Buscar

lista 1 conformação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS CONFORMAÇÃO MECÂNICA
Prof. Esp. Júlio Pedrosa
 Clebson Monteiro Rezende 
Diferencie os processos de conformação plástica dos processos por usinagem. 
R: A diferença fundamental entre ambos os processos reside no fato de que o processo de usinagem, uma vez que ocorre a remoção de m material, há a variação de volume. Enquanto nos processos de conformação plástica não há variação de volume.
Usinagem:
Caracterizado por um processo de remoção de material. 
 Trabalha-se inicialmente com a peça bruta. 
 Altamente preciso. 
 Destinado a alto grau de acabamento
 Conformação Plástica: 
Processo de alteração da geometria do material mediante esforços mecânicos. 
 Temperatura tanto ambiente quanto elevada. 
 Pode-se fazer uso de moldes para a conformação. 
Sobra de materiais (rebarbas). 
 Uso de máquinas pesadas.
Explique porquê a trefilação é definida como um processo que ocorre por compressão indireta. R: No processo de compressão indireta, as forças externas aplicadas sobre a peça podem ser tanto de tração como de compressão. Como o esforço externo é de tração, e o esforço que provoca a deformação é de compressão, o processo de trefilação, é classificado como de compressão indireta. Os esforços preponderantes na deformação são esforços de compressão exercidos pelas paredes do furo da ferramenta sobre o fio no momento de sua passagem.
Diferencie o forjamento a quente do forjamento morno.
R: O trabalho a quente é definido como a deformação sob condições de temperatura e taxa de deformação tais que processos de recuperação e recristalização ocorrem simultaneamente com a deformação.
No trabalho a morno ocorre uma recuperação parcial da ductilidade do material e a tensão de conformação situa-se numa faixa intermediária entre o trabalho a frio e a quente. No trabalho a morno não se formam novos grãos, ou seja, não há recristalização. 
Descreva a seqüência típica de processamento no forjamento a quente de peças em aço. R: Consiste primeiramente no corte dos tarugos /feitos com guilhotinas ou em serras de acordo com o diâmetro da barra, seguido pelas operações de limpeza e de lubrificarão da superfície do tarugo. Após a lubricarão efetuam-se as operações de forjamento. dependendo da severidade da deformação pode haver necessidade de etapas de recozimento intermediário seguidas por novas etapas de limpeza e lubricarão.
Descreva a seqüência típica de processamento no forjamento a frio de peças em aço.R: A sequência típica para o forjamento a frio de peças em aço consiste primeiramente no corte dos tarugos (feito em guilhotinas ou em serras de acordo com o diâmetro da barra), seguido pelas operações de limpeza e de lubrificação da superfície do tarugo. Após a lubrificação efetuam-se as operações de forjamento a frio. Dependendo da severidade da deformação (associada à redução de área e à complexidade da geometria da peça) pode haver necessidade de etapas de recozimento intermediário seguidas por novas etapas de limpeza e lubrificação
Compare os laminadores duo, duo-reversível e trio quanto a possíveis desvantagens, considerando a obtenção de um mesmo tipo de produto, por exemplo, chapas de cobre.
R: LAMINADOR DUO – o material passa em apenas uma direção.
 DUO REVERSÍVEL – o material passa em ambas as direções,
alternadamente. Após cada passe reduz-se a distância entre os rolos.
 LAMINADOR TRIO – são usados três cilindros. O material passa
 primeiramente entre os cilindros inferiores em uma direção e volta entre os
cilindros superiores e intermediário
Desvantagens: Vazios - Podem ter origem de rechupes ou gases retidos durante a solidificação do lingote. Eles causam tanto defeito na superfície quanto enfraquecido da resistência mecânica do produto;
 B) Gotas frias - São respingos de metal que se solidificam nas paredes da lingoteiras durante o vazamento. Posteriormente, eles se agregam ao lingote e permanecem no material até o produto acabado na forma de defeitos na superfície; C) Trincas - Aparecem no próprio lingote ou durante as operações de redução que acontecem em temperaturas inadequadas;
Justifique o uso do aço para fabricação de cilindros para a laminação a quente e do ferro-fundido para cilindros usandos na laminação a frio. R: Na laminação a quente é necessário aço, pois a redução é maior, ou seja, a tensão sob o material é alta para causar a deformação. E o aço resiste melhor a conformação, já que na laminação a quente é feita por passos, passando primeiramente por cilindros de diâmetros maiores até cilindros menores no final da laminação. Já o ferro fundido é um material mais frágil, e na laminação a frio as reduções são bem menores que na laminação a quente (a aplicação de tensão é menor).
Por quê os cilindros de diâmetros menores são mais adequados para a laminação a frio de folhas metálicas? R: Porque a área de contato entre o metal e a tira é menor, com consequente atrito menor, resultando, assim, em um acabamento melhor
Por quê a trefilação de fios é classificada como um processo por compressão indireta se o fio é puxado através da fieira? R: Na trefilação, embora as forças aplicadas sejam frequentemente de tração, a reação da peça com a matriz produz elevadas forças indiretas de compressão, o que caracteriza o processo por compressão indireta.
Descreva as etapas necessárias para a produção de barras metálicas por trefilação. R: A trefilação propriamente dita é precedida por várias e tapas preparatórias que eliminam todas as impurezas superficiais, por meios físicos e químicos. Matéria-prima: fio-máquina (vergalhão laminado a quente, que será trefilado) Descarepação (eliminação da carepa - produto da oxidação, é uma camada de óxidos que ocorre na superfície do aço inoxidável ferrítico durante o processo de fabricação a quente e através de uma reação com o meio externo) : Mecânica (descascamento): dobramento e escovamento.
 Química (decapagem): com HCl ou H2S04 diluídos. Lavagem: em água corrente Recobrimento: comumente por imersão em leite de cal Ca(OH)2 a 10 0°C a fim de neutralizar resíduos de ácido, proteger a superfície do arame, e servir de suporte para o lubrificante de trefilação. Secagem (em estufa) - Também remove H2 dissolvido na superfície do material. Trefilação - Primeiros passes a seco. Eventualmente: recobrimento com Cu u Sn e trefilação a úmido. Tratamentos térmicos dos arames Depois da trefilação os arames são submetidos a tratamentos térmicos para alívio de tensões e/ou obtenção de propriedades mecânicas desejadas.
O que difere as máquinas de trefilar com e sem deslizamento? R: Máquinas sem deslizamento : é uma máquina que produz fios de diâmetros variados. O fio é tracionado e depois de passar pelo furo da fieira ele vai para um anel tirante que acumula o fio antes de liberar sua movimentação em direção à uma segunda fieira onde o processo se repete. Esse processo pode ser realizado várias vezes até se atingir a bitola (ou diâmetro) desejado. Finalmente, o fio é enrolado em uma bobinadeira.
 Máquinas com deslizamento : é uma máquina utilizada para a produção de fios de pequeno diâmetro. O fio parte de uma bobina, p assa por uma roldana e segue alinhado até a primeira fieira. Na saída desta, o fio é tracionado por um anel tirante e é então enrolado nele com um número de voltas que depende da força do atrito necessária para tracionar o fio através da primeira fieira.
Por quê a redução de área por passe na trefilação é pequena se comparada com a obtida na extrusão? R: Pois no processo de trefilação o fio passa pela matriz e sua area é reduzida, isso é chamado passe. Como o processo de extrusão pode ser realizado à quente seu atrito diminuirá muito, por isso no processo de extrusão é permitido uma redução maior da área que entra na máquina extrusora comparado com o produto que sai da má quina, comparativamente como processo de trefilação. 
Quais as vantagens e desvantagens do emprego da extrusão inversa a quente para a produção de tubos metálicos? R: Vantagens: Na extrusão inversa à quente o atrito é grandemente diminuído pela temperatura. O que possibilita equipamentos com menor potencia, e menor custo de investimento. Desvantagens: O tamanho do produto é limitado a o tamanho do pistão que extruda o metal.
Defina textura. Como ela afeta as propriedades dos materiais metálicos e como é causada? R: A forma de distribuição das orientações dos cristais constituintes do material metálico é denominada textura. 
 Normalmente, contudo, as diferentes etapas de processamento dos metais - solidificação, deformação plástica e recristalização - conduzem à formação de uma distribuição de orientação preferencial, onde determinados eixos cristalográficos se posicionam de forma geométrica definida em relação às direções macroscópicas do corpo metálico.
 Considera-se um metal com ausência de textura quando a distribuição das orientações dos cristais no agregado policristalino é aleatória
Defina anisotropia e discuta uma situação em que ela seja benéfica para a utilização do produto conformado.R: Os agregados policristalinos com formação de texturas apresentam, como já se afirmou, propriedades diferentes segundo as diferentes direções do corpo metálico. Essas texturas podem ser decorrentes tanto de tratamentos mecânicos de conformação plástica como de tratamentos térmicos de recozimento.
 Essa variação de propriedades com a direção caracteriza a natureza anisotrópica do metal.
 Comportamento anisotrópico de uma chapa de Al-Li usado em aplicações aeroespaciais. As variações em resistência em função das orientações dos grãos 
 
Defina conformabilidade plástica e apresente um exemplo de critério de conformabilidade.
R: A conformabilidade plástica pode ser definida como a capacidade do metal, ou da liga metálica, poder ser processada por deformação plástica sem apresentar defeitos ou fraturas na peça trabalhada.
• a estampabilidade, ou capacidade de uma chapa metálica poder ser estampada profundamente - nesse caso, se evidencia essencialmente a conformação plástica de superfícies metálicas;
 • a forjabilidade, ou capacidade de um corpo tridimensional metálico poder ser conformado por forjamento ou por outros processos (como laminação e extrusão), onde predomina o trabalho com volumes metálicos.
Como posso fabricar um gira-brequim, qual seria o método mais barato e porque? R:Pelo processo de forjamento.
 O processo de fabricação de peças forjadas constitui-se em uma compressão mecânica a alta temperatura, gerando um encruamento dos grãos do metal e garantindo uma maior resistência mecânica
São características do trabalho a quente, exceto:
Aumento da resistência mecânica
Redução do trabalho do maquinário(X)
Redução de deformações profundas
Grande produção de oxido.
Processo de conformação mecânica no qual a peça é forçada a passar por roletes diminuindo sua espessura ou diâmetro.
Extrusão
Laminação (X)
Forjamento
Fundição
É uma característica do trabalho a quente:
Pior acabamento superficial
Aumento da resistência mecânica
Diminuição do esforço do trabalho
Grande produção de óxido (X)
Sobre a extrusão, podemos afirmar:
Produz aumento da resistência mecânica do material (X)
Processo normalmente feito a quente
Normalmente utilizado para produção de peças complicada com várias modificações de seção.
Geralmente produz encruamento.
Inicialmente o tarugo é aquecido no forno e rapidamente transportado para o recipiente, a seguir o tarugo é colocado num apoio diante do recipiente e o pistão é acionado de encontro ao tarugo, tarugo, instalando- o no interior do recipiente • A descrição acima se trata de qual processo de fabricação?
Forjamento
Trefilação
Extrusão (X)
Laminação
Processo de conformação plástica que se realiza pela operação de condução de um fio através de uma ferramenta denominada de fieira:
Forjamento
Trefilação (x)
Extrusão
Laminação
O processo de extrusão é normalmente lubrificado com:
Lubrificantes gasosos, como oxigênio e Argônio
Lubrificantes Lubrificantes líquidos, líquidos, como água e óleo
Lubrificantes sólidos, como grafite e vidro (x)
Lubrificantes semissólidos, como graxas
São aspectos da trefilação, exceto:
Redução de diâmetros de fios
Alongamento de fios
Fragilização pelo alongamento dos fios(x)
Trabalho normalmente a frio
A fieira é dividida basicamente em quatro seções:
Cone de entrada, cone de trabalho, cilindro de calibração e cone de saída(x)
Cone de alinhamento, alinhamento, cilindro de compressão, compressão, cilindro de calibração e cilindro de nivelamento
Cone de entrada, cilindro de compressão, cilindro de calibração e cilindro de nivelamento
Cone de alinhamento, cone de trabalho, cilindro de calibração e cilindro de nivelamento
São peças normalmente fabricadas por forjamento:
Virabrequim, bloco de motores, bielas e carcaças de bombas.(x)
Correntes Correntes de alta resistência, resistência, bielas, bielas, eixos de bombas centrífugas.
Virabrequim, bielas, parafusos e discos de transmissão.
Rodas de trem, bielas carcaças de bombas centrífugas e parafusos.
São características do processo de forjamento, exceto:
Trabalho normalmente feito a quente, embora possua peças que podem ser forjadas a frio.
Empregado na fabricação de peças de alta resistência devido ao material utilizado.
Pode ser realizado sem matrizes ou com matrizes fechadas.
Produz peças com ótimo acabamento superficial, normalmente não necessitando de acabamentos posteriores.(x)
O forjamento pode ser dividido em forjamento livre e matriz fechada, qual a grande diferença entre estes processos:
Temperatura de trabalho.(x)
Utilização ou não de matrizes.
Pressão de atuação da prensa.
Acabamento superficial da peça.
As peças forjadas são submetidas a tratamentos térmicos com as seguintes finalidades, exceto:
Remoção Remoção das tensões tensões internas internas.
Homogeneização da estrutura da peça.
Melhoria de sua usinabilidade.
Aumente de sua dureza.(x)

Outros materiais