Buscar

Simulado 2 Psicologia Escolar

Prévia do material em texto

Exercício: SDE0158_EX_A2_201408360543_V1 
	26/04/2018 08:46:40 (Finalizada)
	Aluno(a): TANIA REGINA MENEGUITTE SILVEIRA DA COSTA
	2018.1
	Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 
	201408360543
	
	
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A escola é uma instituição social que I. Reflete as contradições da sociedade à qual pertence. II. Só apresenta contradições quando as reuniões de pais e mestres não atingem seu objetivo. III. Não apresenta contradições. Está CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	Apenas I
	
	Apenas II
	
	Apenas III
	
	Apenas I e II
	
	Apenas I e III
	
Explicação:
Somente a afirmativa I está correta. A escola reflete as contradições da sociedade à qual pertence. A escola é formada por sujeitos sociais que compõem a sociedade e por conta dessa característica as questões sociais e as contradições da sociedade também se refletem na escola.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Acerca do Projeto Político Pedagógico é INCORRETO afirmar que:
		
	 
	O Projeto Político Pedagógico é um documento burocrático que a escola deve elaborar, mas sem importância para o processo educacional.
	
	O Projeto Político Pedagógico é um importante elemento do processo educacional escolar.
	
	O Projeto Político Pedagógico é um documento que a escola deve elaborar, por ser de suma importância para o processo educacional.
	
	O Projeto Político Pedagógico possui objetivos que os profissionais da escola devem procurar alcançar.
	
	O Projeto Político Pedagógico é um plano elaborado pela escola que contém aquilo que se deseja alcançar em termos de formação do aluno.
	
Explicação:
Está incorreta a afirmativa b. O Projeto Político Pedagógico é um importante elemento do processo educacional escolar, é um plano elaborado pela escola que contém aquilo que se deseja alcançar em termos de formação do aluno, ele possui objetivos que os profissionais da escola devem procurar alcançar.
	
	
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Leia um trecho do relato da psicóloga escolar Flávia Asbarh no Boletim Eletrônico da ABRAPEE sobre o Projeto Político Pedagógico: ¿A origem dessa pesquisa está em alguns questionamentos que surgiram no decorrer de minha atuação como psicóloga escolar em escolas públicas. Nas diversas escolas pelas quais passei, algumas questões sempre me incomodavam: os discursos cristalizados dos professores sobre sua prática e sobre sua relação com os alunos e a falta de clareza acerca das finalidades da educação de forma geral e da atividade pedagógica de forma específica. As tarefas propostas pelos professores aos alunos pareciam-me "soltas", "perdidas" e muitas vezes sem objetivos definidos. Muitas vezes tinha a impressão de que a maior parte das ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula restringia-se ao fazer pelo fazer, professores passavam uma série de exercícios aos alunos buscando deixá-los ocupados e estes executavam tarefas que não lhes fazia sentido algum. (...)¿ O trecho acima revela que a psicóloga escolar constatou:
		
	
	Que está presente o alinhamento dos objetivos institucionais às atividades pedagógicas propostas.
	
	A existência de Projetos Políticos Pedagógicos nas escolas pelas quais a psicóloga passou.
	
	Que o projeto pedagógico levava a reflexões coletivas.
	 
	A ausência de reflexões coletivas para o estabelecimento dos objetivos e das metas das instituições escolares.
	
	Que a educação, de forma geral, não tem propósitos.
	
Explicação:
A letra e está correta.  Foi obsevado na pesquisa uma dissonância entre os objetivos do PPP e as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula e uma ausência de reflexões coletivas para o estabelecimento dos objetivos e das metas das instituições escolares.
	
	 
	
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A escola é um espaço social de formação e possui estrutura, dinâmica de funcionamento e objetivos. (I) Por estrutura entende-se apenas o espaço físico. (II) Por dinâmica de funcionamento entende-se sobretudo as regras. (III) Por objetivos entende-se a intenção de influenciar a aprendizagem do outro em determinado sentido. Está CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	Apenas III
	
	I, II e III
	
	Apenas I
	
	Apenas II
	
	Apenas I e III
	
Explicação:
Está correta apemas a afirmativa III. A escola é um espaço social de formação e possui estrutura, dinâmica de funcionamento e objetivos. A estrutura é o espaço físico e os materiais utilizados para o funcionamento da escola.  A dinâmica de funcionamento contempla as regras e as relações interpessoais e os objetivos objetivos são intenção de influenciar a aprendizagem do outro em determinado sentido. Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Atualmente acredita-se que o Projeto Político Pedagógico deva ser fruto da reflexão e discussão dos diferentes sujeitos envolvidos no processo educativo. Sobre o PPP podemos afirmar que: I- O psicólogo escolar não pode participar da elaboração, da implementação e da avaliação permanente do PPP, já que seu trabalho será definido a partir dos objetivos do PPP. II- A implementação do PPP é um processo constante, no qual as ações procuram alcançar os objetivos a que ele se propõe. III- Os objetivos do PPP funcionam como orientação para o trabalho dos profissionais que atuam na escola, inclusive o trabalho do psicólogo. Está correto o que se afirma em:
		
	
	I e II
	 
	II e III
	
	I e III
	
	Somente alternativa III
	
	I, II e III
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas II e III. A implementação do PPP é um processo constante, no qual as ações procuram alcançar os objetivos a que ele se propõe, esses objetivos orientam o trabalho dos profissionais que atuam na escola, inclusive o trabalho do psicólogo.
 
	
	
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre o Projeto Político Pedagógico de uma instituição escolar, afirma-se: I. O PPP deve ser construído coletivamente. PORQUE II. Os profissionais da escola normalmente não apresentam competência para debater temas que devem fazer parte de um PPP.
		
	
	As duas afirmações são falsas.
	 
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
Explicação:
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. O PPP deve ser construído coletivamente por professores, pais, alunos e funcionários e todos esses sujeitos possuem condições de discutir e elaborar o PPP com os objetivos que consideram importantes na formação dos alunos.
	
	
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Acerca do Projeto Político Pedagógico, assinale as alternativas incorretas: I- O Projeto Político Pedagógico é um documento oficial da escola e deve ser elaborado somente pelo diretor e pelo pedagogo da instituição. II- O Projeto Político Pedagógico é um documento pedagógico e deve, portanto, ser elaborado somente pelo pedagogo. III- O Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado por todos os sujeitos que compõem o universo escolar. Após a leitura das alternativas acima, assinale a(s) incorreta(s):
		
	
	II e III
	
	Somente a alternativa I.
	 
	I e III
	
	I, II e III
	 
	I e II
	
Explicação:
Estão incorretas as afirmativas I e II. O Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado por todos os sujeitos que compõem o universo escolar: professores, alunos, pais e funcionários.
	
	
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A educação, enquanto fenômeno social, pode ser definida como: I. Processo social através do qual o ser humano transmite e aprende conteúdos socialmente acumulados.II. Processo organizado da mesma forma, independente da cultura a que se refere. III. Processo que se caracteriza basicamente por ocorrer em instituições escolares. Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	Apenas I e II
	
	Apenas I e III
	
	I, II e III
	
	Apenas III
	 
	Apenas I
	
Explicação:
Está correta a afirmativa I. A educação é um processo social através do qual o ser humano transmite e aprende conteúdos socialmente acumulados. Cada cultura organiza esse processo de uma forma e não necessariamente em instituições formais como a escola.

Continue navegando