Buscar

Atividade Contextualizada Bioquimica dos Alimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Salvador, 15 de maio de 2018
Aluna: Luciana Gomes Ferreira Lima Carneiro
Matricula: 01229633
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
Podemos definir glúten como um combinação de proteínas, mas especificamente, de dois grupos de proteínas: a Gliadina e a Glutenina encontrados dentro de grãos de trigo , cevada, malte, centeio e aveia – mas precisamente no endosperma ,a reserva nutritiva do embrião da planta .
Ele está presente em massas como pão, macarrão, bolo, bolacha e tem a função de deixar a massa mais elástica para ser trabalhada e, ao mesmo tempo, resistente para não arrebentar quando esticada.
No entanto, para celíacos e outros portadores de patologias glúten-relacionadas, essa proteína pode causar uma série de problemas, desde reações no trato gastrointestinal, pele e sistema respiratório, a anemia, depressão e até mesmo danos ao cérebro.
Quando o glúten chega ao intestino dos celíacos, anticorpos impedem o órgão de absorver essa e outras proteínas – além de carboidratos, vitaminas, ferro e cálcio. Os nutrientes são eliminados pelas fezes e a pessoa fica com deficiências nutricionais graves. A doença é genética e o sintoma mais comum é uma diarréia crônica.
Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece que os alimentos devem indicar na embalagem a presença ou não do glúten. Desta forma, a informação “contém glúten” ou “não contém glúten” é obrigatória. A saída para os celíacos é comer alimentos com outros tipos de farinha, como a de mandioca, a de milho ou polvilho.
De vilão a mocinho, há várias vertentes. Entretanto lendo e relendo alguns posicionamentos, pude observar, que o glúten é vilão para aquelas pessoas que tem alguma intolerância ou deficiência na sua absorção.
A nutricionista e mestranda em Nutrição e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública (USP) Angélica Carreira destaca que a dieta sem essa proteína não pode ser feita por todo mundo. “Não há nenhum benefício na dieta sem glúten para pessoas não celíacas. Ao excluir essa substância, você retira o fator de proteção contra doenças coronarianas, por conta da exclusão de grãos integrais que protegem o organismo desse mal”.
Fonte :
http://www.glutenconteminformacao.com.br/o-que-e-gluten/
http://diariodebiologia.com/2008/12/o-que-e-o-gluten-por-que-a-embalagem-dos-alimentos-avisa-sobre-a-presenca-dele/
http://www.prinutri.com.br/site/cpt_artigos/gluten-vilao-ou-mocinho/
https://www.schaer.com/pt-br/a/doenca-celiaca
Saúde - iG @ http://saude.ig.com.br/2017-05-13/gluten-nao-faz-mal.html

Continue navegando