Buscar

PIM I VERSÃO FINAL

Prévia do material em texto

UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar 
Curso de Redes
PESQUISA SOBRE SISTEMAS OPERACIONAIS, DESMATAMENTO E INTERNET SEGURA
Polo Santo André ll
2018
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar 
Curso de Redes
PESQUISA SOBRE SISTEMAS OPERACIONAIS, DESMATAMENTO E INTERNET SEGURA
Vitor Hugo Antônio
RA:1807345
Polo: Santo André ll - SP
Diogo Miranda Uchoas
RA:1836025
Polo: Tatuapé - SP
Samuel André da Silva
RA:1840214
Polo: Itatiba – SP
Rafael Ione Ratc
RA: 1800322	
Polo: São João da Boa Vista - SP
Leonardo Nogueira da Silva
RA:1818177
Polo: Araraquara – SP
Heleno Mariano de Brito Filho
RA:1836025
Polo: Afogados da Ingazeira - PE
Polo Santo André ll
2018
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa sobre o avanço da tecnologia dos Sistemas Operacionais e um comparativo de sua utilização nos anos de 2013 a 2016, sua utilização em desktops, notebooks e smartphones e suas diversas possibilidades de aplicações. Mostrar, também, um levantamento sobre o desmatamento no estado de São Paulo no mesmo período, comparando as cidades com mais e com menos hectares desmatado e aplicando dados estatísticos no conteúdo coletado. Apresentar, também, outra pesquisa sobre a internet e sua segurança em questão à utilização por crianças e adolescentes, fazendo um comparativo dos crimes ocasionados na internet com vítimas menores de idade com comparativo a aumento e diminuição nos anos anteriores.
Palavra-chave: Sistemas operacionais, desmatamento, internet segura, estatísticas.
Abstract
This work aims to present a research on the advancement of the technology of the Operating Systems and a comparative of its use in the years of 2013 to 2016, its use in desktops, notebooks and smartphones and its diverse possibilities of applications. Also show a survey on deforestation in the state of São Paulo during the same period, comparing cities with more and less deforested hectares and applying statistical data on the collected content. Also present another research on the Internet and its safety in question to the use by children and adolescents, making a comparison of the crimes caused on the Internet with victims of minor with comparative to increase and decrease in previous years.
Keyword: Operating systems, deforestation, secure internet, statistics.
 
Introdução
A “Consultec” é uma empresa que realiza consultorias no ramo educacional e empresarial, onde é contratada para realizar pesquisas que sejam necessárias para a melhoria e desenvolvimento das instituições e empresas.
Neste momento fomos contratados para realizar uma pesquisa sobre três assuntos: Sistemas Operacionais, Desmatamento e Internet Segura.
Hoje em dia uma empresa ou uma instituição de ensino não funciona sem uma rede de computadores, e os mesmos necessitam de um Sistema Operacional que atenda a demanda a eles confiada. Em nossa pesquisa apontamos os sistemas operacionais mais utilizados em 2014, 2015 e 2016 a fim de indicarmos à uma empresa de tecnologia quais sistemas devem ser comprados em determinado momento. Aproveitamos para realizar um levantamento comparando os recursos disponível em cada um.
Uma empresa de educação ambiental nos contratou também devido a uma preocupação com o meio ambiente, então fomos designados a pesquisar sobre o Desmatamento dos anos de 2013 a 2016, os dados solicitados são referentes ao estado de São Paulo.
Por fim pesquisamos também um assunto inevitável, Internet Segura. A pesquisa foi solicitada por uma instituição de ensino fundamental que tem uma preocupação com a imagem das crianças e adolescentes, estão foi solicitado para que realizássemos o levantamento sobre a violão de direitos humanos nos últimos anos no Brasil. Um ponto importante na nossa pesquisa em destaque indicamos em quais lugares são mais comuns os Crimes Cibernéticos, inclusive redes sociais.
Sistemas Operacionais
Sistemas operacionais mais utilizados em Smartphones em 2014
O Android acelerou e fez uma ultrapassagem incrível, o sistema operacional da Google venceu o iOS pela primeira vez e tornou-se o líder de uso na área móvel, de acordo com dados da Net Applications.
O Android é agora o sistema operacional móvel mais usado do mundo, com 44,62% do mercado. A prata agora pertence ao iOS, que caiu para 44,19%.
A altíssima quantidade de produtos lançados com a plataforma da Google é com certeza a responsável por essa explosão do Android em uso de sistema operacional: fabricantes como LG, Sony, Samsung, Motorola e HTC apresentaram cada uma mais de um modelo com bom desempenho em vendas.
O Java presente em "versões alternativas" ou “xing-lings” de tablets e smartphones, tem 4,19% do mercado e apresenta estabilidade, por incrível que pareça.
O ultrapassado Symbian, de aparelhos da Nokia, tem 2,57% de uso registrado e a tendência é mesmo a queda-livre. O Windows Phone cresceu bastante em 2014, é verdade, mas os números são baixos para a ambição da Microsoft: 2,49%, ganhando apenas de "Outros", como o BlackBerry, que encerra a lista com 1,94%.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Informações Estatística sobre a tabela:
Moda: 2
Mediana: (2,2,3,4,44,45) = 3+4 /2 = 3,5
Media: 16,6
Tabela Frequência
Utilização Frequência, f
2 2
3 1
4 1
44 1
45 1
	
	
	
Sistemas operacionais mais utilizados em Smartphone em 2015.
No ano de 2015, foram vendidos mais de 328 milhões de smartphones ao redor do mundo. Destes, 72 milhões de dispositivos eram da marca Samsung. Os dados divulgados pela Gartner, instituto de pesquisa em mercado de eletrônicos, ainda revelaram quais são as outras empresas na disputa e quais os sistemas operacionais mais usados. 
SISTEMA OPERACIONAL UNDADES VENDIDAS EM 2015
 	Android						82.37 %
	iOS 						14.58 %
	Windows Phone					2.43 %
	Blackberry OS					0.30 %
	Outros						0.30 %
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Sistemas operacionais mais utilizados em Smartphone em 2016
O duopólio das plataformas móveis atingiu um índice histórico nesta sexta-feira (19). O Gartner publicou um relatório mostrando que nada menos que 99,1% dos smartphones vendidos no mundo inteiro rodam Android ou iOS. Outros sistemas móveis, que tinham participação pequena, mas relevante, como Windows e BlackBerry, praticamente não saem mais das lojas.
Segundo o Gartner, foram comercializados 344 milhões de smartphones no segundo trimestre de 2016. O Android não apenas continua líder de mercado, como aumentou sua fatia: 86,2% dos aparelhos vendidos rodavam a plataforma do Google, contra 82,2% no mesmo período de 2015.
SISTEMA OPERACIONAL UNDADES VENDIDAS EM 2016
 	Android						86,20 %
	iOS 						12,9 %
	Windows Phone					0,60 %
	Blackberry OS					0,1 %
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Entre as fabricantes, a Apple perdeu espaço, com 12,9% de participação nas vendas, ante 14,6% no segundo trimestre de 2015. Quem se deu bem foi a líder Samsung, que elevou sua fatiapara 22,3%. Segundo a consultoria, as linhas Galaxy J e Galaxy A estão competindo bem na China, o que contribuiu com o aumento geral nas vendas.
Sistemas operacionais mais utilizados em Desktops e Notebook em 2014
Com base nos milhares de acessos gerados em 2013 e 2014 ao site do Pplware, elaborámos uma lista dos sistemas operativos mais utilizados em 2014 e damos ainda a conhecer a evolução da sua utilização face ao período homólogo, num panorama nacional.
Numa análise a 16 sistemas operativos, para computador, dispositivos móveis e consolas de jogos, chegámos a resultados interessantes e que revelam o caminho que a tecnologia está a seguir. Uma tecnologia cada vez mais móvel!
No pódio:
1º Lugar: Windows – 71,36% 
2º Lugar: Android – 9,33% 
3º Lugar: iOS – 7,79%
	Informações Estatística sobre a tabela:
Moda: A tabela é Moda Amodal pois não existe dados repetitivos.
Mediana: (0,1,4,7,8,9,71) = 7
Media: 14,28
Tabela Frequência
Utilização Frequência, f
0 1
1 1
4 1
7 1
8 1
9 1
71 1
	
O Windows é sem margem para dúvidas o sistema operativo mais utilizado em Portugal. Ainda assim, os acessos à Internet estão a ser feitos cada vez mais através dos dispositivos móveis e, por isso, temos o Android e o iOS no pódio dos sistemas operativos efetivamente mais utilizados.
A esta conclusão, juntam-se os números homólogos: em 2013, o Windows na mesma posição, mas com 75,5% de utilizadores; o Android ocupava a terceira posição, tendo crescido mais de 5% durante o último ano, alcançado uma posição de destaque no segundo lugar do ranking.
Já o iOS, apesar de ter sido ultrapassado pelo Android, também cresceu neste universo, de 6,2% em 2013 para os 7,8%, durante o ano de 2014.
Nesta análise, vale a pena destacar os quarto, quinto e sexto lugares, já que estamos a falar de sistemas aos quais aqui damos diariamente importância informativa.
4º Lugar: Macintosh – 6,75% 
5º Lugar: Linux – 4,17% 
6º Lugar: Windows Phone – 0,48%
O Linux é aquele que se mantém numa posição mais ou menos estável, o crescimento de um ano para o outro foi quase residual em termos de percentagens.
O Windows Phone teve um crescimento bastante positivo, de 0,1% em 2013 para 0,48% em 2014. É o terceiro grande sistema operativo destinado aos dispositivos móveis, contudo, esta percentagem denota que tem uma expressão ainda muito pequena no segmento e um longo caminho a enfrentar até alcançar a concorrência.
Sistemas operacionais mais utilizados em Desktops e Notebook em 2015
Uma análise de mercado realizada pela NetMarketShare revelou que o mais recente sistema operacional da Microsoft, o Windows 10, garantiu o segundo lugar como o sistema mais utilizado no mundo. Em dezembro de 2015 o Win10 ocupava 9,96% de todos dispositivos. E uma nova pesquisa realizada em janeiro revelou que agora o sistema já ocupa 11,85%. A média prevista é de que o SO cresça 1% ao mês.
Desde agosto de 2015 não havia um grande crescimento de popularidade do Windows 10, mas no final do ano passado e início deste ano ele já ocupou o lugar do Windows XP, que tinha o recorde de segundo maior sistema a ser utilizado. O primeiro lugar continua com o icônico Windows 7.
Desde agosto de 2015 não havia um grande crescimento de popularidade do Windows 10, mas no final do ano passado e início deste ano ele já ocupou o lugar do Windows XP, que tinha o recorde de segundo maior sistema a ser utilizado. O primeiro lugar continua com o icônico Windows 7.
Uma das causas que pode ter contribuído para mais usuários utilizarem o Win10 é o encerramento de atualizações e suporte ao sistema Windows 8. A pesquisa também revelou que em dezembro de 2015, o sistema da Microsoft ocupava 91,32% do mercado, mas em janeiro de 2016 esse percentual caiu para 90,61 %.
Sistemas operacionais mais utilizados em Desktops e Notebook em 2016
A Microsoft atualizou os dados para desenvolvedores que divulgam a utilização de cada versão do Windows e, segundo a empresa, o Windows 10 já ultrapassou o Windows 7 mundialmente
Em novembro de 2016, o Windows 10 estava com 46% de participação, contra 39% do Windows 7, 13% do Windows 8.1 e apenas 2% do Windows 8, que já perdeu o suporte. A virada aconteceu em agosto, quando o Windows 10 chegou a 43% e o Windows 7 tinha 42%. Vale lembrar que os números não consideram outros sistemas, como MARCOS ou distribuições Linux, ou até mesmo Windows XP e Vista.
Também há algumas informações relevantes que são divulgadas pela Microsoft. Atualmente, 22% dos usuários têm 8 GB de RAM e 24% possuem resolução Full HD — há dois anos, em fevereiro de 2015, esses números eram de 8% e 21%, respectivamente. No mesmo período, capacidades de 250 GB de armazenamento aumentaram 6%, enquanto as de 500 GB e 1 TB caíram 10%.
Pode parecer estranho, mas o tamanho do armazenamento interno passou a ser menos importante nos últimos anos. Os usuários começaram a priorizar a velocidade em detrimento da quantidade — ou seja, trocaram o HD pelo SSD. Apesar do barateamento, os SSDs de alta capacidade ainda são bem caros, o que torna a compra inviável para muita gente. Junte isso ao crescimento de serviços de nuvem, como Dropbox e OneDrive.
Contraditório:
Segundo outras empresas de estatísticas de mercado, o Windows 10 ainda não ultrapassou o Windows 7. A StatCounter, serviço que faz análise de tráfego em sites, afirma que o Windows 7 tem 40%, contra 27% do Windows 10, restando 11% do MARCOS e cerca de 11% para o Windows 8/8.1 e o Windows XP quase morrendo com 5%.
Já a NetMarketShare afirma que o Windows 7 tem 47% contra 25% do Windows 10, resultado ainda mais discrepante. A própria Microsoft já utilizou dados da NetMarketShare para divulgar o uso do Internet Explorer várias vezes, o que torna a fonte crível.
Características técnicas dos Sistemas Operacionais mais utilizados em 2016
Windows 10
Requisitos mínimos de hardware:
Processador: Processador de 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido ou SoC
RAM: 1 Gigabyte (GB) para 32 bits ou 2 GB para 64 bits
Espaço em disco rígido: 16 GB para um SO de 32 bits ou 20 GB para um SO de 64 bits
Placa gráfica: DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 1.0
Tela:800x600
Windows 7
Requisitos mínimos de hardware:
Processador: 32 bits (x86) ou 64 bits (x64) de 1 GHz ou superior*
RAM: 1 GB (32 bits) ou 2 GB (64 bits)
Espaço em disco rígido: 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits)
Placa gráfica: Dispositivo gráfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior.
Windows 8.1
Processador: 1 GHz* ou mais rápido com suporte a PAE, NX e SSE2.
RAM: 1 GB (32 bits) ou 2 GB (64 bits)
Espaço em disco rígido: 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits)
Placa gráfica: DirectX 9 com driver WDDM.
Windows 8
Processador: 1 GHz* ou mais rápido com suporte a PAE, NX e SSE2.
RAM: 1 GB (32 bits) ou 2 GB (64 bits)
Espaço em disco rígido: 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits)
Placa gráfica: Dispositivo gráfico Microsoft DirectX 9 com driver WDDM.
Vantagens e Desvantagens (Comparativo entre os Sistemas Operacionais)
Vamos separar o comparativo por funções:
Inicialização.
Menu Iniciar.
Navegadores.
Personalização.
Autenticação Biométrica.
Fixação de Aplicativos.
Armazenamento de arquivos em nuvens (OneDrive).
Loja Windows.
Continuum.
Integração com Xbox.
Desktop Virtual
Inicialização: Hoje o Windows 8.1 e 10 temos uma ferramenta chamada Hyperboot & InstantGo, Com o recursoativado, o sistema é podemos de manter a conexão com a Internet até mesmo em modo de espera, com isso podemos deixar nosso sistema atualizando ou até mesmo fazendo Download sem precisar ficar com o display ligado ou até mesmo ativo. No Windows 7, não existe de forma nativa essa ferramenta.
 
Menu Iniciar: O velho e muito funcional menu iniciar de costume está presente nas versões do Windows 7 e 10, mas ausente no Windows 8.1. O que torna o sistema muito mais agradável aqueles que estão acostumados com a nossa “barrinha lateral”. Para aqueles que já se acostumaram com o menu em blocos do Windows 8 e 8.1, o 10 tem a mesma funcionalidade junto com menu iniciar tradicional.
Menu Iniciar Windows 10
Navegadores: No Windows 10 a Microsoft lançou o novo Microsoft Edge mais rápido e leve com a promessa de tentar melhorar sua antiga e polemica fama do Internet Explore nativas em todas as versões anteriores do Windows. Você pode usar o novo navegador e se não agradar ainda sim pode instalar os navegadores de sua preferência.
Microsoft Edge
  
Personalização: Todas as três versões permitem personalizar seu computador. Plano de fundo, descanso de tela, animações, aparência dos ícones, fontes… Tudo pode ser alterado para que a área de trabalho fique com a sua cara.
Autenticação Biométrica: Nomeado como Windows Hello apenas o Windows 10 tem suporte, ferramenta de autenticação biométrica permite logar. no sistema sem precisar de senhas. Esse recurso está disponível somente para quem tem hardware especializado, com leitor de impressão digital, infravermelho ou outros sensores biométricos. (Windows Hello é um recurso nativo do Windows 10, versões anteriores somente podiam realizar esse procedimento com Software não nativo (Ex : Notebook HP com leitor digital).
 
Fixação de aplicativos: Fixar aplicações na barra de tarefas é possível nas três versões do Windows. Porém fixar como bloco no Menu Iniciar, somente pode ser feito no Windows 10.
Blocos Menu Iniciar
 
Armazenamento de arquivos em nuvens (OneDrive): Nas versões 8.1 e 10, o usuário pode acessar os documentos do OneDrive diretamente do Windows Explorer. No Windows 7 isso não é possível. O OneDrive pode ser instalado em seu dispositivo móvel Android, Windows Phone, Apple com fácil acesso aos seus arquivos onde estiver.
Loja Windows ou Windows Store: Assim como no Windows 8 e 8.1 no Windows 10 também contamos com a Windows Store, com funcionamento muito parecido com Google Play Store e à Apple Store, onde nos permite comprar jogos, apps, filmes, músicas e programas de TV.  O Windows 7 não possui essa ferramenta.
Continuum: Só presente no Windows 10, o recurso permite alternar de maneira fácil entre os modos de desktop e tablet, sendo ideal para dispositivos conversíveis.
Integração com Xbox: O Windows 7 não tem integração com o Xbox, mas as versões 8.1 e 10 têm. A diferença é que no Windows 8.1 o modo multiplayer é pago, enquanto que no Windows 10 é gratuito.
 
Desktops virtuais: Entre as versões, o Windows 10 é o único sistema que conta com desktop virtual de forma nativa. O recurso permite visualizar dados de vários computadores em uma única tela.
Desktop Virtual
Abaixo uma tabela resumida com recursos de cada versão:
	 Windows
	7 
	8.1 
	10 
	 Menu Iniciar
	 ✓
	 
	 ✓
	 Fixação de aplicativos
	 ✓
	✓ 
	 ✓
	 Personalização
	 ✓
	✓
	 ✓
	 Windows Hello
	 
	 
	 ✓
	 OneDrive Integrado
	 
	✓ 
	 ✓
	 Continuum
	 
	 
	  ✓
	 Navegadores
	 
	 
	  ✓
	 Desktop Virtual
	 
	 
	  ✓
	 Loja Windows 
	 
	 ✓
	 ✓
Desmatamento
Desenvolvimento Sustentável 
Desde os primórdios da terra o ser humano sempre utilizou a natureza como fonte de recursos, porém com o passar dos tempos essa busca acabou perdendo o controle, sem pensar que a maior parte desses recursos além de não serem renováveis quando retirada excessivamente, deixa nela uma lacuna as vezes irreversível. Essa situação acaba causando consequências que são sentidas em gerações futuras principalmente em relação às mudanças climáticas.
Uma das mais importantes ferramentas que se pode ter hoje em dia em relação ao meio ambiente é a gestão ambiental e ela pode ser realizada em níveis como: gestão de processos e gestão de sustentabilidade. Atualmente as empresas e organizações estão cada vez mais preocupadas em demonstrar um desempenho maior em relação ao Desenvolvimento Sustentável, a problemática ambiental envolve também o gerenciamento dos assuntos referentes ao meio ambiente, por meio de sistemas de gestão ambiental da busca pelo desenvolvimento sustentável, da análise do ciclo de vida dos produtos e da questão dos passivos ambientais.
Fazendo uma adequada política de gestão ambiental as empresas obtêm vários benefícios econômicos e estratégicos, todo o processo de gestão ambiental tem como objetivo melhorar a qualidade ambiental e o processo de tomada de decisão. Aplicados a todas as fases do empreendimento e pode ser preventivo, corretivos, de remediação e proativos, dependendo da fase em que são implementados. Além dos benefícios ambientais.
O Desmatamento
Um assunto bastante discutido em Desenvolvimento sustentável é o desmatamento, trata-se da retirada total ou parcial das árvores, florestas e demais vegetações de uma região. O principal motivo que leva ao desmatamento de uma determinada área é a economia, pois existem madeiras de extremo valor comercial, que são exploradas de modo inconsequente, sem que haja um reflorestamento. A utilização do solo para a pecuária e agricultura também é um exemplo que impulsiona a prática do desmatamento por agricultores de pequeno, médio e grande porte.
Outra atividade que promove o desmatamento é a mineração, além da construção de barragens hidrelétricas, responsáveis pela destruição de grandes territórios de vegetação natural. A urbanização e crescimento das cidades faz com que grandes áreas verdes sejam desmatadas. A necessidade de expandir os polos industriais, de construir novos condomínios residenciais e estradas para acompanhar o aumento demográfico, também ajuda no processo de desmatamento.
Desmatamento em São Paulo entre 2013 e 2016
São Paulo faz parte dos 17 estados que possuem mata atlântica em seu território, com uma área total de 24.821.183ha, onde cerca de 2.378.985ha são constituídos por mata atlântica.
	Em comparação aos anos de 2013 e 2016 dentro do Estado de São Paulo municípios buscam apoio do governo para manter conservados biomas de áreas de mata atlântica, com Planos Municipais para normatizar elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e uso sustentável da mata.
Área composta por mata atlântica em SP
Rank dos municípios que mais conservaram a sua Mata Atlântica
 
Tabela 1
 
 
Tabela 2
 
 
Elaborando a média de desmatamento de cada município temos:
 
:
Vamos colocar agora em análise a Moda de todas as cidades da tabela 1:
Dados (0,0,6,3,56,131,67,0,66,6)
Moda = 0
Mediana = Dados (0,0,0,3,6,6,56,66,67,131)
Calculando 6+6/2 = 6
Concluindo a Mediana da tabela 1 vai ser igual a 6.
Elaborando a média de desmatamento de cada município da tabela 2 temos:
 
Vamos colocar agora em análise a Moda de todas as cidades da tabela 2:
A tabela dois é Moda Amodal pois não existe dados repetitivos.
Mediana = dados (3,4,10,12,15,16)
Calculando: 10+12/2 = 11
Concluindo a mediana da tabela 2 vai ser igual a 11.
Média mensal de desmatamento em todo o estado:
Tabela de dados brutos coletados:
Dados obtidos da área total desmatada do estado separados por ano:
	Ano
	Estado
	Desmatamento em ha (hectares)
	2013
	São Paulo
	94
	2014
	São Paulo
	45
	2015-2016
	São Paulo
	698
Tabela 3
Desmatamento em 2013
	Segundo a fundação SOS Mata Atlântica no ano de 2013 o estado ficou em 9º lugar no ranking nacional de maior desmatamento tendo uma área total de 94 hectares desmatado durante o ano conforme tabela a seguir.
	
	Estado
	Desmatamento em hectares 
	1ºMinas Gerais
	8.437
	2º
	Piauí
	6.633
	3º
	Bahia
	4.777
	4º
	Paraná
	2.126
	5º
	Santa Catarina
	672
	6º
	Mato Grosso do Sul
	568
	7º
	Pernambuco
	155
	8º
	Rio Grande do Sul
	142
	9º
	São Paulo
	94
	10º
	Goiás
	50
Tabela 4
Desmatamento em 2014
Já no ano de 2014 pesquisas apontaram uma área de 45ha desmatado no estado, caindo para a 11ª posição no Ranking,  tendo uma variação de aproximada de 52% a menos em relação ao ano anterior. 
	
	Estado
	Desmatamento em hectares
	7º
	Mato Grosso do Sul
	263
	8º
	Rio Grande do Sul
	160
	9º
	Espírito Santo
	153
	10º
	Pernambuco
	136
	11º
	São Paulo
	45
	12º
	Goiás
	34
	13º
	Rio de Janeiro
	27
	14º
	Rio Grande do Norte
	23
	15ª
	Paraíba
	11
	16º
	Alagoas
	4
Tabela 5
Desmatamento em 2015 à 2016
Posteriormente em 2015 e 2016 São Paulo tem um aumento significativo no desmatamento da mata atlântica. Ao lado de outros seis estados, apresentou nível de desmatamento com uma variação de aproximadamente 1462%, tendo suprimido cerca de 698ha ao decorrer do ano.
	
	Estado
	Desmatamento em hectares
	1º
	Bahia
	12.288
	2º
	Minas Gerais
	7.410
	3º
	Paraná
	3.453
	4º
	Piauí
	3.125
	5º
	Santa Catarina
	846
	6º
	São Paulo
	698
	7º
	Espírito Santo
	330
	8º
	Mato Grosso do Sul
	265
	9º
	Rio Grande do Sul
	245
	10ª
	Sergipe
	160
Tabela 6
“Apesar do grande aumento do desmatamento em São Paulo, é importante destacar que 90% ocorreu por causas naturais, mais especificamente vendavais e tornados que atingiram os municípios de Jarinu, Atibaia, Mairinque, São Roque e Embu-Guaçu” (Flávio Jorge Ponzoni, pesquisador e técnico do estudo pelo INPE).
Internet Segura
A tecnologia atualmente chegou a altos níveis e com o seu avanço na sociedade, podemos dizer que todos os níveis possuem e usam computadores, seja ele um estudante, um empresário ou profissional da área da informática até mesmo usuários comuns que usam somente para uso doméstico acessar suas redes sociais etc. Atualmente é algo quase impossível para muitas pessoas ficarem sem internet onde todos estão expostos todos os dias, por isso é de muita importância e fundamental manter sempre em segurança suas informações e seus dados.
 Existem muitas ameaças nesse universo da internet onde temos uma grande quantidade de ataques e ameaças que são executadas por hackers, crackers dentre outros invasores cibernéticos e suas funções no universo virtual. A motivação de invadir computadores dessas pessoas é algo obscuro que tem sua ausência de notoriedade, são cautelosos com extremo cuidado para não serem detectados sem deixar rastros em seus ataques. 
Existe essa quebra de segurança que vem de espionar empresas, vingança, benefício próprio, aventuras, diversão. Com esse grande crescimento das redes sociais, como a velocidade das notícias estão sendo divulgadas devemos ter muito cuidado são situações onde podemos ser vítimas se houver algum deslize. Pode-se dizer que a cada segundo acontece um crime cibernético no mundo sempre será uma nova arma para invasores, eles se comunicam e trocam informações ocultas entre si, alguns cuidados devem ser de tomados diariamente ao acessar qualquer conteúdo de informação.
Quais são os crimes virtuais mais comuns 
O mundo, como sabemos, está cada vez mais conectado. Atualmente, a vida das pessoas está interligada à internet. As redes sociais, por exemplo, contam com milhares de usuários em todo o planeta. Há também quem não faz uso das famosas redes, porém, acessa a internet para outros serviços, como transações bancárias, compras online, entre outros.
Com o crescente número de usuários web há cada vez mais espertalhões tentando tirar proveito da situação para roubar alguma informação. Os meios mais comuns para isso são através das conversas ou mensagens falsas com links fraudulentos (phishing), mensagens enviadas sem o consentimento do usuário (spam) e softwares maliciosos instalados sem permissão dos usuários como vírus (malwares). 
A prática de crimes virtuais ainda é comum justamente pela ilusão que o computador não poderá revelar a identidade dos envolvidos, além disso, muitos acreditam que a punição ainda é muito branda, ou mesmo inexistente.
Os usuários, por sua vez, ainda estão despreparados para reconhecer possíveis tentativas de fraudes, e assim acabam caindo em algum golpe. Por fim, por não saberem de seus direitos, acabam ficando calados perante os crimes praticados.
Em quais locais ocorrem os crimes mais comuns
APLICATIVOS MALICIOSOS: Com a consagração dos smartphones, vários aplicativos são desenvolvidos especialmente para o roubo de dados em celulares;
LOJAS VIRTUAIS FALSAS: As compras realizadas através da internet estão cada vez maiores, em virtude disso, muitos criminosos do ramo acabam criando ofertas falsas, com preços tentadores de produtos que costumam ser o sonho de consumo de muita gente. Então, cuidado, antes de se render a uma grande oferta, certifique-se que não se trata de um golpe;
HOTÉIS: Grande parte das pessoas que viajam costuma fazer as reservas de hotéis de forma online. Sabendo disso, os criminosos se aproveitam da situação para enviar e-mails falsos para os usuários solicitando que seja preenchido um formulário, assim, os criminosos conseguem várias informações sobre os usuários, incluindo dados bancários.
A prática dos crimes nas redes sociais
Para quem imagina que está imune a qualquer crime virtual, ou que esse tipo de modalidade de ato só acontece com pessoas altamente despreparadas, saiba que você pode estar enganado. Ao clicar em qualquer link malicioso, ou mesmo dispor muitas informações pessoais nas redes sociais você poderá se tornar mais uma vítima de tais crimes. Além disso, com o grande número de usuários nas redes sociais, muitas interações acabando sendo considerados crimes. Muitas pessoas acabam utilizando as redes sociais para cometer algum delito, esquecendo que no local também existem regras e punições.
Alguns crimes que costumam ser praticados nas redes sociais:
Calúnia: Inventar histórias falsas sobre alguém;
Insultos: Falar mal ou mesmo insultar uma pessoa;
Difamação: Associar uma pessoa a um acontecimento que possa denigrir a sua imagem;
Divulgação de material confidencial: Revelar segredos de terceiros, bem como materiais íntimos, como fotos e documentos;
Ato obsceno: Disponibilizar algum ato que ofenda os terceiros;
Apologia ao crime: Criar comunidades que ensinem a burlar normas ou mesmo que divulguem atos ilícitos já realizados;
Perfil falso: Criar uma falsa identidade nas redes sociais;
Preconceito ou discriminação: Fazer comentários nas redes sociais, fóruns, chats, e-mails, e outros, de forma negativa sobre religião, etnias, raças, etc.;
Pedofilia: Troca de informações e imagens de crianças ou adolescentes.
Segundo estudo da ONU o Brasil ocupa a 47ª posição na lista de países que mais tem crimes cibernéticos. Ainda segundo o relatório ONU, no Brasil o número de pessoas que usam redes sociais é quase o dobro das que compram online. A ONU calcula que as perdas por causa de fraudes online cheguem a US$ 3,5 bilhões, cerca de R$ 11,2 bilhões. Crimes cibernéticos incluem ações não-monetárias, como distribuição de vírus em redes de computador ou roubo de informações comerciais confidenciais ou de identidade
O relatório da ONU cita ainda um estudo onde Brasil aparece como um dos cinco países com mais crimes cibernéticos. Os outros são: Rússia, China, Nigéria e Vietnã.
Como fazer para se proteger
Primeiramente devemos lembrar que todo e qualquer crime praticado na internet possui leis que os representam. Deste modo, em nenhuma hipótese a melhor alternativa é ficar calado. Se você caiu, mesmo sem querer, em qualquer golpe pela web, ou mesmo foi vítima de qualquer situação desfavorável em uma rede social, lembre-se há leis que amparam a sua situação. Muitas pessoas também são chantageadas por pessoas, no geral,conhecidos, ex-namorado, ex-maridos com a divulgação de fotos íntimas na rede, saiba que, mesmo que a divulgação não seja feita, o crime está estabelecido, então o melhor é denunciar.
O primeiro passo, a pós ser vítima de qualquer crime virtual, seja qual for à modalidade, é procurar uma Delegacia Especializada em Crimes Eletrônicos. Caso não exista em sua cidade, a denúncia pode ser feita em qualquer outra Delegacia.
Após, o ideal é procurar um advogado especializado em Direito Digital, para que o profissional possa guiar da melhor forma a vítima desse tipo de crime.
Indicador Safernet:
Em 12 anos, a Central de Denúncias recebeu e processou 3.925.405 denúncias anônimas envolvendo 701.224 páginas (URLs) distintas das, 
Quais 246.699 foram (removidas) escritas em 9 idiomas e hospedadas em 94.155 hosts diferentes, conectados à Internet através de 56.416 números IPs
Distintos, atribuídos para 101 países em 5 continentes. As denúncias foram registradas pela população através dos 7 hotlines brasileiros que integram a
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos.
Figura 1
Gráficos dos tópicos em 2017 das denúncias segundo dados da central nacional de denúncias de crimes cibernéticos:
Figura 2
Figura 3
Figura 4
Figura 5
Considerações finais 
A pesquisa objetivou verificar e alertar os potenciais riscos existentes nos inter-relacionamentos formados por meio do anonimato no ambiente virtual, onde crianças e adolescentes estão expostos ao usar a internet sem o devido conhecimento para poder perceber os riscos lá existentes bem como os impactos que eles sofrem quando são alvos de criminosos on-line. De acordo com as análises realizadas pode-se concluir que: Crianças e Adolescentes são usuários potências das novas tecnologias digitais como a internet e que ela é inerente as nossas relações e não possuem limites, ou seja, não possui regras e restrições e principalmente que, há uma ambivalência e dualidade no ciberespaço de vantagens e desvantagens. Por se encontrarem ainda em desenvolvimento físico e psicológico, crianças e adolescentes não tem plena capacidade de perceber os potenciais riscos e prejuízos a que estão expostos como: ciberbullying (calúnia, difamação, roubo de identidade, ameaça, dano, etc.), pornografia, pedofilia, aliciamento (turismo sexual e redes de exploração sexual comercial, disfarçados de agências de modelos ou de fotos artísticas), assédio, corrupção de menores, nudez, sexo explícito, sites de violência ou racistas, venda de drogas e medicamentos (anabolizantes ou moderadores de apetite), ou seja, que é também o campo de atuação de pessoas mal intencionadas. Crianças e adolescentes são alvos e vítimas dessa criminalidade on-line discreta e articulada, através do uso de convencimento e manipulação que fazem do ambiente virtual um aliado a pratica de seus crimes, pois, o espaço virtual, especialmente as redes sociais favorece a formação de novos vínculos sociais, ou seja, é um lugar propicio para se relacionar com crianças e adolescentes, assumindo identificação pessoal mentirosa muitas vezes. Tais crimes cometidos pela internet conhecidos como, Cibercrimes, Crimes Virtuais, Crimes Informáticos, Crimes Eletrônicos ou Crimes Cibernéticos têm crescido de maneiras vertiginosa acarretando consequências de proporções gigantescas. Assim, de acordo com os resultados desta pesquisa, pode-se concluir que, há um dever coletivo, entre especialistas da academia, acadêmicos de informática, organizações e do governo, e em se construir, divulgar e assegurar estratégias de educação voltada à navegação segura da internet, para pais, responsáveis, educadores e crianças e adolescentes e também a cooperação ativa de provedores de serviços de internet apoiando as investigações criminais, pois o uso do ambiente virtual exige habilidade e segurança e principalmente o reconhecimento dos deveres de todos os abrangidos (família, sociedade civil e estado), no auxílio a proteção integral das crianças e adolescentes.
 
Conclusão
Com os avanços do mundo moderno temos a possibilidade de acompanhar e participar desta evolução, surgem os computadores com seus sistemas operacionais que são um sucesso, disputando o mercado com smartphones, com aplicações fantásticas que cabem na palma da mão. Podemos perceber o aumento na preocupação das cidades estados e principalmente o governo em relação ao meio ambiente e desmatamento, vimos que uma boa parte dessa problemática é causada pela natureza em eventos naturais. Vimos que os crimes relacionados a internet, não são somente pedofilia, mas também, a outros fatores como bullying, difamação, apologia ao crime, entre outros, e que isso tem aumentado conforme a tecnologia e o acesso à internet vem aumentando.
Referências
Sistemas Operacionais 2014 Desktops e Notebooks:
https://pplware.sapo.pt/informacao/conheca-os-sistemas-operativos-mais-utilizados-em-2014/
Sistemas Operacionais 2015:
https://adrenaline.uol.com.br/2016/02/02/40054/windows-10-ultrapassa-xp-como-segundo-sistema-operacional-mais-usado-no-mundo-/
Sistemas Operacionais 2016:
https://tecnoblog.net/206574/windows-10-ultrapassa-7-microsoft/
Sistemas Operacionais 2014 Smartphones:
https://www.tecmundo.com.br/android/60002-android-passa-ios-sistema-operacional-movel-usado-mundo.htm
Sistemas Operacionais 2015/2016:
https://33giga.com.br/descubra-quais-marcas-e-sistemas-operacionais-sao-os-mais-vendidos-do-mundo/
Sistemas Operacionais 2016:
https://tecnoblog.net/199929/android-ios-duopolio/
Lista com todos os anos de aparelhos vendidos:
http://atl.clicrbs.com.br/infosfera/2015/09/09/android-apple-ou-windows-confira-o-ranking-dos-smartphones-mais-vendidos/
Comparativos Sistemas Operacionais:
http://dmsolution.com.br/comparativo-entre-windows-7-windows-8-1-e-windows-10/
Safernet: Gráficos, figura 2, figura 3, figura 4,figura 5: 
Http://helpline.org.br/helpline/
Safernet: Gráficos, figura 1:
 http://indicadores.safernet.org.br/index.html
Segurança Digital, Rafaela Pozzebom: 
www.oficinadanet.com.br
Uso de técnologias digitais por crianças e adolecentes:
https://www.aedb.br/seget/
Técnologia, Fonte: Rádio ONU:
http://www.ebc.com.br/tecnologia/2015/03/brasil-esta-entre-os-cinco-paises-com-mais-crimes-ciberneticos-aponta-relatorio/

Continue navegando