Buscar

ANATOMIA PALPATORIA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201506010195)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente com queixas de dor no ombro procurou o serviço de fisioterapia para avaliação. Quando o terapeuta palpou uma pequena depressão entre o tubérculo maior e o tubérculo menor do úmero o paciente relatou dor. De acordo com a região anatômica, qual estrutura é o provável foco de dor do paciente?
		
	
	Tendão do músculo braquial
	
	Tendão do músculo deltoide
	 
	Tendão da cabeça longa do bíceps
	
	Tendão do músculo peitoral menor
	
	Tendão do músculo coracobraquial
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201505871789)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os ossos que formam o complexo do ombro são clavícula, escápula e úmero. Dentre eles encontramos diversas estruturas palpáveis. De acordo com a anatomia palpatória, quais dessas estruturas podemos palpar na escápula:
		
	
	Tubérculo maior, espinha da escápula e ângulo inferior.
	 
	Ângulo inferior, borda lateral e acrômio.
	
	Ângulo medial, borda lateral e borda medial.
	
	Acrômio, Processo coracóide e olecrano.
	
	Suco intertubercular, borda lateral e ângulo superior.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201506320154)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São estruturas palpáveis na escápula, exceto:
		
	
	Ângulo inferior
	
	Acrômio
	
	Margem lateral
	 
	Cavidade glenoidal
	
	Processo coracoide
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201505882587)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O tubérculo maior é um dos acidentes ósseos que podemos palpar no úmero proximalmente. Nele, inserem-se três importantes músculos do manguito rotador. São eles:
		
	 
	Supraespinhoso, infraespinhoso e redondo menor
	
	Supraespinhoso, infraespinhoso e redondo maior
	
	Supraespinhoso, infraespinhoso e subescapular
	
	Supraespinhoso, redondo maior e redondo menor
	
	Infraespinhoso, subescapular e redondo maior
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201505278316)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na palpação da clavícula, quando estamos de frente para o paciente, podemos sentir 2 curvas sucessivas de medial para lateral. Sabemos também que ela se articula respectivamente, medialmente e lateralmente com __________ e ___________:
		
	 
	convexidade anterior e concavidade anterior / esterno e acrômio.
	
	convexidade anterior e concavidade anterior / esterno e costela.
	
	convexidade anterior e concavidade anterior / esterno e processo coracóide.
	
	concavidade anterior e convexidade anterior / esterno e acrômio.
	
	concavidade anterior e convexidade anterior / costela e acrômio.
	
1a Questão (Ref.:201505278326)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Correlacione as estruturas com a palpação correspondente:
a) Nervo Ulnar
b) Osso Pisiforme
c) Nervo Mediano
d) Extensor curto do polegar
e) Braquiorradial
f) Artéria Radial
( ) Paciente sentado, cotovelo flexionado e apoiado na maca, antebraço em posição neutra. Fisioterapeuta de frente para o paciente com uma de suas mãos apoiada no 1/3 distal do antebraço do paciente. O terapeuta irá resistir à flexão do cotovelo e a estrutura ficará bem pronunciada.
( ) Paciente sentado, cotovelo fletido, antebraço em posição neutra e apoiado na mesa. Fisioterapeuta de frente para o paciente, só que a resistência é imposta na falange proximal do polegar do paciente. Ao movimento resistido, o tendão da estrutura a ser palpada ficará bem proeminente ao nível da tabaqueira anatômica. Também se pode recorrer a um movimento associado de desvio palmar do polegar ou flexão da falange distal fazendo com que o referido tendão fique mais pronunciado.
( ) Paciente sentado, cotovelo fletido, antebraço apoiado em supinação. Fisioterapeuta de frente para o paciente. O terapeuta rebate o palmar longo, ao nível da prega de flexão do punho e encontra a estrutura a ser palpada abaixo dele.
( ) Paciente sentado, cotovelo fletido, antebraço apoiado em supinação. Fisioterapeuta de frente para o paciente. A palpação da estrutura ocorre próximo ao osso pisiforme, geralmente entre ele e o piramidal.
( ) Paciente sentado, cotovelo fletido, antebraço apoiado em supinação. Fisioterapeuta de frente para o paciente. O terapeuta palpará a região mais radial do punho ao nível do processo estilóide preferencialmente com seu indicador e perceberá a palpação desta estrutura.
( ) Paciente sentado, com o antebraço apoiado, em supinação. Fisioterapeuta de frente para o paciente. O terapeuta palpará sobre a prega de flexão do punho no seu lado mais ulnar e deslocará o dedo sensitivo distalmente até encontrar a estrutura a ser palpada.
		
	
	e, c, d, a, b, f
	
	e, d, c, f, b, a
	
	a, d, c, e, f, b
	 
	e, d, c, a, f, b
	
	d, a, c, b, f, e
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201505892303)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O fisioterapeuta avalia o paciente, que encontra-se sentado, cotovelo flexionado e apoiado na maca, antebraço em posição neutra. O fisioterapeuta se encontra de frente para o paciente, com uma de suas mãos apoiada no 1/3 distal do antebraço do paciente, resistindo a flexão do cotovelo; tentando identificar, no antebraço:
		
	
	músculo extensor radial curto do carpo.
	
	músculo pronador redondo.
	
	músculo bíceps do braço.
	
	músculo braquial.
	 
	músculo braquiorradial.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201506224079)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente de pé e de costas para o examinador. O examinador deverá palpar a borda medial ou vertebral da escápula até encontrar o ângulo superior. Em seguida, posiciona seu dedo sensitivo dois dedos acima do acidente e pressiona. Com a outra mão, resistirá na altura do ombro à elevação da cintura escapular ou elevação do ombro. Qual será o músculo palpado se seguirmos o passo a passo descrito acima?
		
	
	Trapézio fibras inferiores
	 
	Músculo Levantador da escápula;
	
	Redondo Maior
	
	ECOM
	
	Trapézio fibras médias
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201506320328)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para palpar a tensão da porção acromial do músculo deltoide pode ser solicitado ao paciente um movimento. Qual movimento deverá ser resistido para sua identificação?
		
	
	Adução horizontal do braço
	
	Adução do braço
	
	Abdução horizontal do braço
	
	Flexão do braço
	 
	Abdução do braço
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201506305034)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Entre o tubérculo maior e tubérculo menor do úmero podemos palpar o tendão do seguinte músculo:
		
	
	Tríceps braquial
	
	Braquial
	
	Braquiorradial
	 
	Bíceps braquial
	
	Supraespinhoso
	1a Questão (Ref.:201506308840)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Músculo palmar longo: é um músculo de ventre curto, que se origina do tendão comum dos músculos flexores, no epicôndilo medial. Seu tendão longo se insere na aponeurose palmar. De acordo com a afirmativa, marque a descrição correta para palpação deste músculo.
		
	
	Posicione o cotovelo do paciente em flexão de 120° e pronação do antebraço. Coloque uma das suas mãos sobre a palma da mão do paciente. Solicite que ele faça uma flexão do punho. Resista a esse movimento. O tendão do m. flexor radial do carpo será localizado lateralmente (inserido na base do Iº osso metacarpal) e o tendão do m. flexor ulnar do carpo é medial (inserido no osso pisiforme).
	 
	A palpação do m. palmar longo é realizada com os músculos flexores radial e ulnar do carpo, entretanto, esse músculo pode ser evidenciado: posicione o paciente com flexão de cotovelo de 90º, solicite que ele coloque a polpa do polegar contra a polpa do quinto dedo (movimento de oponência). Solicite a flexão do punho aplicando uma leve resistência. Em aproximadamente 14% das pessoas, o m. palmar longo está ausente.
	
	Posicione o cotovelo do paciente em flexão de 90° e supinação do antebraço. Coloque uma das suas mãos sobre a palma da mão do paciente. Solicite que ele faça uma flexãodo punho. Resista a esse movimento. O tendão do m. flexor radial do carpo será localizado lateralmente (inserido na base do IIº osso metacarpal) e o tendão do m. flexor ulnar do carpo é medial (inserido no osso pisiforme).
	
	A palpação do m. palmar longo é realizada com os músculos flexores radial e ulnar do carpo, entretanto, esse músculo pode ser evidenciado: posicione o paciente com extenção de cotovelo de 120º, solicite que ele coloque a polpa do polegar contra a polpa do quinto dedo (movimento de oponência). Solicite a flexão do punho aplicando uma leve resistência.Em aproximadamente 14% das pessoas, o m. palmar longo está ausente.
	
	Posicione o paciente com a adução do punho, deslize o dedo na região lateral do rádio até o processo estilóide.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201506002697)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os músculos do manguito rotador são responsáveis por deprimir e tracionar a cabeça do úmero para dentro da cavidade glenóide, evitando o choque com o arco coracoacromial. Além disso, cada músculo desse grupo possui ações específicas realizadas na glenoumeral. Com base nesse conhecimento, quem são os músculos responsáveis por realizar a rotação externa da glenoumeral?
		
	 
	Infraespinhal e redondo menor
	
	Redondo menor e Trapézio inferior
	
	Redondo maior e Subescapular
	
	Serrátil anterior e Supraespinhal
	
	Supraespinhal e infraespinhal
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201505281300)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a opção que condiz com a localização da espinha ilíaca antero inferior (EIAI).
		
	
	2 dedos lateralmente ao m. reto femoral
	 
	2 dedos abaixo da espinha ilíaca antero superior
	
	1 dedo lateralmente ao púbis
	
	4 dedos acima da espinha ilíaca antero superior
	
	3 dedos acima do trocante do fêmur
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201505941764)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O complexo do ombro é compreendido por 4 articulações: Articulação glenoumeral, articulação acrômio clavicular, articulação esterno clavicular e articulação escapulo torácica. Na articulação Glenoumeral encontramos vários movimentos em diferentes planos e eixos. Com base no conhecimento adquirido, quais são os músculos responsáveis pela adução do ombro?
		
	
	Redondo menor / Rombóides
	
	Trapézio superior / Peitoral maior
	 
	Peitoral maior / Grande dorsal
	
	Bíceps braquial / Tríceps braquial
	
	Grande dorsal / Rombóides
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201506320222)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As bases do IV e V metatarsos fazem relação com qual osso do tarso?
		
	 
	Cuboide
	
	Cuneiforme intermédio
	
	Cuneiforme lateral
	
	Navicular
	
	Cuneiforme medial

Continue navegando