Buscar

questões história do pensamento filosófico

Prévia do material em texto

1 Qual filosofo que apresenta as seguintes teorias?
 – A humanidade passou por três estágios de conhecimento: religioso, metafísico e positivo. O espírito positivo, instaura as ciências e a razão como investigação do real, do certo, do precisamente determinado e do útil. Nos domínios do social e do político, o estágio positivo do espírito humano marcaria a passagem do poder espiritual para as mãos dos sábios e cientistas.
R.: as teorias pertencem a Auguste Comte.
2 O conhecimento na Idade Média valorizou o pensamento pautado na fé, porém não deixando de lado o conhecimento filosófico, podendo ser associado a uma junção entre fé e razão. é correto afirmar que a filosofia se tornou nesse período serva da teologia? Discorra
R.: Sim, pois tudo que era filosófico era pautado na teologia.
3 Em relação a teoria do conhecimento analise as teorias e aponte seus teóricos. Inatismo, empirismo, ceticismo, hedonismo, dogmatismo
 R.: Inatismo: Descartes é o teórico, afirma que todos temos ideias inatas, não deixando nos levar por persuasão e isso é razão.
Empirismo: Locke é o teórico e diz que o conhecimento é adquirido a partir de experiências e percepções sensoriais.
Ceticismo: Pirro é o teórico, diz que é impossível chegar a verdade. Os sentidos podem levar ao erro.
Hedonismo: Epicuro é seu teórico, diz sobre a busca do prazer e assim se atinge a conduta virtuosa. O supremo prazer leva a ordem intelectual e assim gera o domínio das paixões.
Dogmatismo: defende a ideia de que é possível encontrar a verdade.
4 - A dialética em Hegel é idealista, parte da concepção de Tese, antítese e síntese. Já a de Karl Marx parte do materialismo histórico. Analise as diferenças das duas dialéticas.
R.: Para Hegel eu vou ter um pensamento em seguida um questionamento e assim uma resposta, determinando o que sou a partir desse método de tese, antítese e síntese (mistura de indivíduo e meio/idealista). Já para Marx, as pessoas são resultado do meio em que vivem, seu método é baseado no determinismo econômico (somente o meio/capitalista).
5 - Em Hobbes, Locke e Rousseau analise a visão que esses contratualistas tem em relação ao homem, Estado de natureza e sociedade civil.
R.: > Hobbes: o homem é o lobo do próprio homem, o estado de natureza é uma guerra de todos contra todos, pois o pensamento do homem é somente a subsistência de si próprio e assim fazer de tudo para conseguir o que deseja. A sociedade civil vem para controlar a guerra, onde o contrato social vai estabelecer leis e a população deve seguir, porque o regime é absolutista.
> Locke: o homem é uma folha em branco, que busca também seu sustento ele vai ser fruto do ambiente em que vive, pois vai adquirir conhecimento a partir das experiências que terá na sociedade. o contrato social serve para organizar a sociedade.
> Rousseau: 
6 - Qual período que representa essas características?
 Pela razão, o homem pode conquistar a liberdade e a felicidade social e política (a Filosofia da Ilustração foi decisiva para as ideias da Revolução Francesa de 1789); a razão é capaz de evolução e progresso, e o homem é um ser perfectível. A perfectibilidade consiste em liberar-se dos preconceitos religiosos, sociais e morais, em libertar-se da superstição e do medo, graças as conhecimento, às ciências, às artes e à moral; liberdade religiosa e filosófica eram suas características; O aperfeiçoamento da razão se realiza pelo progresso das civilizações, que vão das mais atrasadas (também chamadas de "primitivas" ou "selvagens") às mais adiantadas e perfeitas (as da Europa Ocidental);
R.: iluminismo
7 - Analise as principais ideias de Aristóteles, Santo Agostinho, santo Tomás de Aquino
R.: 
8 - Essas concepções são de qual filosofo. Kant, Hobbes, Locke.
 As virtudes tradicionais não são incondicionalmente boas, pois elas tanto podem servir para fazer o bem, como para fazer o mal. A inteligência, a coragem, a temperança e a prudência podem ser exercidas e encontradas num ser imoral. R.: Kant
 O mau provido de inteligência, coragem, temperança e prudência representa um perigo muito maior. Ele poderá potencializar o mau uso dessas virtudes com vistas a maximizar a sua capacidade de causar o mal. R.: Kant
 A ideia de moralidade tem de ser vinculada à vontade de usar moralmente as virtudes. É o conceito de boa vontade. Esse é o elemento necessário e suficiente a que alguém seja um ser moral. R.: Kant
10 - Analise as principais características do período medieval, a patrística e escolástica nesse período e o renascimento.
R.: Patrística: 
Escolástica: 
Medieval:
Renascimento:
ARISTÓTELES
Qual a ferramenta básica do raciocínio?
R.: A ferramenta básica do raciocínio é a lógica, que será desenvolvida a partir de uma visão cientifica da realidade que vemos. E o homem é um ser racional por ser capaz de pensar logicamente. 
Qual a concepção da realidade?
R.: Sua concepção de realidade era baseada na multiplicidade dos seres percebidos pelos sentidos, rejeitando a teoria de Platão que falava sobre o mundo inteligível, afirmando a existência de uma realidade sensível, fazendo uma fusão de matéria e forma, concepção também conhecida como metafisica. Existem ainda quatro causas que Aristóteles explica para que as coisas existam, as causas são: material, formal, eficiente e final. A causa material é a matéria da qual é feita a essência das coisas. A causa formal diz respeito à forma da essência. A causa eficiente é aquela que explica como a matéria recebeu determinada forma. A causa final é aquela que determina a finalidade das coisas existirem e serem como são.
Como deve ser a ciência? O homem? 
R.: A ciência será o meio utilizado para compreensão do universo, devendo ser usada para desvendar a constituição essencial do ser e sua multiplicidade, tentando assim defini-la em termos reais, a partir das causas. O homem para Aristóteles é um ser racional, pois consegue pensar, e o ato de pensar é a essência da natureza humana, pois já existe o raciocínio em todos os homens, não é algo em potência. 
O que o homem deve fazer para ser feliz?
R.: Para atingir a felicidade o homem deve viver de acordo com sua própria essência, ou seja, com sua razão e sua consciência reflexiva e isso o levará para o modo ético de vida.
O que é a virtude? Análise a indução.
R.: Virtude é definida como um meio termo, um certo equilíbrio entre o excedente e a falta, se referindo assim a justa medida entre os atributos. A indução para Aristóteles, diferentemente do processo de Descartes, se refere a um processo mental que sairá do particular para o geral, sendo um procedimento básico para adquirir o conhecimento, possibilitando que o ser humano atinja uma visão cientifica e tire conclusões a partir dela.
O que representou o período helenístico? Fale a relação sobre cultura e a filosofia. O que representou esse período para a Grécia na política?
R.: O período Helenístico é o determinado período em que os macedônicos conquistaram a Grécia, possibilitando assim uma interação cultural, da cultura grega clássica com a dos povos orientais, mesclando as tradições culturais de cada lado. No que se diz respeito a filosofia, foi dada continuidade para as escolas de Platão e Aristóteles, que são Academia e Liceu respectivamente. No aspecto político, ocorreu a substituição da vida pública para a vida privada, o que caracterizou o fim da influência do cidadão na vida política da cidade, deixando de ser assim um homem político.

Continue navegando