Buscar

tcc projeto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GOSTO PELA LEITURA
Luzia Jovinski Lazaroto RU 214383
RESUMO
 Toda pessoa precisa ler para buscar dados independente da hora ou lugar, pois para entender instruções de jogos, regras de uso de um equipamento, receita de um bolo, documentos para um edital de concurso, etc. Busca-se todo instante saber do que se trata o mundo para continuarmos lendo ou teremos interesse naquele assunto. Com isso o objetivo desta pesquisa é instruir para sermos bons leitores. Contudo a metodologia escolhida será a prática escolar, que sempre formará cidadãos críticos e agentes que mudam a maneira como ler um livro. Para isso buscarei informações de professores e pessoas envolvidas com livros em seu cotidiano, dados retirados da internet e biblioteca. Depois da pesquisa concluída farei esta chegar às escolas como apostila.
PALAVRAS- CHAVES: Compreensão; gosto; leitura; saber .
INTRODUÇÃO
Neste projeto apresentara-se um pouco sobre a leitura e literatura como conhecimentos específicos e expostos para todas as pessoas, mas com o acesso dificultado e ou precário ou pequena consciência em relação ao ler. Esta pesquisa tentará contribuir para um novo olhar para a leitura e como direcionar escolhas de livros para alunos, melhorando assim a cultura literária de todos os envolvidos.
REFERENCIAL TEÓRICO
 A fundamentação teórica está baseada nos livros do autor Monteiro Lobato, mas especialmente os da literatura infantil. Partindo do foco que quanto mais cedo aprendemos mais coisas e situações mudaremos. E para adultos o livro de Isabel Solé - Estratégias de Leitura da editora Artmed ensinando os objetivos de leitura e cada tipo específico de leitura.
Detalhando os livros escolhidos para educação infantil: A Chave do Tamanho; Caçadas de Pedrinho ; Emília no País da Gramática; Reinações de Narizinho; Aritmética da Emília; Viagem ao Céu; Serões de Dona Benta; O Saci e A Reforma da Natureza; 
Monteiro Lobato nasceu na cidade de Taubaté em 18 de abriu de 1882, formado em Direito, atuou como promotor público até virar fazendeiro, foi um grande tradutor, escritor, contista e ensaísta. Sua criação mais conhecida foi o sítio do Pica-Pau Amarelo. Faleceu em quatro de julho de 1948.
Todos são direcionados a educação infantil por se tratar de um estilo de escrita simples onde a oralidade e fantasia estão lado a lado. Como dava importância às crianças conferia a infância em lugar de destaque criando espaços mágicos como por exemplo em Sítio do Pica-Pau Amarelo que se tornou um filme televisivo. O autor Monteiro Lobato foi escolhido pela forma que utiliza em seus livros de literatura infantil a trama de várias cenas e aventuras misturando realidade e fantasia despertando nas crianças a curiosidade e imaginação, com isso elas trazem para o dia-a-dia e poderão mudar o mundo. 
Isabel Solé é uma professora e pesquisadora da Universidade de Barcelona. Seu ensino esta relacionada à psicologia educacional. Seus trabalhos de pesquisa lidam com processos educacionais de crianças. Ela está interessada principalmente no tema da alfabetização acadêmica que está relacionado com o ensino e a aprendizagem da leitura, escrita e avaliação.
O livro escrito por Isabel Solé aborda diferentes formas de trabalhar com o ensino da leitura. Seu propósito principal é promover nos alunos a utilização de estratégias que permitam interpretar e compreender de forma autônoma os textos lidos. Enfatizando sempre que o ato de ler é um processo complexo, a autora, utilizando um texto simples e agradável de ser lido, explicita-o dentro de uma perspectiva construtivista da aprendizagem.
Segundo Pinheiro (1994): “A direção do processo de leitura é, pois, da letra ao som e a do processo de escrita é do som para letra. Para a decodificação impõe-se o domínio de regras de correspondência grafema-fonema e, para a codificação, o conhecimento de regras de correspondência fonema-grafema. As regras de decodificação para a leitura e as de codificação para a escrita são diferentes em natureza e número, o que dá origem à outra diferença básica entre a leitura e a escrita”.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
 Material: 
 Foram utilizados nesta pesquisa caderno, caneta, computador, celular e carro para transporte, casinha da leitura da escola visitada (tipo casinha de boneca) e cantinho de leitura de sala de aula, planejamento escolar.
 Métodos: 
 Para obter informações foi necessário ir até à Escola Rural Municipal Luiz Segundo Fiorese , localizada na Rua Antonio Fiorese nº 20 , no bairro Mina de Ferro em Rio Branco do Sul, conversar com a diretora e professores da educação infantil e fundamental . 
PESQUISA EMPÍRICA
 Conversando com pessoas idosas chega a conclusão que neste mundo o nosso passado familiar está a todo momento relacionado com o presente , em uma brincadeira antiga que passa de geração mamãe diz: No meu tempo eu jogava desse jeito agora mudou tudo esta mais moderno, mas mesmo assim não se perde a raiz do jogo. Vai comprar uma roupa, vem outro comentário: Antigamente não podia usar este estilo, você parece uma piriguete.
 Resultados:
 Na leitura de livros e também para desenvolver o gosto por ler precisa-se escutar muito os mais velhos, pois a sabedoria deles também é transmita. Primeiro começa em casa com a Vovó lendo uma receita e depois passa para a leitura da Bíblia e assim segue. Na escola o professor ao ler um texto que foi criado pelo aluno, ele tem que ler de forma correta, mesmo que haja erros, para que não ocorra constrangimento. O ideal é que o professor motive a criança a corrigir os seus próprios erros, ou seja, incentive a autocorreção e autocrítica.. Também é necessário que o professor faça um levantamento das dificuldades apresentadas pelos alunos, utilizando as diversas metodologias disponíveis tais como: textos livres, contagem de histórias ou outras atividades que considerem necessárias. Com essas atividades ele poderá descobrir os elementos que apontam as reais dificuldades e facilidades dos alunos no aprendizado da leitura. Para incentivar utiliza-se na escola muito a confecção de livros pelos próprios alunos começando pelo ensino infantil de maneira apenas ilustrada depois chega aos maiores do ensino fundamental com textos produzidos por eles. Por fim na idade adulta as pessoas devem procurar a biblioteca pública ou internet.
 Discussões :
 Nem todas crianças dispõem das mesmas idéias e experiências prévias em relação à leitura. Tais idéias nascem da reflexão sobre a experiência. Em muitos lares não se lêem jornais, livros ou revistas; não se escreve; não se lêem contos a todas as crianças. De qualquer forma, a cultura escrita requer maior informação do que a que habitualmente é oferecida em casa, somente na escola isso se oferece. Na maioria das casas de campo que é caso específico da Escola Rural Municipal Luiz Segundo Fiorese, as famílias são lavradoras e não possuem acesso a internet, nem ao museu, nem a biblioteca municipal, por falta de incentivo de seus descendentes. Mas na atualidade os alunos estão cada vez mais mudando esse conceito.
7. CONCLUSÃO
 
 A leitura é uma das formas mais abstratas de estudo. Ela implica captar e interpretar significativamente símbolos verbais impressos. Nesta pesquisa conclui-se que todo saber vem de uma maneira ou de outra da leitura, pois quando vemos algo logo já tiramos uma foto daquilo que é registrado em nossa memória, ficando um ser critico ou culto em relação àquilo. Com a leitura teremos mais conhecimento, recreação, informação e acima de tudo seremos cidadãos que poderão mudar o mundo. Se desde cedo o bebê escutar e olhar sua mãe lendo um livro, na escola os professores utilizarem muitos livros em suas aulas, com certeza na fase adulta este lerá e terá gosto em ler livros. Embora o saber pareça naturalmente lógico e verdadeiro em sua mente, esse saber foi cuidadosamente lá inserido segundo o conceito da sua época.
Claro que além da família e da escola todos são responsáveis porescolher um livro adequadamente a fase da criança e ler pra ela, mostrando que mesmo com tantos eletrônicos mais atrativos o livro com a literatura nacional pode levá-los ao um mundo mágico e maravilhoso.
De acordo com Sandroni & Machado (1998, p.23) “o equilíbrio de um programa de leitura depende muito mais do bom senso e da habilidade do professor que de uma hipotética e inexistente classe homogênea”.
 
8. Referências
TANIA, Para que vou ler,os objetivos da leitura; Um aperitivo do conteúdo da obra: SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6 ed. Porto Alegre: Art Med, 1998. Disponível em: http://leitorvelhonavegador.blogspot.com.br/2009/10/para-que-vou-ler-os-objetivos-da.html, acesso em 18 de Novembro de 2016.
Portal Brasil, Projeto escolar incentiva o gosto pela leitura. Disponível em http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/09/projeto-escolar-incentiva-o-habito-e-gosto-pela-leitura, acesso em 15 de Novembro de 2016.
Brasil Escola, Meu artigo, Por Eline, A importância da literatura infantil para a criança. .Disponível em http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-literatura-infantil-para-desenvolvimento.htm, acesso em 17 de Novembro de 2016.
Portal Educação, Google Analytics. Disponível em: whttp://www.portaleducacao.com.br/informatica/artigos/48358/google-analytics>. Acesso em 17 de Novembro de 201
Suas pesquisa.com, Obras de Monteiro Lobato, Disponível em: http://www.suapesquisa.com/biografias/obras_monteiro_lobato.htm, acesso em 19 de Novembro de 2016.

Continue navegando