Buscar

1.RELATORIO DE ESTAGIO I (1)

Prévia do material em texto

MARIA DA GLORIA ANDRADE NASCIMENTO-RA 2328717103
RELATORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
PORTO SEGURO – BAHIA
2018
RELATORIO: ESTÁGIO SUPERVISONADO I
MARIA DA GLORIA ANDRADE NASCIMENTO
 RA 2328717203
O RELATÓRIO APRESENTADO AO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA- CEAD DA UNIVERSIDADE – UNIDERP COMO REQUISITO OBRIGATÓRIO PARA SUPRIMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONAO I
PORTO SEGURO – BA
2018
 SUMÁRIO:
1.	IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇAO .......................................................4
2.	INTRODUÇÃO .........................................................................................5
3.	DESENVOLVIMENTO .............................................................................6
3.1 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DURANTE ................................................7
4.	CONSIDERAÇOES FINAIS......................................................................8
5. BIBLIOGRAFIA..........................................................................................9
 
1-IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO:
Nome do Estagiário: Maria da gloria Andrade Nascimento
Curso: Serviço Social
Telefone: (73) 99760160
E- mail: mariagloria46@yahoo.com
Nível do estágio supervisionado: Estágio supervisionado I
Local do Estágio: Instituto Mãe Terra
Endereço: Rua Antonio Osório Batista, nº 103- 1ºAndar 
Nome do Supervisor Acadêmico: Tatiana Santana Barreto Souza
CRESS 9468/5ª
Nome do Supervisor de Campo: Evanelucia Goes De Souza Porto
CRESS 014551/5ª
 
 
 
2-INTRODUÇÃO
 O atual estágio visa fazer uma reflexão critica sobre novos desafios numa perspectiva ampla visando uma pratica consciente e eficaz para uma formação de qualificação profissional, que se depara com vários desafios reconhecendo os fatores pela demanda de atuar na questão social brasileira.
 A Instituição tem parceiros como a VERACEL CELULOSE S.A, SECULT/BA, e ITAÚ SOCIAL / COMDICA DE PORTO SEGURO.
 A finalidade deste relatório e promover o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental de comunidades rurais, periféricas e tradicionais, trazendo pra essas famílias carentes uma condição de vida de transformar a população de forma que facilite contribuir com a formação de buscar formas de diminuir a desigualdade social dessas famílias de situação de pobreza.
 O estágio tem como referência a Lei 8.662/1993, que regulamenta a profissão; o Código de Ética Profissional de 1993, com seus onze princípios indicando o rumo ético-político a serem seguidos pela categoria profissional, assim como os conhecimentos a serem buscados; a resolução CFESS/CRESS nº 533/2008, que regulamenta a Supervisão Direta de Estágio em Serviço Social e a PNE – Política Nacional de Estágio instituída pela ABEPSS no ano de 2010.
 3 – DESENVOLVIMENTO
O instituto Mãe Terra e uma associação de para o desenvolvimento territorial estão estruturadas projetos e programas, são realizadas em áreas rurais, periféricas, escolas de redes publicas, com intuito de ajudar famílias e crianças carentes tendo apoio do Itaú social, veracel celulose, condica prefeitura de porto seguro e Governo da Bahia. Temos os projetos que são: Filhos da Terra um despertar para a educação cidadão, Filhos da Terra núcleo indígenas de iniciação esportiva e inclusão social.
O projeto Filhos da Terra um desperta para a educação cidadão:
O objetivo geral desse projeto e a diminuição da vulnerabilidade e risco social de crianças de 6 a 11 anos da rede publica de ensino do município de Porto Seguro-BA. Onde acontece nas escolas contaçoes de historia, vernissage e baile do futuro, onde realiza oficinas de socioprodutivas com as mães fazendo um reaproveitamento de matérias recicláveis como caixa de leite, retalhos. Para os filhos tem a oficina de socioeducativos com que as crianças fazem oficinas de arte, contaçao de historias com fadas, fabricações de bonecos, estimulando a criatividades dessas pessoas carentes.
O projeto filhos da terra núcleo indígenas de iniciação esportiva e inclusão social 
O objetivo geral desse projeto e o atendimento de crianças e adolescentes de idades de 7 a 17 anos das aldeias indígenas de Porto Seguro e Arraial D Ajuda, participam de atividades de como futebol e atletismo indígena, associado a modalidades tradicionais indígenas arco e flecha, visando o desenvolvimento integral a melhoria da qualidade de vida, a convivência familiar e comunitária para a valorização da cultura e da vida da população alvo, onde tem o apoio da SUDESB/BA
3.1- RELATÓRIOS DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO I
 Nesse primeiro estágio as atividades observadas nesse período que iniciei no dia 23/03/2018 e finalizei no dia 01/06/2018 foram diversificados. Na primeira semana, foram realizadas algumas visitas às escolas para a realização do Projeto Filhos da Terra, onde foram realizadas algumas Oficinas sócias produtivas para as mães onde usaram a criatividade de produzir objetos decorativos com reaproveitamento de garrafas pets e caixa de leite e retalho. Para as crianças tinha oficina sócio educativo onde participaram de contaçao de historia, jogos de matemática. Também acompanhei o desenvolvimento do Instituto Mãe Terra juntamente com a Assistente Social e outros funcionários. 
 Durante as demais semanas, houve outros trabalhos tanto dentro quanto externo, onde presenciei reuniões para o planejamento dos próximos projetos. Também tive a oportunidade de observar os procedimentos dos atendimentos às aldeias, escolas e vilas. Participei de uma reunião junto com a coordenadora e a Psicóloga para discutimos o planejamento dos projetos a serem efetuados. No encerramento das oficinas teve palestra com a psicóloga onde ela fez uma experiência com as mães explicando como lidar com os filhos que ta sendo hj sérios problemas de filhos com as famílias, onde cada mãe falou um depoimento para seus filhos, onde se emocionaram muito com a homenagem. Enquanto os filhos estavam dentro de um ônibus com as fadas contando historia, desenhando,brincando e tirando fotos com as fadas
4- CONSIDERACÕES FINAIS 
 O estágio supervisionado I e de fundamental importância para o nosso futuro, promovendo nosso conhecimento a partir da experiência teórico metodológico, que vivenciada na instituição e nas comunidades onde a profissional de serviço social enfrenta muitas situações de vulnerabilidade, visando atender pessoas de diversos públicos para as necessidades básicas.
 Além disso, os estágios supervisionados juntamente com as observações no qual a instituição proporciona o equivalente serviço, com pretensão de compreender o processo das demandas e os desafios levantados a partir dos enfrentamentos das experiências diárias. 
 Portanto a teoria e observação foram de suma importância nesta etapa, pois possibilitou ao acadêmico identificar as vivencias e desafios das demandas realizadas na instituição, levando-o adquirir conhecimentos para aperfeiçoar a capacitação da aprendizagem para a prática do cotidiano no enfrentamento das demandas apresentadas.
 A realização do estágio me proporcionou um conhecimento bastante satisfatório e de muita qualidade para a minha carreira profissional.
 
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
 https://www.maeterra.org.br/
https://www.facebook.com/maeterra.org.br
 http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP2011_CFESS.pdf
Maria Da Gloria Andrade Nascimento RA 2328717203
DIAGNOSTICO INSTITUCIONAL
PORTO SEGURO – BA
2018
Maria Da Gloria Andrade Nascimento RA 2328717203
DIAGNOSTICO INSTITUCIONAL
Diagnostico Institucional apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimentoda disciplina de Estagio Supervisionado I
PORTO SEGURO – BA
2018
 SUMARIO 
1.DIAGNOSTICO INSTITUCIONAL................................................................. 03
1.1 Identificações do campo..............................................................................04
1.2 Identificação do Supervisor de Campo ......................................................05
1.3 Descrições Gerais do Campo......................................................................06
1.4 Serviço Social na Instituicao.........................................................................07
1.5 Considerações Parciais Sobre o Diagnostico Institucional..........................08
1.DIAGNOSTICO INSTITUCIONAL
 Identificação do campo: 
 Nome da Organização: Instituto Mãe Terra 
 
 ENDERECO: Rua Antonio Osório Batista n° 103 centro 1ª Andar 
 
TELEFONE (73) 32685447
 E-MAIL: diretoria@maeterra.org.br
 Identificação do Supervisor (a) de Campo: 
Nome da Supervisora: Evanelucia Goes de Souza Porto 
N do CRESS: 014551/5ª
E-mail: evaneluciaporto@hotmail.com
Descrição Geral do campo
-Histórico da Instituição:
 O Instituto Mãe Terra é uma associação civil sem fins econômicos, fundada em out/2006, reconhecida como de utilidade pública municipal e estadual, que tem por finalidade principal o exercício de mútua colaboração entre os seus associados, visando à prestação, pela entidade, de quaisquer serviços que possam contribuir para a promoção do desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental de comunidades rurais, periféricas e tradicionais, através do apoio às suas organizações, práticas e estratégias sociais que busquem soluções sustentáveis de melhoria das condições de vida de seus territórios, na perspectiva do empoderamento comunitário e formação para autonomia, em consonância com a preservação do patrimônio natural, histórico, social e cultural da região.
Finalidade:
Posicionar-se no terceiro setor com uma referencia em elaboração, gestão, monitoramento e avaliação de programas ,projetos e ações voltadas ao desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental de comunidades rurais, periféricas e tradicionais, na perspectiva do emponderamento comunitário e formação para a autonomia 
-Objetivos:
 Promover o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental de comunidades rurais, periféricas e tradicionais, através do apoio às suas organizações, práticas e estratégias sociais que busquem soluções sustentáveis de melhoria das condições de vida de seus territórios, na perspectiva do emponderamento comunitário e formação para autonomia.
-Demandas atendidas pela instituição:
O instituto Mãe terra atende a população em situação de vulnerabilidade em comunidades rurais, periférica, escolas estabelecendo o conhecimento relacionados a política publica consideradas ações para sustentabilidade dos programas e projetos para o fortalecimento do Instituto Mãe terra.
Principais Características da População Atendida pela Instituição:
- Atua fortemente na assessoria técnica às pequenas associações rurais e associações representativas indígenas, regularizando-as juridicamente e fomentando nas próprias localidades e territórios, a criação de estratégias de sobrevivência familiares e a diversificação de modos de vida e iniciativas que gerem impactos significativos na melhoria das condições de vida das populações, ampliando suas perspectivas de garantir sua reprodução social e econômica. Destaca-se o apoio que o IMT dá às outras ONG’s na execução físico-financeira de seus projetos, auxiliando-as na gestão orçamentária de planos de trabalho e no gerenciamento de seus sistemas de medição de desempenho/impacto, disseminando o uso de metodologias participativas, fortalecendo ainda mais o ideal de gestão compartilhada de ações.
 
-Estrutura e funcionamento da organização:
O Instituto Mãe Terra e composto por: 1 sala do presidente , 1 sala da coordenação , 1 sala de finanças, 3 banheiros , 1 sala de reunião, 1 sala do administrador e 1 cozinha americana
 
-Recursos Humanos, financeiros e outros necessários para alcance dos objetivos da Instituição:
A instituição atende de segunda-feira a sexta-feira das 08:00 as 17:00, onde os profissionais são: presidente, 01- Diretor executivo, 01 Gestor de pessoas, 01- Auxiliar de finanças ,01- Auxiliar de comunicação,01- Auxiliar administrativo, 02 assistente social ,01- Professor de Educação física, 01- Coordenador técnico,01-Auxiliar de Serviços Gerais , 04- Estagiários ,01 psicólogos,01-Coordenado Pedagógico, 01- Suporte técnico ,01 Suporte executivo e 01- Coordenador executivo.
Quantos aos recursos financeiros são mantidos por apoiadores dos projetos da instituição, tem como: VERACEL, S,A, SECULT/BA, ITAU SOCIAL, COMDICA DE PORTO SEGURO.
,
-Parcerias e relação interinstitucionais: 
Em cada linha de atuação há parceiros institucionais, neste momento contamos com Veracel celulose, SENAC, FNSL, FCMBA, Prefeitura Municipal de Porto Seguro, COMDICA, COMETI e Governo do Estado da Bahia.
Serviço Social na Instituição:
Apresenta como gestão de projetos, parecer técnico, atendimento e apoio as crianças, índios, comunidades rurais, periféricas e tadicionais.
- População atendida:
Crianças, jovens, e adultos das comunidades rurais, periféricas e tradicionais.
Público alvo:
 crianças e adolescentes do ensino público municipal; 
Atendimento:
A instituição atende 300 usuários, com faixa etária entre 6 a 65 anos. .
- Objetivo do Serviço Social na Instituição:
Garantir os direitos do publico atendido nas comunidades indígenas, rurais e urbanas e acompanhar as famílias em situação de vulnerabilidade, apontando os encaminhamentos para a Rede SUAS municipal.
- Conhecimentos específicos necessários para o desenvolvimento da prática Profissional na Instituição:
 Ter noção sobre o SUAS e suas diretrizes, e principalmente sobre o trabalho infantil, fundamentos éticos, teóricos, e metodológicos do trabalho social.
- Demandas do Serviço Social:
São as imposições ou exigência feitas aos profissionais pela sociedade, tem que esta sempre atento as novas mudanças.
Recursos financeiros/materiais para o Serviço Social:
Todo o possível para que o assistente social venha realizar de forma eficaz e técnico o seu trabalho de forma a avaliar produzir e gerenciar os projetos em ações. 
- Instrumental técnico utilizado pelo serviço Social: visitas domiciliares, reuniões, Entrevistas, entre outros:
- Entrevista as famílias participantes; 
- Visitas comunitárias; 
- reuniões semanais.
 - acompanhamento social
 - relatórios.
-Desafios e perspectivas para o Serviço Social na Instituição:
 O principal desafio e promover o desenvolvimento social a diminuição da vulnerabilidade e risco social. Perspectiva social: o seu foco de atuação surge da emergência da questão social e direciona ao desenvolvimento, por meio de Políticas Públicas que visam à preservação defesa e ampliação dos direitos para que o próprio não seja violado, justiça social.
Considerações parciais sobre o diagnostico institucional. 
 Este relatório teve por objetivo mostrar por meio de fundamentação teórica e análise dos dados coletados da instituição Mãe Terra especializado a atuação do profissional de Serviço Social na instituição, mostrando os atendimentos as áreas rurais e urbanas, escolas publicas e aldeias com crianças de faixa etária de 06 a 11anos que foram matriculadas para esse projeto. Essa pesquisa serviu como conhecimento da pratica do Assistente Social na proteção dos direitos dos usuários. Assim sendo tive a oportunidade de observar se há identificação com a área, no emocionante aos instrumentos utilizados em especial o atendimento e o psicossocial, destacando ainda que e de suma importância como forma de analise e proposições de ações a seremrealizadas.
. 
CURSO: SERVICO SOCIAL.
Maria Da Gloria Andrade Nascimento RA 2328717203
DIAGNOSTICO SOCIAL
 PORTO SEGURO – BA
2018
CURSO: SERVICO SOCIAL
Maria Da Gloria Andrade Nascimento RA2328717203
DIAGNOSTICO SOCIAL
Diagnostico Social, apresentado ao curso de Serviço Social do Centro de Educação a distancia- CEAD da Universidade – Anhanguera educacional como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de estagio supervisionado I
PORTO SEGURO – BA 
2018
SUMARIO
DIAGNOSTICO SOCIAL....................................................03
IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO...................................04
IDENTIFICAÇÃO DO SUPERVISOR DE CAMPO.........05
DESCRIÇÃO DO CAMPO.........................................06
TABULAÇÃO DOS DADOS......................................07
CONSIDERAÇÕES PARCIAIS SOBRE O DIAGNOSTICO SOCIAL...................................................................08
CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................09
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA.........................................10
DIAGNOSTICO SOCIAL
IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO:
Nome da organização: Instituto Mãe Terra
Endereço rua: Antonio Osório Batista nº 103 1 ª andar 
Telefone: (73) 3268-5447
E-mail: ong.int@gmail.com
IDENTIFICAÇÃO DO SUPERVISOR DE CAMPO:
Assistente Social: Evanelucia Goes de Souza Porto
N:CRESS: 014551/5ª / 5ª região 
E-mail:Evaneluciaporto@hotmail.com
DESCRIÇÃO DO CAMPO
O Instituto Mãe Terra localizado em Porto Seguro – BA na rua Antonio Osório Batista, numero 103 1º andar centro, é uma associação civil sem fins econômicos, que visa o atendimento de crianças, jovens , adultos e indígenas visando contribuir para o desenvolvimento social, econômico cultural, e ambiental de comunidades rurais, periféricas e tradicionais que necessitam de alguma interversão, esse trabalho se torna possível através de organizações, práticas e estratégias sociais que busquem soluções sustentáveis de melhoria de condições de vida de seus territórios, na perspectiva do empodeiramento e formação para autonomia, em consonância com a preservação do patrimônio natural, social e cultural da região, para isso ser possível a instituição conta com o trabalho profissional, de administrador, assistente social e psicóloga . 
 1.4 TABULAÇÃO DOS DADOS
Foi realizada nas escolas, uma entrevista com os responsáveis das crianças que estão sendo diagnosticados que fazem parte do projeto Filhos da Terra, o questionário possui perguntas baseadas a realidade a ser trabalhada. 
Para verificar a quantidade de questões respondidas iguais, foi realizada uma tabulação somatória, conforme descrito a seguir.
Pergunta1: Pergunta 2 
	a
	3
		b
	2
	b
	1
	c
	-
	d
	1
b
	-
	
	
	
	
	
	
 
	b
	2
	c
	-
	
	
	
	
 Pergunta 3 Pergunta 4 
		a
	2
	b
	1
	c
	-
	d
	1
A
	4
	 B
	-
	
	
	
	
	b
	2
	b
	1
	c
	-
	d
	1
 
 
 pergunta 5 pergunta 6 
	b
	2
	b
	1
	c
	-
	d
	1
	a
	2
	b
	1
	c
	-
	d
	1
 
Pergunta 7 pergunta 8 
	a
	2
	b
	1
	c
	-
	d
	1
	
	
	
	
	
	
	
	
 
 
Pergunta 9 pergunta 10 
	a
	2
	b
	1
	c
	-
	d
	1
	a
	2
	b
	1
	c
	-
	d
	1
 
 
Pergunta 11 Pergunta 12
		b
	2
	b
	1
	c
	-
	d
	1
b
	2
	b
	1
	c
	-
	d
	1
	b
	2
	b
	1
	c
	-
	d
	1
 
Pergunta 13 
	b
	2
	b
	1
	c
	-
	d
	1
 
CONSIDERAÇÕES PARCIAIS SOBRE O DIAGNOSTICO SOCIAL
 O diagnostico social tem como objetivo conhecer o publico atendido pela instituição Mãe Terra através das informações dos questionários, levantando informações acerca da realidade social dos usuários, verificando a atual situação das famílias, onde fizemos uma entrevista com os responsáveis das crianças.
Na pesquisa notamos qu mães cursaram ate a 4ª serie do ensino fundamental, entre 4 a 5 pessoas que residem na mesma casa, sendo que muitas famílias moram em casa próprias, onde possui rede elétrica, água encanada. A renda familiar dessas pessoas entrevistadas foram de 1 ou 2 salários mínimos sendo que 1 a 2 pessoas trabalham dentro de casa recebendo bolsa família que da pra para o sustento familiar
2- CONSIDERAÇÕES FINAIS 
O estagio tem a intenção de favorecer condições de reflexões sobre a pratica profissional tendo uma visão critico analítico das dificuldades que acontece nas relações sociais existentes no campo de estagio, levando em consideração os desafios a serem enfrentados no cotidiano do assistente social.
No meu primeiro estagio posso dizer que através das observações nas visitas de escolas publicas aldeias e vilas onde pude notar as necessidades de famílias carentes, pois tenho a oportunidade de vivenciar diretamente com a minha supervisora de campo, posso enriquecer as minhas teorias apreendidas em sala de aula através da pratica que se faz muito importante para a minha formação completa.

Continue navegando