Buscar

CONTROLE DE QUALIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Atividade de Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Controle de Qualidade
Curso: Gestão da Produção Industrial
Professor: Ivete De Fátima Rossato
Nome do aluno: Mariely Talita de Carvalho
Data: 10/09/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1: Após os estudos sobre as primeiras compreensões sobre a importância da qualidade na produção, escreva um breve comentário de como se deu a transição da produção artesanal para a produção industrial. (2,0 pontos).
Resposta: A substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu a Revolução Industrial; revolução, em função do enorme impacto sobre a estrutura da sociedade, num processo de transformação acompanhado por notável evolução tecnológica. A Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo, a fase de acumulação primitiva de capitais e de preponderância do capital mercantil sobre a produção. Completou ainda o movimento da revolução burguesa iniciada na Inglaterra no século XVII.
Questão 2: Você estudou que as etapas que o movimento pela qualidade passou, uma das mais importantes refere-se a inspeção. Com base nos conhecimentos adquiridos responda, como Shewart, através de sua percepção, alterou a visão tradicional de inspeção dos produtos no final da linha, para a inspeção a partir do processo? (2,0 pontos)
Resposta: As teorias de Taylor, ainda que tenham aberto os caminhos para a criação de novas e mais eficazes formas de trabalho, focava apenas um ponto do processo produtivo, em que os custos de produção já estavam comprometidos, tanto nos produtos “bons” como naqueles “descartáveis”. A Gestão da Qualidade como Premissa Estratégica profissionais em atividades de verificação, pós-produção, elevava constantemente mais os custos dos produtos (sem o correspondente ganho de qualidade) identificar as causas para a melhoria do processo. Este processo precisava ser melhorado e, em 1924, o matemático Walter Shewhart introduziu o Controle Estatístico da Qualidade, com o objetivo de efetuar um acompanhamento mais amplo e não apenas verificar o produto final, após o processo realizado. Shewhart estabeleceu o conceito de tolerância e passou a usar o gráfico de controle de qualidade de produtos. A variabilidade, que é a oscilação em torno da média de um produto ou serviço, é um ponto fundamental para o controle da qualidade, pois dela deriva a “Não Uniformidade” das matérias-primas, dos processos de cada etapa da produção, das máquinas. O CEP: Controle Estatístico de Produção se mostra fundamental para a garantia da qualidade, pois apresenta ferramentas de baixo custo. Com Shewhart, o foco da Qualidade tem a primeira grande mudança de foco, já que sai da verificação do produto pronto e passa a considerar os elementos da cadeia produtiva, desde a qualidade da matéria prima empregada.
	
	
Questão 3: Partindo da definição de Taguchi, na qual a qualidade de um produto pode ser observada através das perdas que ele impõe à sociedade. Desenvolva um pequeno texto, demonstrando sua capacidade de compreensão do conteúdo, fazendo uma correlação entre este conceito com o movimento pela sustentabilidade (ecologicamente correto e economicamente viável)? (2,0 pontos)
Resposta: Os problemas ecológicos têm caráter universal, atingindo a todos, independentemente da classe social ou do desenvolvimento do país, ainda que os impactos sejam sentidos com maior peso pelas classes mais pobres. Problemas como poluição da água e do ar, rompimento da camada de ozônio e contaminação de alimentos, contudo, não distinguem grupos sociais, a questão ambiental é uma realidade que faz parte definitivamente das relações produtivas e de consumo, não se tratando de um tardio despertar de consciência ecológica dos empresários e gerentes, mas uma estratégia de negócio. De fato, esta questão pode significar vantagens competitivas ao promover a melhoria contínua dos resultados ambientais, tratando de minimizar os impactos de suas atividades e tornar todas as operações tão ecologicamente corretas quanto possível. As ações de uma organização que assume responsabilidade pelos impactos de suas atividades sobre a sociedade e o meio ambiente são consistentes com os interesses da própria sociedade e do desenvolvimento sustentável; são baseadas no comportamento ético, conformidade com a lei e integradas às atividades diárias da organização, com isso, empresas ecologicamente corretas e sustentáveis possuem grande vantagem no mercado e aguça a competitividade sadia dentro do mundo empresarial, e com isso nós consumidores somos os mais beneficiados. 
Questão 4: Em seus estudos você pode perceber que no início da década de 60, surge o movimento "Zero Defeito". Com base nos conhecimentos adquiridos com os conteúdos da disciplina responda, qual o foco deste movimento que o diferenciava dos anteriores? (2,0 pontos)
Resposta: O Programa Zero Defeitos teve origem nos Estados Unidos, sua abordagem filosófica (seu foco) era fazer certo na primeira vez, desta forma evitava-se o retrabalho e os custos perdidos. Foi dada ênfase pela primeira vez a aspectos motivacionais que tinham sido estudados por Maslow, Herzberg e McGregor desde 1940. Também foi considerada a importância da iniciativa do fator humano através do treinamento, definição de objetivos e divulgação de resultados da qualidade e o reconhecimento pelo resultado, trabalho que foi também abordado por V. Vroom e F. Fournies na abordagem motivacional. Em síntese, a Era da Garantia da Qualidade evidenciou-se pela valorização do planejamento para obter a Qualidade, da coordenação das atividades entre os departamentos, do estabelecimento de padrões da Qualidade, além das técnicas estatísticas.
Questão 5: Sabemos que para aumentar a qualidade é necessário investimento, que, por sua vez, geram custos de prevenção, custos de avaliação, e custos de falhas internas e falhas externas. Com base nos conhecimentos adquiridos, responda, até onde se deve investir na qualidade? (2,0 pontos)
Resposta: Uma organização está no mercado não apenas para sobreviver, ela deve criar e satisfazer as necessidades das pessoas. Para alcançar este resultado ela deve primar pela qualidade em seus produtos e serviços. Segundo Paladini: “Produz-se qualidade porque as pessoas acreditam nela.” Ter a qualidade como uma estratégia competitiva é um processo gradual e existem diversos fatores que influenciam no resultado final. Devem-se analisar os custos e os benefícios de cada insumo ou equipamento inserido na produção, verificando sua viabilidade. Busca-se sempre reduzir custos desde que não interfira na qualidade e segurança dos produtos, a fim de maximizar os lucros obtendo o retorno dos investimentos. A organização deve investir continuamente em inovação, buscando atender e criar novas necessidades para os consumidores, uma atitude que visa proporcionar uma reputação ou imagem satisfatória, levando a conquista de parcelas cada vez maiores do mercado. O porquê da busca pela qualidade é um processo contínuo de satisfação do consumidor. Através de uma imagem sólida, focando nas necessidades dos clientes e do mercado, são adquiridos os subsídios para competir em um ambiente de constantes mutações, tendo na melhoria da qualidade uma estratégia competitiva, que proporcionará vantagens para um crescimento duradouro.

Outros materiais