Buscar

pesquisa Tarsila do Amaral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Colégio Montessori
Nathan Evangelista da Silva Barbosa - pré 2
Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral foi uma grande pintora e desenhista brasileira com fama no Brasil e no exterior. Nascida em uma família rica e tradicional do interior de São Paulo teve acesso a boas escolas além de concluir seus estudos na Europa. Aprendeu piano e outras línguas, incluindo o francês. Tarsila nasceu em 1º de setembro de 1886 e passou sua infância em meio à natureza na fazenda da família no município de Capivari em São Paulo. Em 1901 matricula-se no colégio Sion onde pinta seu primeiro quadro – Sagrado coração de Jesus.
Curiosidades
Começou a aprender pintura em 1917, com Pedro Alexandrino Borges. Em 1920, viaja a Paris e frequenta a Academia Julian e também estudou na Academia de Émile Renard.
"Abaporu" foi o quadro brasileiro de maior valor vendido até hoje. Seu preço alcançou US$1.500.000, e foi comprado pelo banqueiro argentino Eduardo Costantini.
A primeira exposição individual de Tarsila do Amaral aconteceu em 1926, em Paris. A artista exibiu 17 telas na galeria Percier, a maior parte delas da sua fase "pau-brasil", inspiradas por uma viagem feita ao interior de Minas Gerais.
Em 1929, a artista expôs 35 quadros no Palace Hotel, no Rio de Janeiro. Foi a primeira exposição de Tarsila do Amaral no Brasil.
Considerada a pintora mais representativa da primeira fase do Modernismo no Brasil, Tarsila recebeu o Prêmio de Pintura Nacional na I Bienal de São Paulo, em 1951.
Tarsila gostava muito de anotar novas receitas detalhadamente, porém nunca chegava a fazê-las. 
A tela "O Pescador" foi vendida ao governo russo durante sua estada por lá em 1931. O dinheiro obtido teve de ser gasto no próprio país, uma vez que não podia ser convertido em outra moeda.
Tarsila possuía um dos melhores acervos pessoais do Brasil com obras de Léger, Picasso, De Chirico, Delaunay, Modigliani, Gleizes, Lhote, Ingres e também dos brasileiros Almeida Junior, Anita Malfatti, Lasar Segall, entre outros.
 Operários , 1933.

Continue navegando