Buscar

SIMULADO Teorias e Técnicas Psicoterápicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201401358075)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Identifique, dentre as opções abaixo, aquela que descreve a característica da terapia cognitiva conhecida como prevenção da recaída.
		
	 
	Levantamento de possíveis estressores futuros e verificação das habilidades e competências desenvolvidas para lidar com os mesmos.
	
	Envolve a disponibilidade do paciente para a terapia e garante a sua adesão ao mesmo.
	
	O paciente é ensinado a identificar, manejar e modificar seus pensamentos e comportamentos com o objetivo de tornar-se seu próprio terapeuta ao final da terapia.
	
	Consiste em uma explicação lógica sobre o surgimento em manutenção da patologia.
	
	Inicialmente o terapeuta é muito ativo e gradativamente transfere ao paciente a responsabilidade pelo andamento do processo terapêutico. O paciente é incentivado, desde o início, a utilizar os recursos aprendidos na terapia em seu cotidiano.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401358273)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A terapia centrada no cliente, desenvolvida por Carl Rogers adota como premissa fundamental a ideia de que as pessoas usam sua experiência para se definir. No corpo teórico proposto por este autor existe uma série de conceitos a partir dos quais ele propõe teorias da personalidade e modelos de terapia, mudanças de personalidade e relações interpessoais. Dentre esses constructos básicos podemos destacar o conceito de tendência a auto-atualização que se refere à:
		
	
	Gestalt cuja significação vivida é suscetível de mudar sensivelmente e até mesmo sofrer uma reviravolta em consequência da mudança de qualquer um dos elementos que a compõem.
	
	Grau de exatidão entre a experiência da comunicação e a tomada de consciência. Relaciona-se às discrepâncias entre experimentar e tomar consciência.
	
	Tudo o que se passa no organismo em qualquer momento, e que está potencialmente disponível à consciência. Inclui eventos, percepções, sensações e impactos dos quais a pessoa não toma consciência, mas poderia tomar se focalizasse a atenção nesses estímulos.
	 
	Aspecto básico da natureza humana que leva uma pessoa em direção a uma maior congruência e a um funcionamento realista. Este impulso é parte do processo de todas as criaturas vivas.
	
	Conjunto das características que o indivíduo mais gostaria de poder reclamar como descritivas de si mesmo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401358282)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A terapia centrada no cliente entende o casamento como um relacionamento não usual, potencialmente longo, intensivo que carrega dentro de si a possibilidade de manutenção do crescimento e do desenvolvimento. Rogers acredita que o casamento siga as mesmas leis gerais que mantém a verdade dos grupos de encontro, de terapia ou de outros relacionamentos. Rogers focaliza suas conclusões sobre qualquer relação íntima de longo prazo sobre quatro elementos básicos entre os quais podemos destacar a necessidade de tornar-se um self separado que se refere à:
		
	
	Ao fato de cada membro do casamento vê-lo como um processo contínuo e não como um contrato. O trabalho feito visaria então tanto a satisfação pessoal quanto a satisfação mútua.
	
	Comunicação total e aberta que tem duas fases igualmente importantes ¿ a expressão da emoção e manter-se aberto para experienciar a resposta do outro.
	
	Tomada de consciência de suas próprias emoções, sejam elas expressas ou não.
	 
	Profunda tentativa de descobrir e aceitar a natureza total do parceiro.
	
	Recusa em assumir as expectativas da sociedade e de familiares a respeito de si próprio e do relacionamento em questão.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401358117)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Identifique, dentre as opções abaixo, a principal crítica feita pelas abordagens existenciais humanistas às abordagens cognitivo comportamentais.
		
	
	Terapias centralizadas no problema só se tornam inteligíveis enquanto são apreendidas por uma consciência que só existe enquanto os apreende.
	 
	Terapias centralizadas no problema, na técnica ou no terapeuta somente contribuem para a distorção do encontro, fazendo com que o processo de cura seja determinado por forças alheias ao cliente sem qualquer participação sua.
	
	Cada escolha é um risco pela própria incerteza. Existir é escolher porém nenhuma opção se realiza sem angústia.
	
	A escolha é desprovida de lógica, o que o indivíduo faz depende do que quer, do que escohe, não do que compreende racionalmente.
	
	Para que se possa atingir um conhecimento completo, todos os atributos exteriores à vivência precisam ser eliminados.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401840267)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No início da psicoterapia, o cliente traz a sua história pessoal, a sua queixa e pode se sentir ansioso, criando algumas expectativas em relação à solução de seu problema. Por outro lado, o psicoterapeuta também pode criar expectativas e fantasias diante do novo paciente. Estes sentimentos de ambas as partes no início da psicoterapia devem ser compreendidos e bem manejados pelo psicoterapeuta, para que não interfiram na forma como o processo irá acontecer. Desse modo, para que o processo psicoterápico caminhe de maneira produtiva é muito importante que, nos primeiros encontros clínicos, o psicólogo trabalhe para fortalecer o(a):
		
	
	b) contrato de trabalho
	
	d) o fenômeno da transferência
	
	e) o fenômeno da contratransferência
	 
	c) aliança terapêutica
	
	a) vínculo afetivo

Outros materiais