Buscar

OS FATORES DE PRODUÇÃO: CAPITAL, RECURSOS NATURAIS, FORÇA DE TRABALHO, TECNOLOGIA, CAPACIDADE EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os 4 Ps do Marketing são conhecidos também como Mix ou Composto de Marketing. Os 4 Ps envolvem um conjunto de ferramentas que tem por objetivo ajudar a alcançar uma ou mais estratégias de uma empresa e fazem parte do planejamento de marketing, responsável por garantir o sucesso de uma empresa no mercado ao qual está inserida.
Seu principal objetivo é atingir o público alvo na mosca diminuindo ao máximo os gastos em uma campanha.
Na definição de Philip Kotler, o marketing – enquanto processo social – é o meio através do qual as pessoas obtêm aquilo de que precisam ou desejam. Enquanto atividade gerencial, é “a arte de vender produtos”. A expressão Composto de Marketing foi criada em 1949 por Neil Borden, sendo aprimorada pelo professor Jerome McCarthy. Ele dividiu a atividade em segmentos: Produto, Preço, Promoção e Praça, afirmando que "todas as decisões de mix de marketing devem ser tomadas para que se exerça influência sobre os canais comerciais, bem como sobre os consumidores finais”.
Conheça e entenda os 4 Ps:
1. Produto
Ponto de partida de qualquer negócio. É uma oferta que deve ser definida levando em conta a orientação da empresa e as necessidades e desejos do público-alvo. Palavras-chave: Variedade; qualidade; design; marcas conceituadas; benefícios agregados; garantias. O processo de criação de um produto deve priorizar o benefício que o consumidor está adquirindo, qualidade em relação ao design, marca e embalagem.
2. Preço
Tem a função de gerar valor e, consequentemente, satisfazer (ou não) o cliente. Ao profissional de marketing cabe trabalhar o grau de satisfação com estratégias focadas na percepção do custo-benefício pelo cliente. Palavras-chave: descontos; concessões; bons prazos; condições de financiamento.
3. Praça
Para praticamente todos os tipos de negócio, este elemento é um dos mais vitais de todo o mix, pois funciona como ponte entre o produto e o consumidor. Palavras-chave: canais (PDV, web, fone etc.); fácil acesso; boa infraestrutura da localização; espaço agradável ao público-alvo.
4. Promoção
Ferramenta que transforma o produto em um ativo comercializável. Este elemento tem uma espécie de mix próprio, que pode ir desde o anúncio no ponto de venda até a publicidade propriamente dita. Palavras-chave:
Ação no ponto de vendas; publicidade; relações públicas; marketing direto.
4C’s do Marketing, que visa direcionar o foco para o ponto de vista do consumidor.
Algumas pessoas defendem que o conceito de 4P’s do Marketing pode também ter uma visão orientada para o consumidor e que as variáveis do 4C’s de Marketing equivalem ao primeiro conceito, como visto na imagem abaixo.
Cliente
É necessário entender as necessidades e desejos do cliente e buscar satisfazê-las, a partir da entrega de um produto ou serviço. Assim, uma empresa deve oferecer ao cliente aquilo que ele realmente pretende adquirir e desenvolver produtos e/ou serviços que o satisfaçam.
Custo
Esta variável se refere ao custo que o consumidor terá ao adquirir determinado produto. Este custo não se refere apenas ao dinheiro gasto, mas também ao “custo da consciência”, por estar comprando algo ou “custo da culpa”, por deixar de gastar dinheiro com outra coisa para comprar aquilo.
Conveniência
Ao realizar uma decisão de compra, o consumidor tende a levar em consideração a facilidade e disponibilidade daquele produto ou serviço. Assim, é necessário entender onde seu mercado alvo prefere comprar, como ele faz para chegar lá e quão conveniente é para ele. É válido lembrar que, nos dias de hoje, as pessoas não precisam mais se deslocar a um local para realizar suas compras.
Comunicação
Com o objetivo de criar um diálogo com os compradores em potencial, a mensagem deve ser clara para informar os principais pontos daquele serviço ou produto. É necessário, também, trabalhar de forma efetiva com os outros 3C’s para que a divulgação seja eficiente e de qualidade.
CRM
O CRM (Customer Relationship Management) é um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reúne vários processos\tarefas de uma forma organizada e integrada.
Como conceito, o CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de uma empresa, de acordo com o Gartner Group.
Um dos objetivos do “CRM”, é fidelizar clientes. A fidelização vai muito além disso, é buscar a satisfação total do cliente, antever necessidades e desejos, ser tratado com dignidade e respeito oferecendo produtos adequados ao cliente.
Isso é feito através do entendimento das necessidades e expectativas do cliente, baseado logicamente nas informações colhidas.
CRM é principalmente cultura, sim, você leu cultura, pois de nada adianta um ótimo sistema se não existe uma cultura na empresa voltada para atender o cliente e obter informações úteis. 
No geral o CRM abrange três áreas: automação de gestão do marketing , gestão comercial e a gestão de serviços\produtos ao cliente.
Essas tarefas e processos, que alimentam o sistema resultam no banco de dados de informações, se utilizadas de forma adequada podem ser consultadas a qualquer hora e por qualquer departamento para uma tomada de decisão.
Todas as atividades com o cliente devem ser registradas de uma forma padronizada, independente da forma de contato como: email, orçamento, twitter, orkut, contatos telefônicos e outras atividades ou informações sobre o cliente. Isso tudo depois é analisado e se torna fonte para relatórios gerenciais.
Podemos dividir o CRM em três partes ou tipos:
A parte operacional: que visa os canais de relacionamento, mas exatamente a criação de canais de vendas.
A parte analítica: como o nome já diz é a análise dos dados e informações, de forma que os dados gerem um conhecimento voltado a criar negócios, a parte de inteligência do processo. Tem como objetivo identificar as necessidades dos clientes através do acompanhamento de seus hábitos.
Por último, a parte colaborativa: onde o foco é a obtenção do valor do cliente, fundamentada em conhecimento e interação com o cliente. Alguns autores citam o CRM também como uma estratégia de negócio, muito apoiado nos sistemas de informação.
Ao adotar a estratégia de CRM a empresa interage com todos os clientes, conhece os seus hábitos, criando eventos, promoções e campanhas direcionadas, torna o atendimento mais personalizado e consegue a fidelização do cliente.
Uma empresa consegue identificar clientes potencias e estabelecer um estreitamento no relacionamento possibilitando que o mesmo passe a ser cliente efetivo. Contudo, para isto é preciso ter uma visão única do cliente com seus dados históricos, contatos e transações. CRM mantém seus clientes, aumenta seu faturamento, cria novos clientes e torna sua empresa referência no mercado.

Outros materiais