Buscar

Acessibilidade no Esporte para Pessoas com Deficiência

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
 
PORTFÓLIO
UTA...
MÓDULO A – FASE I
 Santana do Livramento
2018
Cultura ,ao esporte ao turismo e ao lazer para todos
 Segundo o art. 42 do Direito á Cultura, ao Esporte, ao Turismo e ao Lazer, a pessoa com deficiência tem direito á cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. O local Ec 14 de Julho, onde realizamos nossa pesquisa de campo, encontramos diversos tipos de esportes sendo aplicados, para todo o público, atividade física buscando o prazer, convívio social, bem-estar, qualidade de vida e também o esporte de alto rendimento como finalidade de obtenção de resultados com competições 
 O clube garante esporte acessivo para todos os públicos principalmente paraolímpico, tendo alunos que estão recém iniciando no esporte e os que já estão em nível de competição. 
 Quando distinguimos as espécies de esportes começamos a deparar com as dificuldades que a pessoa com deficiência enfrenta em cada uma dessas modalidades, sendo assim o clube oferece diversos recursos especializados, tendo profissionais especializados. Assim todas as pessoas conseguem realizar sua atividade física.
 Acredito que devemos observar e ter muito cuidado, com o espaço onde será realizada a atividade física e também com os seus aparelhos que serão utilizados, tendo sempre uma pessoa especializada para realizar as atividades.
 No Art. 1o Esta Lei estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.
 A pessoa portadora de deficiência física tem toda acessibilidade nesse local, sendo feito acesso para os mesmos por um dos portões localizados na parte de trás do clube. Porem na porta principal de entrada do clube a qual dá acesso a secretaria do mesmo não há rampa de acesso para cadeirantes e deficientes visuais o que seria interessante que sofresse uma reforma para facilitar o acesso dos mesmos.

Continue navegando