Buscar

PROVA ONLINE MEIO AMBIENTE

Prévia do material em texto

O Art.225 da Constituição Federal impõe ao Poder Público definir espaços territoriais especialmente protegidos, em todas as unidades da Federação.
RESPOSTA: São denominados Unidades de Conservação (UCs) e possuem a finalidade de promover desenvolvimento sustentável, bem como a proteção da fauna, flora, recursos hídrico, animais em exitinção etc. de determinada área. Tais unidades são instituídas por ato do governo nas esferas federal, estadual e municipal e na esfera federal possui o Instituto Chico Mendes como gestor. 
Considerada como o marco inicial do direito ambiental brasileiro, o primeiro documento legal ambiental que disciplina de forma sistematizada 
RESPOSTA: Esta lei objetiva previnir os danos causados ao meio ambiente, é estabelecida para todo o território 
nacional com a ajuda do IBAMA E DO MMA, além do poder de polícia especializada.
Explique o que vem a ser o SISNAMA - Sistema Nacional de Meio Ambiente e qual a legislação ambiental que o constituiu? RESPOSTA: O SISNAMA é um orgão regulamentador e foi constituido pela lei 6.938/81 e tem como objetivo maior, o desenvolvimento sustentável, ou seja, o uso consciente dos recursos naturais a fim de que haja o crescimento econômico sem danos maiores ao meio ambiente.
A poluição visual ou estética está associada aos objetivos da política urbana, já que a paisagem urbana é sujeita ao controle do poder público municipal. RESPOSTA: Poluiçao visual ou estética é toda poluição causada por atributos visuas que venham a nos incomodar, causando assim extresse, desconforto entre outros, como exemplo de poluição visual ou estética temos: Banners, os lixos e entulhos jogados ao meio ambiente inapropriado, o tráfego de automotores, outdoors políticos e publicitários, as favelas , pichações entre outras.
O Principio do poluidor-pegador está previsto na politica nacional do meio ambiente. RESPOSTA: O principio do poluidor – pegador é toda pessoa física ou jurídica que ao cometer algum dano ao meio ambiente será responsabilizado pelo seu ato, é condenado a pagar multa ou sofrer sanções, independente de dolo ou culpa. Já o pagador é toda pessoa física ou jurídica que usufruiu de recursos ambientais para fins econômicos e ele é cobrado uma contribuição pelo uso desses recursos
Em nossa atual constituição federal há vários instrumentos relacionados à defesa do meio ambiente. Resposta: a ação popular é uma ação que objetiva os defender interesses coletivos, a proteção do meio ambiente sadio, uso comum do povo. Qualquer dado sofrido ao meio ambiente, é possível impetrar com ação popular conta quem aquele cometeu tal ato. Qualquer cidadão é legitimado a impetrar com a ação.
Maria da Silva constata que o condomínio ao lado de sua residência está despejando esgoto in natura na lagoa próxima a sua casa. Resposta: Ação Civil Pública, Lei 7.347/85. A Ação Civil Pública visa à proteção do meio ambiente conforme artigo 1°, inciso I da lei. A legitimidade ativa da associação está prevista no artigo 5°, inciso V.
Em relação às sanções penais cominadas a pessoas que tenham causado algum dano ambiental, existem penas restritivas de direitos. Cite três exemplos de penas restritivas de direitos que podem ser aplicadas nesse contexto. RESPOSTA: Elas podem ser: prestação de serviços à comunidade; interdição temporária de direitos; suspensão total ou parcial de atividades; prestação pecuniária ou recolhimento domiciliar.
Um dos instrumentos previstos pela PNMA, estabelecido através de resoluções CONAMA, são os padrões de qualidade ambiental. RESPOSTA: Um padrão de qualidade ambiental é um limite, definido por leis, normas ou resoluções, para as perturbações ambientais, em particular, da concentração de poluentes e resíduos, que determina a degradação máxima admissível do meio ambiente. O estabelecimento dos padrões de qualidade ambiental visa fundamentalmente o controle de substâncias potencialmente prejudiciais à saúde humana, (exemplo: padrões 
de qualidade da água, do ar, dos níveis de ruídos). A normativa brasileira, sobretudo as Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) fornece marcos legais para subsidiar o controle e monitoramento desses padrões referentes aos temas: ar, água, solo, biodiversidade entre outros.
O MPF (Ministério Público Federal) no Maranhão ajuizou ação civil pública pedindo a condenação do município de Santa Rita pela construção. RESPOSTA: Área de Preservação Permanente - APP: área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a 
função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. Constituídas por florestas e demais formas de vegetação natural, situadas ao longo de rios, cursos d¿água, lagoas, lagos, reservatórios naturais ou artificiais, nascentes e restingas, entre outras. Essas áreas têm a função ambiental de preservar recursos hídricos, paisagens, estabilidade geológica, biodiversidade e fluxo gênico (transferência de genes de uma população para outra) de fauna e flora, além de proteger o solo e assegurar o 
bem estar das populações humanas que vivem no local. 
As licenças ambientais mencionadas no artigo oitavo da Resolução CONAMA 237/97 podem ser de três tipos. 
Quais são eles? RESPOSTA: Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação.
A Lei 9795/1999, além de outras providências, dispõe sobre a Educação Ambiental. Como ela define o que é Educação Ambiental? RESPOSTA: É a conscientização de todos acerca dos processos pelos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores socias, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para aconservação do meio ambiente, essencial à boa qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Continue navegando