Buscar

Avaliando aprendizado Civil II n.01

Prévia do material em texto

Quest.: 1
	
		1.
		A respeito das obrigações de dar, é correto afirmar:
	
	
	
	
	ocorrida a tradição da coisa, os frutos percebidos e os frutos pendentes pertencem ao credor;
	
	
	até a tradição pertence ao devedor a coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais, porém, não poderá exigir aumento de preço;
	
	
	se a coisa restituível deteriorar-se sem culpa do devedor, recebê-la-á o credor tal qual se ache, com direito à indenização;
	
	
	se a coisa se perder por culpa do devedor, responderá este pelo equivalente, mais perdas e danos;
	
	
	tratando-se de coisa incerta, não há necessidade de indicação, nem mesmo quanto ao gênero e quantidade.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Fernando adquiriu, de Gustavo, a propriedade de uma casa situada em condomínio horizontal regular, no bairro das Flores. Vem sendo cobrado pelo síndico do condomínio o valor correspondente a seis meses de cotas condominiais em atraso, cotas estas anteriores ao momento da aquisição. Fernando se recusa a pagar por tal motivo, sendo certo que já comunicou a Gustavo esta pendência financeira do imóvel. Diante do exposto, assinale a opção correta:
	
	
	
	
	O síndico age de modo contrário à lei, haja visto que o proprietário anterior do imóvel está em lugar certo e sabido, podendo ser ele cobrado.
	
	
	Fernando assumiu obrigação propter rem, no momento em que adquiriu o bem, estando Gustavo liberado do pagamento de qualquer valor, seja ao condomínio, seja ao próprio Fernando.
	
	
	Fernando assumiu obrigação ambulatória e terá que pagar esta dívida, cabendo ação in rem verso contra Gustavo.
	
	
	Não assiste razão à Fernando, pois a obrigação de pagar as cotas condominiais é uma obrigação com eficácia real, e portanto, erga omnes, atingindo o atual proprietário do bem.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		(Analista Judiciário TRF4/2010 - FCC) A respeito das obrigações de dar, considere:
I- Nas obrigações de dar coisa incerta, antes da escolha, não poderá o devedor alegar perda ou deterioração da coisa, exceto por força maior ou caso fortuito.
II- Em regra, a obrigação de dar coisa certa abrange os acessórios dela, embora não mencionados.
III- Deteriorada a coisa, não sendo o devedor culpado, poderá o credor resolver a obrigação, ou aceitar a coisa, abatido de seu preço o valor que perdeu.
IV- Até a tradição pertence ao devedor a coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais poderá exigir aumento no preço.
De acordo com o Código Civil brasileiro, está correto o que consta APENAS em
	
	
	
	
	I, II e IV.
	
	
	III e IV.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	II e III.
	
	
	I, II e III.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Constitui exemplo de vínculo obrigacional em que há débito de uma pessoa, mas responsabilidade de outra, a dívida
	
	
	
	
	decorrente de compra e venda.
	
	
	prescrita.
	
	
	decorrente de jogo.
	
	
	do inquilino, paga pelo fiador.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Luis comprou de Fernando um carro modelo Dodge Charge, placa LAD-0171. Luis já pagou o citado veículo, restando a Fernando entregar o veículo no dia combinado. Ocorre que 3 dias antes de Fernando entregar a prestação, o devedor resolveu passear com o veículo e ao invadir um semáforo vermelho provocou um abalroamento(batida), que acarretou perda total do veículo. Ante esta situação, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	Trata-se de obrigação de dar coisa certa, que pode ser declarada resolvida, em razão da perda sem culpa.
	
	
	Trata-se de obrigação de dar coisa incerta, vez que o dia da entrega ainda não havia sido determinado, persistindo o dever do devedor.
	
	
	Trata-se de obrigação de fazer, vez que o devedor tem que realizar um ato, o de entregar o bem.
	
	
	Trata-se de obrigação de restituir coisa certa, em razão do bem não mais ser do devedor. Neste caso ele irá apenas restituir o bem a seu novo proprietário, Luis.
	
	
	Trata-se de obrigação de dar coisa certa, que pode ser declarada resolvida, restando a Luis pedir seu dinheiro de volta mais perdas e danos.

Continue navegando