Buscar

Relatório de Visita Orientada Penitenciaria Industrial de Cascavel - PIC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em 18/0518 foi realizada uma visita à penitenciaria industrial de Cascavel – PIC, na qual foi possível averiguar as condições relativas aos presos.
Inicialmente, cabe destacar que mesmo a penitenciaria contando com apenas 16 agentes, enquanto há aproximadamente 400 presos, a ordem é mantida, através do respeito e disciplina. 
Ainda, é possível observar que os internos possuem uma rotina de estudos conciliada com o trabalho (seja interno ou externo – HU/CEASA) e programas, como por exemplo o de musicalização e horta, sem esquecer do tempo de descanso e recreação (pátio). 
Faz-se mister destacar que tal rotina e programas são benefícios obtidos somente com o bom comportamento do apenado, e que além de remir a pena e obtenção de salário, visam principalmente o retorno ao convívio social/reinserção dos presos à comunidade, visto que o ambiente experimentado na penitenciaria desenvolve e estimula positivamente a ressocialização e reinserção, através da capacitação profissional e educação, atendimento psicológico e assistência social.
Nesse sentido, resta comprovado o objetivo da penitenciaria de oferecer aos presos orientações e condições humanas enquanto estão encarcerados, e nada mais junto aliás, pois em decorrência da condenação, deve o indivíduo ser privado tão somente de sua liberdade, e nunca de seus demais direitos, como a dignidade humana.
Porém, infelizmente, apesar da PIC criar uma esperança de justo acerca do sistema prisional, ela é uma exceção dentro dos demais sistemas que visam apenas o encarceramento, desrespeitando o princípio da dignidade humana e deixando o preso à mercê do crime.

Outros materiais