Buscar

Avaliação EDUCAÇÃO ESPECIAL 2014-02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0068_AV1_201305049901 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 
	Professor:
	ANA ELISABETE RODRIGUES DE CARVALHO LOPE
	Turma: 9002/AF
	Nota da Prova: 8,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 11/10/2014 09:33:41
	
	 1a Questão (Ref.: 201305295935)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os efeitos da exclusão causam muitos danos ao sujeito e ao grupo social. No caso de danos psicológicos as consequências são em relação à:
		
	
	Competitividade
	
	Política
	 
	Autoestima
	
	Rivalidade
	
	Serventia
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201305096179)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na Idade Moderna a ciência criou um discurso sobre a deficiência que era determinista e fatalista, pois preconizavam que a deficiência acontecia por influência genética e era determinante por toda a vida. Essa concepção trouxe qual prática para o atendimento e cuidado das pessoas portadoras de necessidades especiais?
		
	
	Uma luta anti-manicomial com o objetivo de humanizar as formas de tratamento e inserir o deficiente na sociedade de forma responsável.
	
	Criação de escolas particulares para que esses indivíduos reforçassem o estudo sobre as ciências.
	
	Criação de medicamentos poderosos que prometiam acabar com a deficiência a partir da utilização de drogas caras.
	
	Criação de oficinas de Terapia Ocupacional para promover a produtibilidade dos deficientes e encorajá-los a administrarem a própria vida.
	 
	Criação de asilos, manicômios e instituições que segregassem os deficientes para lhes dispensar o tratamento adequado por serem anormais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201305096204)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Maurício possui sérias dificuldades de aprendizagem, seu desempenho acadêmico é inferior ao restante da turma. Em relação ao processo educacional de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem é correto afirmar que:
		
	
	Os diversos condicionantes orgânicos, sócio-culturais e psíquicos não influenciam no sucesso ou no insucesso escolar dos alunos.
	
	A genética representa o único elemento determinante do fracasso ou sucesso escolar.
	
	Maurício não realiza as tarefas de casa, assim a ação escolar não pode ser exercida sem a efetiva contribuição da família.
	 
	Não pode ser atribuída exclusivamente ao aluno, isentando a escola e o professor de suas responsabilidades.
	
	O tempo para aprendizagem deste aluno deve ser semelhante a de toda a turma, sem a eliminação de alguns conteúdos não-essenciais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201305299432)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao analisar a história da educação especial constatamos que a Educação Inclusiva pode ser considerada uma nova cultura escolar. A escola inclusiva diferencia-se da escola tradicional porque:
I- Visa ao desenvolvimento de respostas educativas que atinjam a todos os alunos.
II- Exige a adaptação do aluno às regras disciplinares e às suas formas de ensino.
III- Assume o compromisso com o sucesso na aprendizagem da totalidade do corpo discente.
IV- É concebida como um sistema educacional à parte.
		
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	As afirmativas I e IV estão corretas
	 
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	As afirmativas II e IV estão corretas
	
	Somente a afirmativa I está correta
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201305096689)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que se refere à Educação inclusiva na legislação brasileira, qual das premissas abaixo é verdadeira?
		
	
	A inclusão trabalha apenas com a adaptação curricular e uma flexibilização avaliativa para que a criança deficiente possa acompanhar a escolaridade com os colegas da sua idade na rede regular.
	
	O aluno deve fazer a sua própria inclusão buscando os atendimentos complementares à sua escolaridade para que possa, efetivamente, ter um bom aprendizado.
	
	Inclusão é uma utopia, um sonho de professores idealistas que não têm conhecimento da prática cotidiana e por isso, sonham com uma realidade que é impossível: misturar crianças com diferentes níveis de inteligência e aproveitamento no mesmo contexto educativo
	 
	É uma educação que busca uma revisão dos paradigmas em relação à sociedade e, sobretudo, a possibilidade de a escola conviver com a diversidade de forma respeitosa e valorizando as potencialidades de todos os alunos.
	
	A Inclusão é uma modalidade de ensino que busca uma integração do aluno no cotidiano da escola, sendo que ele precisa apresentar bom desempenho a fim de conseguir acompanhar sua turma e não ficar reprovado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201305096683)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação às legislações nacionais que asseguram a inclusão de pessoas com deficiências na rede regular de ensino, assinale a única alternativa correta.
		
	
	A Educação Especial oferece um atendimento clínico especializado no horário posterior a escolarização. Neste, o deficiente pode ser consultado por especialistas e receber a atenção merecida dos serviços de saúde.
	
	A Educação Especial será ofertada apenas em pólos especiais nos quais haverá profissionais mais capacitados para a educação de alunos com deficiências mentais e sensoriais.
	
	Falar em Inclusão significa que as pessoas deficientes e com dificuldades de aprendizagens devem ser educadas nas salas de recurso ao invés de estarem participando das atividades junto com os colegas da rede regular. Esse cuidado vem sendo tomado para impedir que os alunos que apresentam deficiências possam não se apropriar dos conteúdos administrados pelo professor regente. A lei assegura a permanência da pessoa com deficiência na rede regular de ensino, desde que ela traga por sua conta e capacitação, um profissional que atue como mediador entre o aluno deficiente e seus demais pares de interação.
	
	Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, desta forma, a criança terá atividades diferenciadas em horário de escolaridade oposto ao seu para complementar sua aprendizagem e a construção de habilidades e autonomia nas Atividades de Vida Diária.
	 
	A Educação Especial para ser oferecida na Rede regular de ensino precisa estar alinhada às Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, desta forma, a criança terá atividades diferenciadas em horário de escolaridade oposto ao seu para complementar sua aprendizagem e a construção de habilidades e autonomia nas Atividades de Vida Diária.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201305104966)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que se refere à Tecnologia Assistiva, qual é o seu principal objetivo? Marque a resposta corrreta.
		
	
	Oferecer as condições de subsistência adequadas que muitas vezes faltam às famílias de crianças com deficiências.
	
	Ensinar uma ocupação para os casos crônicos de deficiência afim de que possam ser inseridos no mundo do trabalho.
	
	Atendimento especializado feito em outra instituição para não misturar os objetivos da independência da vida diária com os educativos.
	 
	Promover a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitar a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência.
	
	Disponibilizar programas de computador que auxiliem os deficientes com as inovações tecnológicas sem as quais o cotidiano educacional ficaria inviável.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201305096720)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, em 1994, todas são verdadeiras exceto uma. Marque a resposta que apresenta uma INVERDADE em relação às diretrizes que foram planejadas para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rede regular.
		
	
	É de responsabilidade do sistema educacional e das instituiçõesescolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
	
	A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar para recebê-los.
	 
	A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.
	
	O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado.
	
	A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201305096759)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação ao processo de aprendizagem dos alunos cegos e com baixa visão, muitas fantasias e conhecimentos fazem parte da representação dos professores. Marque (V) para as premissas verdadeiras e (F) para as ideias falsas.
( ) Os alunos com baixa visão ou cegos têm as mesmas potencialidades que os demais para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado, pois essa deficiência não afeta a cognição.
( ) A deficiência visual limita a capacidade de aprender do aluno cego, pois ele perde um importante sentido de orientação que é a visão. Sem ela, se torna efetivamente difícil se orientar no espaço e isso dificulta o raciocínio.
( ) Geralmente, os alunos cegos e com baixa visão têm necessidade de um ambiente estimulador, de mediadores, de materiais e propostas que explorem sua forma particular de percepção e contribuam para seu aprendizado, comunicação e socialização.
A ordem correta é:
		
	
	V V V
	
	V F F
	
	F F F
	
	F F V
	 
	V F V
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201305096878)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1854, por decreto imperial de D.Pedro II, foi fundada a primeira instituição educacional de cegos no Brasil: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Em 1891, a instituição foi renomeada como Instituto Benjamin Constant (IBC). Inicialmente, o enfoque assistencialista orientava a proposta desta instituição. Isso quer dizer que, no século XIX, o objetivo central do trabalho desenvolvido era:
		
	 
	o abrigo, o cuidado e a proteção do aluno.
	
	a profissionalização do aluno.
	
	a preparação para o mercado de trabalho.
	
	a formação para a cidadania.
	
	a inclusão social.

Outros materiais