Buscar

TRABALHO DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
Introdução
Criatividade e inovação são atributos cada vez mais importantes no mercado – seja para uma grande organização ou para um profissional autônomo que está iniciando as suas atividades. Trata-se da utilização de novas ideias para obter resultados de melhor qualidade com mais eficiência.De acordo com a pesquisa StateofCreate: 2016, realizada pela Adobe, as pessoas que se identificam como criativas têm uma renda 13% maior do que as não-criativas. Além disso, 78% das empresas que investem em criatividade notaram um aumento da produtividade dos seus empregados e 76% delas possuem funcionários mais felizes.A união entre criatividade e inovação cria o ambiente perfeito para a cultura de inovação: uma mentalidade aberta à inovação em todos os processos de uma atividade econômica. Os ganhos disso podem ser vistos em diversos setores de uma empresa, mas todos eles refletem no desempenho financeiro alcançado.
Desenvolvimento
O empreendedorismo no Brasil é um grande desafio, não é? São diversas empresas disputando por um mesmo lugar no mercado e tentando conquistar o público de formas diferentes. Nesse contexto, criatividade e inovação se tornam ainda mais importantes – afinal, essa pode ser a base para se diferenciar dos demais.Mas como você pode desenvolver a criatividade e levá-la para o seu negócio? Separamos algumas dicas que podem ajudá-lo:
Fuja da rotina. O desenvolvimento de várias atividades de forma igual todos os dias pode bloquear a sua criatividade. Procure sair do piloto automático e estimular o seu cérebro.
Crie desafios. Adquira o hábito de criar pequenos desafios pessoais – seja tocar um instrumento, ir a uma palestra diferente ou criar uma planilha no Excel para controlar as finanças.
Encare os problemas de maneira diferente. Os problemas existem para qualquer pessoa, a diferença está no modo como eles são encarados. Procure enxergar o aprendizado de cada um dos obstáculos que surgem.
Acompanhe outras pessoas criativas. Siga o trabalho de outros profissionais criativos – mesmo que não sejam da sua área de atuação. Essa pode ser uma grande inspiração para ter ideias fantásticas.
Consuma conteúdos interessantes. Seja um filme, teatro, palestra, show ou artigos, é muito importante consumir conteúdos interessantes que estimulam a sua criatividade.
Consideraçoes Finais 
 Finalmente, não há como f alarmos em I novação sem f alar do novo, aliás o inovador é a ausência de medo da mudança. Empresas que possuem a vontade de se renovar não envelhecem e permanecem f irmes no mercado. “Uma e mpresa pr eocupada e m inovar constantemente sua cultura é a que mais cresce! Isso é o que diz um estudo feito p elo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), realizado co m mais de 72 mil empresas c om mais de dez funcionários. Esse estudo mostrou que, apesar de as empresas que se preocupam com a cultura de inovação re presentar em apenas 1,7% da amostra, elas são responsáveis por 25,9% do f aturamento da indústria no Bras il, e por 13,2% do número de e mpregos gerados. Esses números dizem muito sobre a importância de se cultivar a cultura da inovação no seu negócio” - acessado em : 05/12/2016). Dar livre acesso a sugestões e f omentar os processos de criação de soluções de problem as são f ormas plenas de se obter uma Cultura Inovadora. Processos engessados e rígidos dem ais tender ão a se rom per na conjuntura atua.A criatividade e inovação devem estar presentes na jornada de um empreendedor. Conseguir aplicar esses conceitos no seu negócio é um fator diferencial para obter melhores resultados e conquistar o seu lugar no mercado.Em um mercado tão competitivo, as empresas que conseguem mostrar propostas inovadoras são bem sucedidas em captar a atenção do público. 
referencias:
 http://www.guiaempreendedor.com/cultura-de-inovacao-entenda-o-que-e/l
https://www.impacthubrecife.com/blog/criatividade-e-inovacao-para-o-empreendedor/

Outros materiais