Buscar

Principais custos logísticos e a importância de gerenciá-los

Prévia do material em texto

Principais custos logísticos e a importância de gerenciá-los
A logística possui como uma de suas principais atribuições o controle e administração dos seus custos, de forma que seja apresentado um nível alto de trabalho, tornando os clientes consequentemente mais satisfeitos, suprindo assim sua necessidade de serviço desejado. Porém todo este processo deve ser realizado sem que acarrete um grande acréscimo nos custos.
Os clientes têm aumentado a cada dia a demanda de serviço, sem querer arcar com aumentos gerados por consequência dessa demanda a mais, e para que tenhamos um mercado competitivo, levando em consideração o fator preço como qualificador, é preciso que usemos o nível de serviço prestado para uma possível diferenciação no mercado, dando a logística esta atribuição na qual irá agregar valores ao produto através dos seus serviços.
Uma entrega eficiente, com maior agilidade, um estoque sem rupturas, um cumprimento do prazo de entrega estabelecido, um sistema de TI atualizado, fácil e rápido, são exemplos de fatores que se destacam como diferenciadores de serviços, porém é necessário um gerenciamento dos custos logísticos para que não torne esta operação inviável e para que não haja um problema futuro.
Problemas que afetam uma empresa economicamente de forma negativa, devem ser tratados de forma rápida e eficaz, e o gerenciamento dos custos logísticos tem um papel fundamental para que tais problemas sejam solucionados, pois se mal gerenciado, os custos logísticos podem se tornar um dos maiores custos de uma empresa ou indústria.
O gerenciamento de custos logísticos, tem papel fundamental, porém é bastante complexo pois baseia-se em estratégias que permitem diminuir os gastos e aumentar a produção e consequentemente o nível de serviço prestado ao cliente.
Podemos classificar os custos logísticos como diretos (matérias primas, motoristas, mão de obra da produção e etc.), indiretos (energia, combustível, gasto de pneus, manutenções em maquinários e etc.), fixos (que não mudam com a variação da venda. Ex: aluguel de imóvel.) e variáveis (Variam em função de algum fator. Ex: impostos que variam de acordo com o faturado, custo de materiais que variam com a demanda de compra e venda e etc.).
Um sistema gerencial deve ser criterioso, completo, seguro e eficiente de forma que facilite o mapeamento de todas as necessidades do setor e se possível além disso, possibilitando um maior controle e precisão nos dados colhidos, tornando possível o melhor gerenciamento e uma maior redução de custos, com uma melhor prestação de serviços e garantia de qualidade ao cliente e uma melhor condição de negócios diante do cenário apresentado no mercado.
Referências bibliográficas:
RICARTE - Marcos – Custos logísticos - http://www.ebah.com.br/content/ABAAAekcQAI/apostila-custos-logisticos - acesso em: 02 mai. 2018.

Continue navegando