A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
23 pág.
Glossario de termos em microbiologia

Pré-visualização | Página 2 de 10

Utilização de organismos vivos para a realização de processos químicos definidos, visando a aplicação industrial.
Bolores limosos Microrganismos eucarióticos não fototróficos que não apresentam parede celular e que se agregam formando estruturas de frutificação (células de bolores limosos) ou massas simples de protoplasma (bolores limosos acelulares).
Bolores Fungos filamentosos
Botulismo Intoxicação alimentar devido à ingestão de alimentos contaminados com a toxina botulínica, produzida por Clostridium botulinun.
Camada limosa Massa difusa de fibras poliméricas que envolve as células, com aspecto frouxo, fracamente associado à célula.
Camada S Revestimento paracristalino observado externamente à parede, composto por proteínas ou glicoproteínas, encontrado em muitos procariotos.
Capsídeo Revestimento protéico de vírus.
Capsômero Cada subunidade protéica que compõe o capsídeo viral.
Cápsula Camada densa, bem definida, de natureza polissacarídica ou protéica, que envolve a célula.
Carcinogênico Qualquer substância que promove a iniciação da formação de um tumor. Freqüentemente é um agente mutagênico.
Carga viral Número de cópias de um genoma viral presente em um tecido infectado; permite uma avaliação quantitativa do número de vírus presentes em um hospedeiro.
Cárie dental Destruição dental resultante de uma infecção bacteriana.
Catabolismo Processos bioquímicos envolvidos na degradação de compostos orgânicos ou inorgânicos, geralmente levando à produção de energia.
Catalisador Substância que promove a ocorrência de uma reação química, sem sofrer modificações ao final do processo.
Catálise Aumento na velocidade de uma reação química.
Célula A unidade fundamental da vida.
Células CD4 Células T auxiliadoras (helper). Estas células são infectadas pelo HIV.
Célula de memória Linfócito B diferencial, capaz de rápida conversão a plasmócito secretor de anticorpos quando estimulada por um antígeno.
Célula gram-negativa Célula procariótica, cuja parede celular contém uma pequena quantidade de peptideoglicano, mas que apresenta uma membrana externa composta por lipopolissacarídeo, lipoproteínas e outras moléculas complexas.
Célula gram-positiva Célula procariótica, cuja parede celular é essencialmente composta por peptideoglicano, não apresentando uma membrana externa, como as células gram-negativas.
Célula T Linfócito responsável por interações celulares do tipo antígeno-específicas. As células T podem ser divididas em subconjuntos funcionais incluindo as céulas T do tipo TC (citotóxicas) e TA (auxiliadoras). As células TA são ainda subdivididas em TA1 (inflamatórias) e TA2 (células auxiliadoras), que auxiliam as células B na formação dos anticorpos.
Chaperona molecular Proteína que auxilia no dobramento ou redobramento correto de proteínas.
Cianobactéria Organismo procariótico fototrófico, oxigênico, contendo clorofila a e ficobilinas.
Ciclo de Calvin Via bioquímica de fixação de CO2 realizada por vários organismos autotróficos.
Ciclo do ácido cítrico Série cíclica de reações que resultam na conversão do acetato a CO2 e NADH. Também denominado ciclo dos ácidos tricarboxílicos ou ciclo de Krebs.
Ciclo lisogênico Série de etapas em que, após uma infecção viral, chega-se a um estado genético (lisogenia) onde o genoma viral é replicado, como um profago, juntamente com o genoma da célula hospedeira.
Ciclo lítico Série de etapas em que, após a infecção, o vírus sofre replicação e a célula hospedeira é destruída (lisada).
Cida Sufixo que indica ser letal, que mata.
Cílios Estruturas curtas, filamentosas, que quando batem em conjunto promovem o deslocamento celular.
Cisto Forma de latência desenvolvida por algumas bactérias e protozoários, onde a célula toda é revestida por uma camada protetora; diferente de esporo.
Citocina Modulador solúvel de resposta imune produzido por células fagocitárias, diferentes de linfócitos.
Citocromo Porfirina contendo ferro complexada a proteínas, atuando como carreador de elétrons no sistema de transporte de elétrons.]
Citoesqueleto Arcabouço celular, onde os microfilamentos definem a forma das células eucarióticas.
Citoplasma Conteúdo celular localizado internamente à membrana citoplasmática, excetuando-se o núcleo.
Clonagem molecular Isolamento e incorporação de um fragmento de DNA em um vetor, onde este possa ser replicado.
Competência Capacidade de captar DNA e sofrer uma transformação genética.
Clone População de células que descendem de uma única célula. Também se refere a cópias de fragmentos de DNA, obtidos após sua inserção e replicação em um plasmídeo ou um fago.
Cloração Procedimento de desinfecção extremamente eficiente no tratamento de águas para consumo humano, pela utilização de cloro gasoso ou de outros compostos contendo cloro como desinfetante.
Clorofila e bacterioclorofila Pigmentos de organismos fototróficos, consistindo em tetrapirróis de magnésio sensíveis à luz.
Cloroplasto Organela contendo clorofila, presente em eucariotos fototróficos.
Clorossomos Estruturas cilíndricas, envoltas por uma camada membranosa, contendo a bacterioclorofila coletora de luz, presentes em bactérias sulfurosas verdes e em Chloroflexus.
CMI Concentração mínima inibitória – a menor concentração de uma substância necessária para impedir o crescimento microbiano.
Coco Forma esférica de bactéria.
Cocóide Com forma de esfera.
Códon Seqüência de três nucleotídeos, encontrados no RNA mensageiro, que codificam um aminoácido específico.
Coenzima Molécula de pequena massa molecular que participa de uma reação enzimática, recebendo ou doando elétrons ou grupos funcionais. Exemplos: NAD+, FAD+.
Cogumelos Fungos filamentosos que produzem estruturas macroscópicas, geralmente comestíveis, denominadas corpos de frutificação.
Coliformes Grupo de bacilos gram-negativos, não formadores de esporos, anaeróbios facultativos que quando incubados a 35°C por 48 horas, fermentam a lactose, produzindo gás.
Colônia População de células macroscopicamente visível, crescendo em um meio sólido, originada a partir de uma única célula.
Colonização Multiplicação de um microrganismo após sua adesão aos tecidos do hospedeiro ou de outras superfícies.
Cometabolismo Transformação metabólica de uma substância, enquanto uma segunda substância atua como fonte primária de energia ou de carbono.
Composição de bases Referente aos ácidos nucléicos, corresponde à proporção total de bases, consistindo na soma dos pares de bases quanina mais citosina ou timina mais adenina. Geralmente é expressa em termos da quantidade de guanina + citosina (G+C), por exemplo, 60% de G+C.
Conjugação Processo de transferência de genes de uma célula procariótica para outra, por um mecanismo que envolve o contato físico entre os participantes.
Consórcio Cultura contendo dois (ou mais) membros bacterianos (ou originada naturalmente), onde cada microrganismo se beneficia dos demais.
Contagem de viáveis Medida da concentração de células vivas em uma população microbiana.
Contagioso Transmissível.
Conteúdo de bases G + C No DNA (ou RNA) de qualquer organismo, a porcentagem de ácido nucléico total que consiste em bases de guanina mais citosina (expresso na forma de mol % GC).
Corpo de frutificação Estrutura reprodutiva macroscópica, produzida por alguns fungos (por exemplo, cogumelos) e por alguns membros do domínio Bacteria (por exemplo, mixobactérias), sendo muito variáveis quanto a forma, tamanho e coloração.
Córtex Região localizada internamente à capa de um esporo, ao redor do cerne.
Crescimento exponencial Crescimento de microrganismos, no qual o número de células é duplicado em um período fixo de tempo.
Crescimento Em microbiologia, refere-se ao aumento do número de células.
Cromogênico Produtor de cor; uma colônia cromogênica é uma colônia

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.