Buscar

Avaliando de Anatomia Palpatória

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANATOMIA PALPATÓRIA	09/04/2018 10:42:15 (Finalizada)
 1a Questão (Ref.:201702869384)	Pontos: 0,1 / 0,1 
SÃO ESTRUTURAS ÓSSEAS PALPÁVEIS NA ARTICULAÇÃO DO COMPLEXO DO OMBRO:
PROCESSO CORACÓIDE, TUBÉRCULO MAIOR DO ÚMERO E EPICÔNDILO LATERAL. 
ACRÔMIO, PROCESSO CORACÓIDE E FOSSA INFRA ESPINHAL.
ACRÔMIO, PROCESSO CORACÓIDE E FOSSA SUBESCAPULAR. ESPINHA DA ESCÁPULA, REDONDO MENOR E ACRÔMIO.
ACRÔMIO, ESPINHA DA ESCÁPULA E PROCESSO CORACÓIDE.
	 2a Questão (Ref.:201702757712)
	Pontos: 0,1 / 0,1 
Antônio, 74 anos chegou no setor de fisioterapia apresentando muita tensão no peitoral maior. Na avaliação foi verificado anteriorização da cabeça do úmero, alteração no ritmo escapulo-umeral e fraqueza dos músculos do manguito rotador. Marque a alternativa que corresponde a palpação do peitoral maior.
Paciente em DD, ou sentado com o antebraço apoiado. Fisioterapeuta em pé, de frente para o paciente. O terapeuta posiciona um de seus dedos sobre o processo coracóide e os outros nas costelas de 3 a 5, no sentido das fibras do peitoral menor e requisita o movimento de depressão da escápula, com isto sentirá um aumento de tensão sob seus dedos.
Paciente sentado com o antebraço apoiado na coxa, de costas para o terapeuta ou em DD. O terapeuta localiza a borda vertebral da escápula, a nível do ângulo da raiz da espinha da escápula, 2 dedos acima deste ponto. Esta palpação é a de seu ponto de inserção escapular.
Paciente em decúbito dorsal, braço em abdução, terapeuta em pé, de frente para o braço do paciente. O terapeuta posicionará as polpas dos dedos abaixo da porção curta do bíceps braquial que se situa sob o peitoral maior. Com a outra mão irá resistir a flexão e a adução horizontal do braço.
Paciente em pé ou sentado de costas para o terapeuta. Fisioterapeuta pede ao paciente para elevar os braços simultaneamente, atingindo aproximadamente 100° de abdução da articulação do ombro e de forma concomitante deve realizar um esforço de adução escapular, os cotovelos deverão estar flexionados.
	Paciente sentado ou em DD, com o braço flexionado a aproximadamente 90°. Fisioterapeuta de pé, de frente e ao lado do paciente, com uma das mãos sustentando o braço e impõe resistência ao movimento de adução horizontal. 
 3a Questão (Ref.:201702134213)	Pontos: 0,1 / 0,1 
Para nos auxiliar na palpação de um músculo, devemos solicitar um movimento do tipo_______________ para melhor sensibilidade e identificação da estrutura.
Isocinético Isométrico concêntrico isotônico concêntrico passivo isométrico 
 4a Questão (Ref.:201702854402)	Pontos: 0,1 / 0,1 
Ao posicionar o paciente: sentado, terapeuta: em pé, ao lado do paciente com o contato das mãos ¿polpa dos dedos logo abaixo da concavidade ântero-lateral da clavícula, palpando uma estrutura óssea saliente e arredondada. Qual estrutura da escápula é objetivo desta palpação?
c) acrômio 
b) ângulo superior
processo coracóide
borda lateral.
a) borda medial
 5a Questão (Ref.:201702131169)	Pontos: 0,1 / 0,1 
Para a palpação do músculo romboide maior, a posição mais adequada para o paciente adotar em relação ao fisioterapeuta, a ação muscular pedida e o local de palpação respectivamente são:
de costas / adução escapular / borda medial da escapula próximo ao ângulo inferior de frente / rotação lateral do braço / borda lateral da escapula próximo ao ângulo inferior 
de costas / abdução escapular / borda medial da escapula de frente / rotação medial do braço / borda medial da escapula 	de costas / rotação medial do braço / borda lateral da escapula próximo ao ângulo superior

Continue navegando