Buscar

Cuidados com a Saúde do Idoso

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201602830877)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Edema Agudo de Pulmão constitui urgência clínica e motivo frequente de internação hospitalar. Sobre este agravo assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	A abordagem inicial a paciente com EAP inclui: controle da hipotensão arterial com administração de volume.
	
	O quadro clínico clássico inclui: sensação de afogamento, ingurgitamento jugular; ausculta pulmonar com ruídos adventícios grosseiros; via aérea repleta de secreção rósea, espumante.
	
	Ventilação espontânea prejudicada; Padrão respiratório ineficaz, Intolerância à atividade e Débito Cardíaco diminuído são exemplos de títulos diagnósticos de enfermagem para pacientes com EAP.
	
	O paciente apresenta-se extremamente dispneico, cianótico e agitado, podendo evoluir com rápida deterioração para torpor, depressão respiratória e, eventualmente, apneia com parada cardíaca.
	
	O enfermeiro deverá: realizar monitorização respiratória (padrão, frequência, ritmo) e avaliação do débito cardíaco e urinário.
	
	2a Questão (Ref.:201602830714)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A cardiopatia é a principal causa de morte no idoso. As valvas cardíacas tornam-se mais espessas e mais rígidas, o músculo e as artérias cardíacas perdem sua elasticidade. Assinale a alternativa abaixo que indica um cuidado de enfermagem para a saúde cardiovascular do idoso.
		
	
	A pessoa idosa deve ser orientada a fazer cinco pequenas refeições durante o dia, para evitar risco de sobrecarga cardíaca, hipertensão e realizar exercícios com acompanhamento.
	
	Estimular a manutenção de uma atividade laborativa regular com o objetivo de evitar depressões e síndromes demenciais.
	
	Orientar o idoso a dormir com as pernas levemente elevadas e fazer as tres refeições diárias e medições regulares da pressão arterial
	
	A disfunção cardiovascular pode manifestar-se de diferentes formas, portanto, o idoso deve buscar ter sempre em fácil acesso a medicação de emergência.
	 
	Orientar a estimular exercícios regulares com acompanhamento, dieta adequada, controle do peso, medições regulares da pressão arterial e cessação do tabagismo.
	
	3a Questão (Ref.:201602830715)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A doença de Alzheimer é um distúrbio progressivo, afetando principalmente:
	
	dos centros cerebrais responsáveis pelo controle e regulação dos movimentos e bradicinesia
	
	a capacidade intelectual e emocional e a coordenação dos movimentos coreiformes involuntários
	
	a bainha de mielina, a capacidade intelectual e a transmissão neuromuscular
	 
	a memória, a cognição e a capacidade de autocuidado
	
	a transmissão neuromuscular, a coordenação motora e a capacidade intelectual
	
	4a Questão (Ref.:201602830981)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o envelhecimento populacional não podemos afirmar:
		
	
	O aumento da expectativa de vida significa crescimento da população idosa na população. Por sua vez, este aumento demandará, por parte do governo, políticas públicas que atendam as necessidades específicas destes cidadãos.
	
	O envelhecimento populacional tem relação com a queda da natalidade observada no mundo e no Brasil
	 
	Não existe qualquer relação entre o aumento da expectativa de vida e a melhoria na qualidade de vida da população, somente a evolução tecnológica da medicina proporciona este aumento, pois os novos tratamentos medicamentosos são os únicos garantidores de mais anos de vida
	
	Vários fatores influenciam no aumento da expectativa de vida da população, dentre eles pode-se citar serviços de saneamento ambiental, alimentação, índice de violência, poluição, serviços de saúde e educação.
	
	Expectativa de vida consiste na estimativa do número médio de anos de vida esperados para um recém-nascido, se mantido o padrão de mortalidade existente na população, de determinado local, no ano de nascimento observado.
	
	5a Questão (Ref.:201602830976)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE 2013 SESA ES ENFERMEIRO adaptada por Talline Hang-Costa 2017) As disfunções respiratórias estão presentes nas infecções respiratórias agudas (IRAs). Assinale a opção correspondente ao diagnóstico de enfermagem identificado em caso de disfunção respiratória presente nas IRAs.
		
	
	Intolerância à atividade, relacionado a estilo de vida sedentário evidenciado por dispneia aos esforços e fadiga.
	 
	Troca de gases prejudicada, relacionado a desequilíbrio na relação ventilação-perfusão, evidenciado por gases sanguíneos arteriais anormais, hipóxia e sonolência.
	
	Déficit no autocuidado para alimentação, relacionado ao desconforto e à fadiga, evidenciado por incapacidade de preparar alimentos para ingestão.
	
	Fadiga, relacionada a esforço físico aumentado, evidenciado por falta de energia e desatenção.
	
	Padrão respiratório ineficaz, relacionado a posição do corpo que inibe a expansão pulmonar, evidenciado por gases sanguíneos arteriais anormais, hipóxia e sonolência.
	
	1a Questão (Ref.:201602830676)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A insulinoterapia tem por finalidade compensar o déficit da produção de insulina nos indivíduos diabéticos através da administração subcutânea de insulina de origem do pâncreas bovino, suíno, sintética ou humana. Estas são representadas pela insulina regular, a NPH e a utralenta, que têm tempo de ação respectivamente:
	
	Longa, curta e intermediaria
	
	Curta, intermediaria e curta
	
	Longa, intermediaria e curta
	 
	Curta, intermediaria e longa
	
	Curta, longa e intermediaria
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602830656)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sr. Raul, 57 anos é admitido no Serviço de Cardiologia, com diagnóstico médico de insuficiência cardíaca congestiva (ICC). Portador de miocardiopatia dilatada, refere ter abandonado o tratamento ambulatoria há 2 meses e queixa-se de cansaço aos pequenos esforços, angina e edema em membros inferiores, dizendo "naõ consegue trabalhar como mecânico". Na sua prescrição tem-se: digoxina 0,25 mg, via oral, 1 vez ao dia e Furosemida 40 mg, via oral, 1 vez ao dia. Ao prestar assistência ao Sr. Raul, a Enf. Suzana deve ter o seguinte cuidado:
		
	
	realizar avaliação neurológica rigorosa
	
	estimular exercícios físicos ativos
	
	estabelecer repouso absoluto no leito
	
	instalar cateter vesical de demora
	 
	atentar para sinais de sobrecarga hídrica
	
	3a Questão (Ref.:201602831345)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A anemia é um distúrbio resultante da redução da quantidade normal das células vermelhas do sangue (hemácias) e da concentração de hemoglobina. São ações de enfermagem junto à pessoa anêmica, EXCETO:
		
	
	Administrar oxigenoterapia quando necessário.
	 
	Orientar o aumento das atividades físicas, independente da ocorrência de alterações como taquicardia e aumento do débito cardíaco, uma vez que exercícios auxiliariam na recuperação plena do usuário.
	
	Observar e relatar sinais e sintomas de retenção hídrica (edema periférico, distensão das veias do pescoço, cansaço aos esforços e queda da pressão arterial).
	
	Monitorizar os sinais vitais
	
	Elevar a cabeceira do leito em caso de dispneia.
	
	4a Questão (Ref.:201602830907)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Cansaço, falta de ar, edema de membros inferiores, hepatomegalia, ascite, palpitação, palidez cutânea, sudorese fria, fadiga, fraqueza e dispneia paroxística noturna, são sinais e sintomas da seguinte doença:
		
	
	D) Estrias abdominais, aumento de peso e distúrbios emocionais.
	 
	C) Inchaço das mãos, fraqueza muscular e macroglossia.
	
	A) Fraqueza muscular, cansaço fácil e hirsutismo.
	
	B) Obesidade central, fáscies em lua cheia e pletora.
	
	E) Afilamento dos braços e das pernas, aumento de peso e fraqueza muscular.
	
	5a Questão (Ref.:201602831309)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a hemocromatose genética,é correto afirmar:
		
	
	É doença autossômica recessiva, rara, que decorre de mutação no gene HFE responsável pelo cobre, resultando em níveis sistêmicos elevados do metal por absorção intestinal .
	
	É doença crônica autossômica recessiva, rara, que acontece por uma mutação no gene que codifica a proteína ATP7B, responsável pelo transporte intracelular do cobre, resultando em acúmulo do metal principalmente no fígado e cérebro. O excesso de cobre no fígado é tóxico e provoca lesão hepatocelular, fibrose e cirrose.
	
	As obstruções da saída do fluxo sanguíneo hepático comprometendo vênulas terminais, veias hepáticas, veia cava inferior (VCI) e/ou átrio direito podem levar a congestão sinusoidal, necrose centrolobular e fibrose.
	
	Representa uma importante condição associada ao desenvolvimento de cirrose, insuficiência hepática e hepatocarcinoma. Definida clínico-histologicamente pela presença no fígado de esteatose com ou sem infiltrado inflamatório lobular, em indivíduos com consumo de álcool
	 
	Predomina em homens acima de 40 anos, é doença autossômica recessiva, rara, que decorre de mutação no gene HFE responsável pela homeostase do ferro resultando em lesões e cirrose.
	
	
	1a Questão (Ref.:201602294805)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Coloque (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta. A endocardite infecciosa é uma infecção microbiana da superfície endotelial do coração. São fatores de alto risco para endocardite infecciosa: ( ) Próteses valvulares cardíacas. ( ) Doença da válvula aórtica. ( ) Regurgitação mitral. ( ) Defeito septal ventricular. ( ) Coarctação da aorta. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	V V V V V.
	
	F F F F V.
	
	F F V V V.
	
	V V V F F.
	
	V V V V F.
	
	2a Questão (Ref.:201602294578)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O tipo de hepatite que tem maior tendência para manifestação epidêmica é:
		
	 
	Hepatite A
	
	Hepatite C
	
	Hepatite bacteriana
	
	Hepatite D
	
	Hepatite B
	
	3a Questão (Ref.:201602295102)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Enfisema pulmonar - é uma distensão anormal dos espaços aéreos distal aos bronquíolos, com destruição dos septos alveolares. Constitui o estágio final de um processo degenerativo que progrediu durante anos. Há, com freqüência, comprometimento irreversível da função pulmonar. Constitui a principal causa de incapacidade. Apresenta os seguintes diagnósticos de enfermagem:
		
	
	¿Eliminação ineficaz das vias áereas relacionadas a broncoaspiração evidenciado por taquipnéia e tosse; ¿Intolerância à atividade física relacionada a diminuição da fadiga evidenciado pela dispnéia ao menor esforço;
	
	Troca gasosa deficiente relacionada ao desequilíbrio entre ventilação e perfusão evidenciada pela epistaxe;
	 
	¿Eliminação ineficaz das vias áereas relacionadas a broncoaspiração evidenciado por dispnéia e tosse; ¿Intolerância à atividade física relacionada ao aumento da fadiga evidenciado pela dispnéia ao menor esforço;
	
	nenhuma das alternativas anteriores
	
	¿Eliminação ineficaz das vias áereas relacionadas a broncoaspiração evidenciado por dispnéia e hemoptise;Troca gasosa deficiente relacionada ao desequilíbrio entre ventilação e perfusão evidenciada pela epistaxe;
	
	4a Questão (Ref.:201602295048)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A lei de Starling está relacionada a quantidade de sangue que enche o coração e é diretamente proporcional a tensão criada pelo estiramento das fibras. Em qual tempo esta lei ocorre? Marque o ítem correto.
		
	
	pós-carga
	 
	pré-carga
	
	pré-carga e contratilidade
	
	pós-carga e contratilidade
	
	contratilidade
	
	5a Questão (Ref.:201602294810)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Avalie a seguinte situação: Sr. Robson, na admissão no pronto atendimento era capaz de abrir os olhos após estímulo verbal. Retirava de forma inespecífica os membros superiores e inferiores à estimulação dolorosa. Estava sonolento e confuso, não conseguia interagir adequadamente com a enfermeira que o avaliava. Considerando AO abertura ocular; RV resposta verbal e MRM melhor resposta motora, QUAL A ESCALA DE COMA DE GLASGOW DESTE PACIENTE?
		
	
	AO=1; RV=2; MRM=2 / TOTAL = 05.
	
	AO=2; RV=4; MRM=3 / TOTAL = 08.
	 
	AO=3; RV=4; MRM=4 / TOTAL = 11.
	
	AO=4; RV=4; MRM=6 / TOTAL = 14.
	
	AO=2; RV=3; MRM=4/ TOTAL = 09
		Sobre assistência de enfermagem ao cliente com problemas hematológicos é correto afirmar:
	
	
	
	
	A anemia ferropriva é uma anemia hemolítica;
	
	
	O objetivo da assistência de enfermagem na leucemia em nada tem haver com controle de infecção por ser um acometimento hematológico.
	
	
	Tromboses e infarto não são complicações de anemia falciforme;
	
	
	A anemia megaloblástica, hipoproliferativa ocorre por deficiência de vitamina B12;
	
	
	No linfoma de hodgkin deve-se fazer biopsia do linfonodo devido as lesões serem somente dentro do sistema linfático;
	
	1a Questão (Ref.:201602586228)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Constitui uma medida preventiva para a pneumonia, exceto:
		
	
	Vacinar anualmente idosos contra a gripe
	
	Realizar a hieginização adequada dos materiais de oxigenioterapia
	
	Realizar mudança de decúbito em indivíduos acamados
	 
	Não encorajar a deambulação
	
	Administrar a vacina pneumocóccica em idosos asilados
	
	2a Questão (Ref.:201602586686)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC é definida como um conjunto de alterações clínicas, radiológicas, funcionais e patológicas do pulmão, que abrange a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. Marque a opção INCORRETA com relação aos diagnósticos de Enfermagem comuns na DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica):
		
	
	Intolerância à atividade física relacionada ao aumento da fadiga evidenciado pela dispnéia ao menor esforço.
	 
	Nutrição alterada: mais do que as necessidades corporais, relacionada ao aumento do metabolismo evidenciado pelo ganho excessivo de peso.
	
	Eliminação ineficaz das vias aéreas relacionadas a broncoaspiração evidenciado por dispneia e tosse.
	
	Produção abundante de exsudato inflamatório, levando a estenose e obstrução brônquica.
	
	Troca gasosa deficiente relacionada ao desequilíbrio entre ventilação e perfusão evidenciada pela cianose.
	
	3a Questão (Ref.:201602586353)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque com V a resposta verdadeira e com F a resposta errada
		
	
	Acianótica, hiperfluxo pulmonar com hipertensão venocapilar pulmonar.
	
	No Efisema pulmonar nunca ocorre uma dilatação evolutiva e posteriormente permanente dos espaços aéreos distalmente.
	 
	Bronqite é uma lesão pulmonar que se localiza nos brônquios e bronquíolos, tornando-os cronicamente inflamados, espessos e com muco
	
	No paciente com efisema pulmonar apresenta além dos sintomas de dispnéia e cansaço, não tem episodios de tosse pordutiva
	
	No efisema pulmonar não ocorre a destruição e o alargamento dos broquíolos terminais e alvéolos, que perdem sua elasticidade favorecendo o prisionamento do ar dentro dos pulmões
	
	4a Questão (Ref.:201602586825)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A posição indicada aos pacientes que necessitam de drenagem das secreções das vias respiratórias denomina-se:
		
	
	Sims
	 
	Trendelemburg
	
	Genupeitoral
	
	Litotomica
	
	Semi- Fowler
	
	5a Questão (Ref.:201602586190)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A hepatite C é uma inflamação provocada pelo Vírus HCV e na grande maioria dos casos não apresenta sintomas na fase aguda. Sua principal via de transmissão é:
		
	
	Sexual
	
	Fecal
	
	Oral
	
	Aleitamento
	 
	Parenteral
	
	1a Questão (Ref.:201602586697)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A lei de Starling está relacionada a quantidade de sangue que enche o coraçãoe é diretamente proporcional a tensão criada pelo estiramento das fibras. Em qual tempo esta lei ocorre? Marque o ítem correto.
		
	
	pós-carga
	
	pós-carga e contratilidade
	 
	pré-carga
	
	contratilidade
	
	pré-carga e contratilidade
	
	2a Questão (Ref.:201602586585)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Deu entrada na urgência de um pronto socorro o paciente M.N.C apresentando dor precordial, dispnéia acentuada, tosse e hemoptóicos (expectoração em espuma rósea), agitação, pele fria, palidez, cianose e diaforese, encontra-se bastante ansioso, a PA 190x120 mmHg, ausculta pulmonar com presença de estertores, edema de MMII. O médico diagnosticou como edema agudo de pulmão. Considerando o caso descrito acima, os cuidados que o enfermeiro deve ter COM ORDEM DE PRIORIDADE são:
		
	
	Instalar máscara de oxigênio e puncionar veia e deixar a cabeceira reta
	 
	Posicionar o paciente sentado (cabeceira elevada 60º e 90º), instalar máscara de oxigênio com reservatório e puncionar acesso venoso
	
	Puncionar acesso venoso, posicionar o paciente sentado (cabeceira elevada 60º e 90º), instalar máscara de oxigênio com reservatório
	
	Posicionar o paciente sentado (cabeceira elevada 60º e 90º), puncionar acesso venoso e instalar máscara de oxigênio com reservatório
	
	Deixar a cabeceira reta, instalar máscara de oxigênio e puncionar veia
	
	3a Questão (Ref.:201602586611)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Você está cuidando de um paciente que foi internado, há 6 horas, com angina de peito. Ele se queixa de dor torácica e afirma que não conseguiu alívio com três comprimidos de nitroglicerina. Quanto à prescrição de enfermagem para o alívio da dor, no caso em questão, é correto afirmar:
		
	 
	O repouso físico no leito, com a cabeceira elevada, ou em uma cadeira cardíaca, ajudará a diminuir o desconforto torácico e a dispnéia.
	
	Fornecer ambiente tranqüilo, não permitindo visitas e acompanhantes, que poderão desencadear a ansiedade, o que aumenta os níveis de catecolaminas resultando em maior consumo miocárdico de oxigênio.
	
	A inalação de oxigênio, no fluxo de 6 a 8 l/min, é adequada para manter a saturação de oxigênio de 96 a 100%, o que eleva o nível circulante de oxigênio e reduz a dor.
	
	Nenhuma das alternativas
	 
	Obter registro de ECG após a crise de dor, a fim de determinar a extensão do infarto. O ECG, durante a dor, desencadeia complicações irreversíveis.
	
	4a Questão (Ref.:201602586581)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O envelhecimento da população, a urbanização crescente e a adoção de estilos de vida pouco saudáveis, como sedentarismo, dieta inadequada e obesidade, são os grandes responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência do diabetes em todo o mundo. Algumas ações e condutas devem fazer parte do trabalho de toda a equipe a fim de garantir o fortalecimento do vínculo, a garantia da efetividade do cuidado, a adesão aos protocolos e a autonomia do paciente. Em relação a essas ações e condutas, assinale a alternativa incorreta.
		
	 
	e) Oferecer cuidado a todos os pacientes, com sensibilidade para aspectos culturais e desejos pessoais, na visão de cuidado integral centrado na pessoa.
	
	d) Encorajar relação paciente-equipe colaborativa, com participação ativa do paciente na consulta; criar oportunidades para que o paciente expresse suas dúvidas e preocupações; respeitar o papel central que o paciente tem no seu próprio cuidado, reconhecendo os aspectos familiares, econômicos, sociais e culturais que podem prejudicar ou facilitar o cuidado.
	
	b) Avaliar periodicamente o estado psicológico dos pacientes e sua sensação de bem-estar, levando em consideração a carga de portar uma doença crônica, respeitando as crenças e atitudes dos pacientes. Explicitar os objetivos e abordar as implicações de um tratamento longo e continuado.
	 
	a) Apresentar ao paciente um plano individualizado de cuidado, revisando-o periodicamente e mudando-o de acordo com as circunstâncias, condições de saúde e desejos do médico.
	
	c) Assegurar-se de que conteúdos-chave para seu autocuidado tenham sido abordados.
	
	5a Questão (Ref.:201602586717)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Paciente de 32 anos procura a Unidade de Pronto Atendimento com história de tosse seca, febre, dor toráxica e dispnéia há 04 dias, com piora hoje. Relata ser fumante e que bebe cerveja quase diariamente. Ao exame, encontra-se hipocorado, desidratado, acianótico com esforço respiratório evidente, temperatura axilar de 39,5ºc. À ausculta pulmonar apresentou sons diminuídos e ruídos adventícios (estertores). Saturação de oxigênio variou entre 90 e 95%, a frequência respiratório foi de 28 irpm. São possíveis afirmações sobre este caso exceto:
		
	 
	Este agravo pode ter como complicação o derrame pleural ou a insuficiência respiratória.
	 
	Cuidados como hidratação, higiene oral, mobilização , monitorização de dados vitais e administração correta dos antibióticos fazem a diferença no tratamento deste quadro.
	 
	Em idosos, o diagnóstico deste agravo pode ser retardado pela ausência de sinais como febre e dor torácica.
	 
	Para o diagnóstico, o exame padrão ouro é a espirometria.
	 
	A posição de Fowler é a ideal para melhoria do padrão respiratório.
	
	1a Questão (Ref.:201602586776)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FUNIVERSA - 2010 - MPE-GO) De acordo com o Estatuto do Idoso, comete crime a ser punido com reclusão de seis meses a um ano e multa aquele que discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade (Capítulo II, artigo 96). Na mesma pena, incorre quem:
		
	
	exibir ou veicular, por qualquer meio de comunicação, informações ou imagens depreciativas ou injuriosas à pessoa do idoso.
	
	abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado.
	
	apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa da de sua finalidade.
	 
	desdenhar, humilhar, menosprezar ou discriminar pessoa idosa, por qualquer motivo.
	
	coagir, de qualquer modo, o idoso a doar, contratar, testar ou outorgar procuração.
	
	2a Questão (Ref.:201602586317)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O teste de ALLEN, visa identificar a presença de pulso periférico nas artérias Radial e Ulnar, através de(a):
		
	 
	Palpação.
	
	Inspeção.
	
	Sensação.
	
	Ausculta.
	
	Percussão.
	
	3a Questão (Ref.:201602586419)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é um estado patológico do sistema respiratório caracterizado pela limitação do fluxo de ar. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas: I -A terapia com oxigênio não é recomendada, pois este gás é altamente tóxico a portadores de DPOC. II -O fumo do cigarro é um fator de risco para DPOC, portanto uma medida preventiva é a cessação da utilização do tabaco. III -A utilização de broncodilatadores, a hidratação oral ou venosa, a posição de Fowler e avaliação do nível de consciência são importantes cuidados frente a um pacte com DPOC. IV -Além de um programa de reabilitação pulmonar, o enfermeiro ajuda o paciente a controlar o autocuidado ao enfatizar a importância do reconhecimento precoce dos sinais de agudização como por exemplo a diminuição da frequência respiratória de estabelecer metas realistas,
		
	
	Apenas as afirmativas I e II
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e IV.
	
	Apenas a afirmativa III.
	 
	Apenas as afirmativas II e III.
	
	4a Questão (Ref.:201602586245)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dar assistência a pacientescom doenças hematológicas graves requer planejamento dos cuidados de enfermagem. Quanto à prescrição de enfermagem para pacientes com leucemia, leia as alternativas abaixo: I . Para prevenir a infecção, o procedimento de maior prioridade é a lavagem das mãos e uso de técnicas assépiticas. II. Estimular o repouso no leito para se evitar infecções. III. A fim de evitar sangramento gengival, sintoma comum em alguns tipos de leucemia, orientar quanto ao uso de escova dental macia. IV. Para controlar a mucosite, orienta-se a ingesta de dieta em grandes porções, evitando-se assim, dor à mastigação e à deglutição. ESTÃO CORRETAS AS AFIRMATIVAS:
		
	
	II e III
	
	III e IV
	 
	I e III
	
	II e IV
	
	I e IV
	
	5a Questão (Ref.:201602586804)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As síndromes coronarianas agudas (SCA) são condições provocadas por uma seqüência de eventos patológicos é uma obstrução permanente ou transitória de uma artéria coronária. É considerada causa mais comum da SCA:
		
	 
	ruptura da placa aterosclerótica
	
	vasoespasmo da artéria coronária
	
	aumento da demanda de oxigênio
	
	nenhuma das alternativas
	
	anemia severa

Continue navegando