Buscar

Teste de Conhecimento Aula 3 versão2

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Além do material a ser transportado, a infraestrutura dutoviária se diferencia também por localização (submarino, enterrado, aéreo); rigidez ou flexibilidade do duto e temperatura de operação. Escolha dentre as alternativas a única que representa uma das vantagens do modal dutoviário.
		
	 
	Economia com embalagens
	
	Restrição de materiais transportados
	
	Elevados investimentos iniciais
	
	Sem flexibilidade de rotas
	
	Alto risco de impactos ambientais em caso de acidentes
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	São considerados problemas do transporte rodoviário, EXCETO:
		
	
	Alto custo de manutenção das estradas.
	 
	Baixíssimo custo de manutenção dos veículos.
	
	Alto índice de acidentes.
	
	Não é viável para transporte de carga a longas distâncias.
	
	Polui o meio ambiente.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre o modal ferroviário, seus equipamentos e características de desempenho é INCORRETO afirmar que:
		
	
	há redução do tempo exigido no intercâmbio de vagões com o uso de vagões articulados com chassi estendido para carregar diversos contêineres em uma única unidade flexível.
	 
	apresenta o menor custo fixo dentre todos os modais e maior custo variável.
	
	há duplicação da capacidade de cada vagão ao se utilizarem vagões-plataforma construídos para transportar dois níveis de contêineres.
	
	é indicado para transportar matérias-primas como carvão, madeira e produtos químicos e também produtos de baixo valor agregado, como alimentos, papel e produtos de madeira.
	
	oferece capacidade de transportar grandes volumes de carga em longas distâncias, com média a alta variabilidade de tempo de trânsito.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O modal aeroviário para transporte de cargas foi o mais recente a ser introduzido e sua utilização é relativamente pequena em carga total, na matriz de transportes brasileira. Avalie as alternativas e escolha a que apresenta as principais desvantagens na utilização do modal aeroviário.
		
	
	Baixa capacidade de carga, baixo custo do transporte, poucas opções de rotas e destinos, sujeito a atrasos e cancelamentos frequentes.
	
	Baixa velocidade, alta capacidade de carga, baixo custo do transporte, baixo custo energético
	 
	Baixa capacidade de carga, alto custo do transporte, restrição para utilização do transporte de commodities e para materiais perigosos.
	
	Alta velocidade, alta capacidade de carga, baixo custo para grandes distâncias, sujeito a acidentes frequentes.
	
	Alta velocidade, confiabilidade, segurança, mecanização em parte considerável do processo.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O modal aquaviário se divide em marítimo e fluvial. Segundo a legislação brasileira os principais tipos de navegação são: navegação de cabotagem, navegação interior, navegação de longo curso e navegação de apoio portuário. No Brasil, temos falhas importantes de infraestrutura nessa área, o que diminui as vantagens e aumenta os problemas do modal aquaviário. Avalie as alternativas e escolha a que apresenta as principais vantagens na utilização do modal aquaviário.
		
	
	Grande capacidade de carga, alto custo para grandes distâncias, alto custo energético, alta velocidade.
	
	Grande capacidade de carga, baixo custo para pequenas distâncias, alto custo energético, alta velocidade.
	
	Baixa capacidade de carga, alto custo para grandes distâncias, baixo custo energético, utilização exclusiva desse modal.
	 
	Grande capacidade de carga, baixo custo para grandes distâncias, baixo custo energético, favorecimento da multimodalidade.
	
	Baixa capacidade de carga, alto custo para grandes distâncias, alto custo energético, alta velocidade.
	
	
	 6a Questão
	
	
	Sobre o modal dutoviário, é correto afirmar que:
		
	
	pode ser dividido principalmente em: (i) oleodutos, usados para gás natural e seus derivados como gasolina, óleo combustível e gás liquefeito; (ii) gasodutos, usados principalmente para o transporte, como no caso do gasoduto Brasil-Bolívia, com 3.150 km de extensão; (iii) Minerodutos, para mover materiais como minério de ferro, bauxita, salgema e concentrado fostático.
	 
	Pode ser dividido principalmente em: (i) oleodutos, usados para petróleo e seus derivados como gasolina, óleo combustível e gás liquefeito; (ii) gasodutos, usados principalmente para o gás natural, como no caso do gasoduto Brasil-Bolívia, com 3.150 km de extensão; (iii) Minerodutos, para mover materiais como minério de ferro, bauxita, salgema e concentrado fostático.
	
	pode ser dividido principalmente em: (i) oleodutos, usados para petróleo e seus derivados como gasolina, óleo combustível e gás liquefeito e (ii) Minerodutos, para mover materiais como minério de ferro, bauxita, salgema e concentrado fostático, não podendo transportar gás.
	
	pode ser dividido principalmente em: (i) gasodutos, usados principalmente para o gás natural, como no caso do gasoduto Brasil-Bolívia, com 3.150 km de extensão e (ii) Minerodutos, para mover materiais como minério de ferro, bauxita, salgema e concentrado fostático, não podendo transportar petróleo e seus derivados.
	
	pode ser dividido principalmente em: (i) oleodutos, usados para petróleo e seus derivados como gasolina, óleo combustível e gás liquefeito e (ii) gasodutos, usados principalmente para o gás natural, não podendo transportar minérios.
	
	
	 7a Questão
	
	
	É possível afirmar sobre um vértice com seu Grau gr(v) = 0, que:
		
	 
	É Chamado de nulo
	
	É chamada de laço
	
	É chamada de laço ou paralela
	
	É chamado de pendente
	
	É chamada de paralela
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Podemos afirmar como características do modal Marítimo
		
	 
	Altíssima eficiência energética / Grandes lotes
	
	Grandes Distâncias / Baixa eficiência energética
	
	Transporta a médias distâncias / Custos variáveis baixos
	
	Facilita a multimodalidade / Baixa eficiência energética
	
	Custos variáveis altos / Disponibilidade limitada

Continue navegando