Buscar

PIM II

Prévia do material em texto

RESUMO
 
 Este estudo trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar II (PIM II), referente ao projeto de pesquisa realizado no primeiro bimestre do primeiro período do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão Comercial da Universidade Paulista – UNIP - realizado na cidade de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo na empresa BRF S.A., relativa às disciplinas Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Recursos materiais e patrimoniais e demonstra como é importante o conhecimento teórico-prático das disciplinas elencadas, pois faz-se necessário atualmente domínio do assunto para então aplicar o conhecimento adquirido em prol do bom desenvolvimento da empresa, sendo que tais disciplinas estão intrinsecamente ligadas em relação à sua utilização no dia a dia de qualquer empresa que queira prosperar e isso poderá ser visto ao longo deste projeto. 
 
 
Palavras chave: Economia e mercado, Recursos materiais e patrimoniais. 
Matemática Aplicada. 
 
 
 
ABSTRACT
 
 This study is an Integrated Multidisciplinary Project II (PIM II), referring to the research project carried out in the first two-month period of the Technological Undergraduate Course in Business Management of the University of São Paulo - UNIP - held in the city of São Bernardo do Campo , state of São Paulo at the company BRF SA, in the fields of Economics and Market, Applied Mathematics and Material and Property Resources, and demonstrates how important is the theoretical-practical knowledge of the disciplines listed, as it is currently necessary to master the subject and then apply the knowledge acquired in favor of the good development of the company, and such disciplines are intrinsically linked to their use in the day to day of any company that wants to prosper and this can be seen throughout this project.
Keywords: Economy and market, Material resources and patrimonial resources, Aplicated math.
 
SUMÁRIO
1. Introdução.............................................................................07 
2. Recursos Materiais e Patrimoniais...............................................................................08
3. Economia e Mercado.............................................................
4. Matemática Aplicada..............................................................
5. Considerações Finais.............................................................
6. Apêndice A.............................................................................
7. Referências Bibliográficas......................................................
 Introdução
 Visitamos e pesquisamos a empresa BRFS/A, em Jaguaré – SP em especial os setores responsáveis pelas áreas de Logística, Vendas, Recursos Humanos, Gerencia Comercial; onde pudemos conversar com os gestores de cada área identificando seus pontos fortes em Recursos Materiais e Patrimoniais, entendendo assim, os problemas que enfrentam no dia a dia referente Economia e Mercado, compreendendo também onde a Matemática Aplicada entra em uma gestão.
 A BRF S.A. é uma das maiores companhias de alimentos do mundo, tem uma posição consolidada através de um trabalho sério, baseado na qualidade de seus produtos e serviços, em constante processo de modernização.
 Seus produtos são comercializados em mais de 150 países, nos cinco continentes. Vale lembrar que a BRF é fruto da fusão entre Sadia e Perdigão, duas das principais empresas de alimentos do Brasil. 
 A BRF firmou sua excelência no segmento agroindustrial e na produção de
alimentos derivados de carnes suína, bovina, de frango e de peru, além de massas, margarinas e sobremesas. Nos últimos anos, a BRF se especializou, cada vez mais, na produção e distribuição de alimentos industrializados congelados e resfriados diferenciados. Uma das preocupações da companhia é desenvolver, constantemente, novos produtos.
 A BRF S.A. está no mercado com mais de 30 marcas em seu portfólio, entre elas, Sadia, Perdigão, Qualy, Paty, Dánica e Bocatti. Seus produtos são comercializados em mais de 150 países, nos cinco continentes. Mais de 100 mil funcionários trabalham na companhia, que mantém mais de 50 fábricas em oito países: Argentina, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Holanda, Malásia, Reino Unido, Tailândia e Turquia.
 Em 2016, a empresa comercializou mais de 4 milhões de toneladas de alimentos e realizou mais de 600 mil entregas mensais. Em todo o mundo, a companhia atende mais de 240 mil clientes e alimenta milhares de famílias. Mais de 13 mil produtores integrados trabalham diariamente no campo para fornecer a base dos alimentos produzidos pela companhia: aves e suínos.
 
RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
 Recursos Materiais e Patrimoniais é a área de conhecimento de uma empresa
onde se administra os elementos tangíveis e intangíveis para produtividade das organizações, pois são insumos e instrumentos que tornam possível o seu trabalho. 
 Sabendo de antemão que recurso é tudo aquilo que pode no futuro gerar algum tipo de riqueza, gerar recursos exige dos administradores um alto potencial para múltiplas tarefas de estratégia de uso de tais recursos, segundo inste teórico de Martins (2006, p.73) 
 "(...) prever, organizar, comandar, coordenar e controlar e um 
conceito que toda Empresa deve obter. Entendemos também que a administração compreende três campos básicos: pessoal, material e financeiro". Para entendermos melhor: “Um recurso é tudo aquilo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza, no sentido econômico do termo.” (MARTINS, 2006). 
 Os recursos podem ser de duas naturezas: material ou patrimonial. 
(BONAPARTE, 1998, p.45). 
 Recursos Materiais são componentes que uma empresa utiliza nos processos diários para a construção do seu produto final, matéria prima (material direto), material em processo e matéria indireto . 
 Para Ballou (2001, p. 249 apud RODRIGUES, 2010) “estoques são pilhas de matérias-primas, insumos, componentes, produtos em processo e produtos acabados que aparecem em numerosos pontos por todo s os canais logísticos e de produção da empresa”. 
Já segundo Daft (2007) o estoque é visto como o insumo disponível para o processo produtivo e sistematizado de todas as operações da organização “os produtos que a organização m antem em mãos para uso no processo d e produção até o ponto de venda dos produtos finais para os clientes”. 
 Para entendimento de tais estimativas, poderemos dizer ainda que estoque é toda forma de bens físicos e duráveis que atendem as necessidades operacionais 
de alguma organização imediatamente ou ao longo da cadeia de valor. 
 Estoque ainda poderá ser conceituado como toda armazenagem de materiais que serão usados em algum momento na empresa no pré, durante fabricação ou pós fabricação/produção de bens e serviços. 
 Para Moreira (1996, p. 463): entende -se categoricamente como estoque: 
Quaisquer quantidades de bens físicos que sejam conservados, de forma improdutiva, por algum intervalo de tempo; constituem estoques tanto os produtos acabados que aguardam venda ou despacho, como matérias-primas e componentes que aguardam utilização na produção. 
MATEMÁTICA APLICADA
 
 “A Matemática Financeira é um corpo de conhecimento que estuda a mudança de valor do dinheiro com o decurso de tempo; para isso cria modelos que permitem avaliar e comparar o valor do dinheiro em diversos pontos do tempo. ” 
(Puccini, 2007). 
 Em uma empresa, independente de qual seja seu ramo, tamanho ou capacidade, é necessário possuir alguns conhecimentosbásicos de matemática, sua utilização prática e como melhor aproveitá -la a favor de um desempenho favorável e significativo. 
 Moreira (1996) ainda acredita que funcionalmente o estoque determine os processos de fluxo de negócios, pois eles dimensionam o volume de entradas e saídas de suprimentos nas organizações.
 (...) haja vista o volume de saída dos produtos serem diferentes dos volumes de entrada, caso não houvessem os estoques esta relação seria prejudicada, ocasionando por vezes a falta de matéria -prima ou de produtos acabados para que as em presas possam dar continuidade as suas atividades. (MOREIRA, 1996, p.465). 
 
 Estoques ainda são os elementos preventores e paliativos de resposta às incertezas mercadológicas d os tantos ciclos produtivos das organizações modernas, pois segundo atesta Martins (2009) não se pode prever ao certo a quantidade e a data de utilização dos insumos e matérias primas armazenados, assim como as mercadorias fabricadas guardadas, assim sendo , o estoque e sua gestão é dimensionada a sempre deixar bens duráveis e não duráveis a disposição satisfatória do processo produtivo de uma organização.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Fazendo esse projeto integrado multidisciplinar uma proativa análise da pesquisa é possível se estar correlacionando dados coletados e aplicando -se a estes dados a ligação teórica -prática, pôde-se perceber que a empresa está bem inserida no mercado quando se fala de economia e mercado, pois é aplicado de forma correta todas as teorias administrativas relativas ao sistema econômico, demanda, oferta, equilíbrio de mercado, além de se analisar o impacto do “problema econômico”. 
 Todo administrador deve ter um embasamento matemático e utilizá -lo como ferramenta a favor de um desenvolvimento eficaz de seu negócio independentemente do ramo que estiver pleiteando, assim como associar esse conhecimento aos recursos necessários e seu desempenho no mercado de trabalho, principalmente nos dias atuais, onde há muitas possibilidades de comércio, se o gestor não for flexível e hábil para aliar e planejar seu financeiro, recursos e mercado, o que pode acontecer é a perda de competitividade, diminuição nos lucros ou encaminhamento da empresa à falência. 
 A partir das formas e situações descritas e vivenciadas, pode -se validar os conceitos teóricos ensinados pela Unip, capacitando os graduandos para aplicação do conteúdo ensinado e direcionando-os para o caminho correto de uma gestão, evitando os erros. 
APÊNDICE A - Declaração de Autenticidade de Pesquisa
DECLARAÇÃO DE AUTENTICIDADE DE PESQUISA
Eu, FULANO DE TAL, portador da cédula de identidade RG xxxxxxxxxxx (SSP estado) e
CPF xxxxxxxxxx, devidamente matriculada no CST em Gestão Comercial da Universidade Paulista UNIP, matrícula RA nº XXXXXX, declaro a quem possa interessar e para todos os fins de direito que:
a. Sou o(a) legítimo(a) autor(a) do trabalho de conclusão de bimestre – Projeto Integrado
Multidisciplinar PIM I (II, III, IV, V, VI, VII, VIII), cujo título é: XXXXXXXXXXXX.
b. Respeitei a legislação vigente de direitos autorais, em especial citando sempre as fontes que recorri para transcrever ou adaptar textos produzidos por terceiros.
Declaro-me ainda ciente que se for apurada a falsidade das declarações acima, o PIM será considerado nulo e o certificado de conclusão de curso/diploma emitido será cancelado, podendo a informação de cancelamento ser de conhecimento público.
Por ser verdade, firmo a presente declaração.
Cidade e data.
________________
FULANO DE TAL
Referências Bibliográficas
CAVALEIRO, Jean Carlos, apud, MARTINS, 2006. Recursos Materiais e 
Patrimoniais – UNIP Interativa. Editora Sol. São Paulo. 2011. 
DONEGÀ, Vanete Lopes. Economia e Mercado. UNIP Interativa. Editora Sol. São Paulo. 2011
ARNOLD, J. R. Tony. Administração de Materiais. Atlas,1999. 
BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial. Atlas,1993. 
CHIAVENATO, Adalberto. Iniciação a Administração de Materiais. Makron 
Books,1991.
DIAS, Mario Aosélio P. Administração de Materiais. Edição completa. Atlas,1997.
MARTINS, Petrônio Garcia e CAMPOS, P. Administração de Materiais e 
Recursos Patrimoniais. Saraiva,2000. 
NOGUEIRA, Elisberto e ANTUNES, Izildo. Administração de Materiais e de 
Produção. Érica,1998. 
NOVAES, Antônio Galvão N. e ALVARENGA, Antônio Carlos. Logística Aplicada. Suprimento e Distribuição Física. Pioneira, 1994

Continue navegando