decrescimento. Braquidios em forma de laço sustentando o lofoforo. Linha de charneira curva e pequena.
-Todos os Braciopodas são índex do paleozóico. Grande extinção no permiano.
MOLLUSCA
Habitam ambientes marinho, continental aquático e terrestre. Possuem grandes conchas equivalves e geralmente bem calcificadas e por isso tem importante papel na paleontologia. O corpo e constituído por uma região ventral representada pelo conjunto cabeça-pe e uma região dorsal chamda de massa viceral. A cabeça pode apresentar órgãos sensoriais como tentáculos e olhos.
-Classe Bivalva
Ocorrem em águas rasas e abissais e posuem habito de vida bentônicos. O manto apresenta dois lóbulos fixados as valvas pelos músculos paliais os quais formam a linha paleal. Na cavidade do manto se situam um par de brânquias e o conjunto PE-massa visceral. Muitos prendem-se ao subtrato pelo bisso. Possuem músculo adutores e uma charneira com dentes.
-Ordem Rudistas
Índex do mesozóico. São organismo solitários com exoesqueleto biomineralizado. Vivem em recifes e são epibentonicos sésseis filtradores.
-Classe Gastropoda
ambientes aquáticos e terrestres. De corpo mole e não segmentado, muitas vezes dividio em cabeça, PE muscular e mato que muitas vezes secreta uma concha. Possuem radulas e podem ser hebivoros, detritivos ou filtradores. Os carnívoros possuem pecas bucais mais sofisticadas.
-Classe Cephalopoda
-Subclasse Nautiloidea
índex do Paleozóico. Concha externa reta ou enrolada. Sutura simples e sifunculo central. são solitários e pouco importantes estratigraficamente.
-Subclasse Ammonoidea
índex do mesozóico. Linha de sutura curva, bom indicador de bacia costeira. Concha externa enrolada e sifunculo na superfície ventral.
Filo Cnidaria
Ordem Tabulata
	Ordem Rugosa 
	Ordem Scleractinia
Filo Brachiopoda	
	Ordem Lingulida
	Ordem Discinida 
	Ordem Strophomenida
	Ordem Spiriferida
	Ordem Rhynconelida
	Ordem Terebratulida
Filo Mollusca	
	Classe Bivalvia
	Classe Bivalvia Ordem Rudista
	Classe Gastropoda
	Classe Cephalopoda Subclasse Nautiloidea
			 Subclasse Ammonoidea
			 Subclasse Coleoidea Ordem Belemminoidea
Filo Arthropoda Classe Trilobita
Filo Echinodermata
	Classe Crinoidea
	Classe Echinoidea Equinóide regular
	Classe Echinoidea Equinóide irregular

Outros materiais