Buscar

Classificação das DTMs musculares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Classificação das DTMs musculares
Todas as desordens musculares não são iguais clinicamente, são pelo menos 5 tipos diferentes conhecidos, são eles:
Co-contração protetora (tensão muscular) – é a primeira resposta dos músculos mastigatórias para um evento, é uma resposta do SNC ás injurias ou as ameaças de injurias. Quando isso ocorre tem aumento da atividade do musculo antagonista durante a contração do musculo agonista. Três condições podem levar a essa alteração os estímulos sensoriais e proprioceptivos alterados; os estímulos constantes de dor profunda; e o estresse emocional aumentado, como característica clinica uma disfunção estrutural, ausência de dor durante repouso, aumento de dor durante a função e sensação de fraqueza muscular. É considerado uma desordens mialgicas agudas.
Dolorimento muscular local – é uma desordem de dor primaria, não inflamatória e miogênica. É a primeira resposta dos tecidos musculares para uma co-contração protetora continua. Representa uma mudança nos tecidos musculares, essa mudança pode ser por um resultado de uma co-contração prolongada ou uso excessivo do músculo, levando a fadiga, o dolorimento muscular local pode também resultar de um dano direto nos tecidos (trauma), as caracteristicas clinicas são disfunção estrutural, máxima dor durante o repouso, aumento da dor durante a função, fraqueza muscular real, tensão muscular local
Dor em ponto álgico (trigger point) miofascial – é uma condição de dor miogênica regional caracterizada por áreas endurecidas e de hipersensibilidade nos tecidos musculares, conhecidas como pontos álgicos. Entretanto, pode estar associada com outras desordens de dores concomitantes e com isso se tornar uma condição de dor crônica que exige mais esforções terapêuticos para sua solução. Ela surge de áreas de hipersensibilidade nos músculos chamados de pontos álgicos, áreas localizadas nos tecidos musculares ou nos tendões de inserção. Sua característica é que é uma fonte de dor profunda constante, geralmente ocorre também uma dor reflexa.
Mioespasmo (mialgia de contração tônica) – é uma contração muscular tônica involuntária, induzida pelo SNC, quando esses espasmos musculares estão presentes, eles são geralmente identificáveis pelas caracteristicas clinicas que são as disfunção estrutural (tem restrição marcante no movimento mandibular), dor em repouso, aumento da dor durante a função, dolorimento muscular local, enrijecimento muscular.
Mialgia mediada centralmente – é uma miosite crônica, originada predominantemente nos efeitos do SNC que são sentindo na periferia dos tecidos musculares, seus sintomas são similares com as condições inflamatórias dos tecidos musculares, portanto a desordem as vezes é referida como miosite. Sua etiologia está associada com a presença prolongada de substancias algógenas nos tecidos musculares secundárias á inflamação neurogênica. A dor está presente durante o repouso e aumenta com a função, tem grande extensão da duração dos sintomas.
Uma sexta condição também deve ser conhecida que é a Fibromialgia que é uma desordem de dor crônica global e musculoesqueletal, na qual existe um dolorimento de 11 a 18 lugares específicos de pontos doloridos através do corpo, a dor deve ser sentinda em três dos quatro quadrantes do corpo e estar presente por pelo menos 3 meses. Ela não é uma desordem de dor mastigatória.

Continue navegando