Buscar

AVALIAÇÃO PRESENCIAL 1.docx EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO PRESENCIAL 1 – 2017.1 
Disciplina: EAD 08029 – Educação de Jovens e Adultos 
Coordenador (a): 
Aluno(a): ____________________________________________ Matr.:_____________________ 
Polo: _____________________________ 
1ª Questão: 
No Estado Novo, foi criado o Fundo Nacional do Ensino Primário. Descreva o impacto desse Fundo para o Ensino Supletivo de Adolescentes e Adultos. (valor: até 1,0 ponto) 
O FUNDO NACIONAL DO ENSINO PRIMÁRIO DESTINAVA-SE AO ENSINO PRIMÁRIO DE CRIANÇAS, MAS TAMBÉM AO DE ADULTOS POR MEIO DO ENSINO SUPLETIVO. VOLTAVA-SE PARA A MELHORIA DA ESCOLARIZAÇÃO COM VISTAS À INSERÇÃO EM POSTOS DE TRABALHO NOS SETORES INDUSTRIAL E COMERCIAL. 
2ª Questão: 
Caracterize o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). Em sua resposta, aponte em que período histórico brasileiro foi criado. (valor: até 2,0 pontos) 
O MOBRAL FOI CRIADO DENTRO DO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR DA DÉCADA DE 1960 E LIGADO AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇAO E CULTURA, TINHA POR OBJETIVO A ALFABETIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ADULTA, CONSIDERANDO-SE A ALFABETIZAÇÃO FUNCIONAL E EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA AQUELES QUE TINHAM MAIS DE 15 ANOS. 
3ª Questão: 
Caracterize os movimentos de educação popular existentes no Brasil na primeira metade da década de 1960. Explicite os motivos de sua extinção. (valor: 2,0 pontos) 
O ALUNO DEVE ESCOLHER UM DOS MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR E CARACTERIZÁ-LO. 
O MOTIVO QUE LEVA A EXTINÇÃO DOS MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR DA DÉCADADE1960 SE REFERE AO GOLPE MILITAR DE 1964, TENDO, A MAIORIA DESSES MOVIMENTOS DURADOS ATÉ ESSA DATA. 
4ª Questão: A Lei nº 5692/71, de Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, dá destaque à educação para pessoas adolescentes, jovens e adultas. Explicite a argumente como a escolarização para essa parcela da população foi assegurada por essa legislação. (valor: até 2,0 pontos) 
ESSA LEI, EM SEU ARTIGO 24, OCUPAVA-SE DO ENSINO SUPLETIVO E VOLTAVA-SE PARA A ESCOLARIZAÇÃO DE ADOLESCENTES E ADULTOS QUE ENCONTRAVAM-SE EM DEFASAGEM IDADE-SÉRIE OU QUE NÃO TENHAM CONCLUÍDO OS ESTUDOS NA IDADE PRÓPRIA. A LEGISLAÇÃO CONSIDERA UMA IDADE MÍNIMA PARA A PRESTAÇÃO DE EXAMES SUPLETIVOS (18 PARA O PRIMERO GRAU E 21 PARA O SEGUNDO GRAU) E, TAMBÉM, DEFINE AS FUNÇÕES DE SUPRIMENTO, SUPLENCIA, QUALIFICAÇÃO E APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO DAS PESSOAS ADULTAS. CONSIDERA, AINDA, A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. 
5ª Questão: 
Na aula 6 você conheceu e estudou o Parecer CNE/CEB nº 11/2000, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. (valor: até 3,0 pontos) 
5.1 – De acordo com o referido Parecer, defina e explique as três funções da Educação de Jovens e Adultos. (valor: até 1,5 pontos) 
REPARADORA – ASSEGURA AOS JOVENS E ADULTOS O ACESSO À ESCOLARIZAÇÃO QUE LHES FOI NEGADA EM ALGUM MOMENTO QUANDO CRIANÇA. 
EQUALIZADORA – VISA GARANTIR UMA MAIOR OFERTA DE ESCOLARIZAÇÃO PARA AQUELES QUE MAIS NECESSITAM DESSE ACESSO. OU SEJA, BUSCA OFERECER MAIOR E MELHOR EDUCAÇÃO PARA QUEM É DESIGUAL DO PONTO DE VISTA DO ACESSO À ESCOLA E PERMANÊNCIA NA MESMA. 
QUALIFICADORA – ESTA É ENTENDIDA COMO O VERDADEIRO SENTIDO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. POSSIBILITA O APRENDER AO LONGO DE TODA A VIDA, SEJA PELA VIA DA EDUCAÇÃO FORMAL (ESCOLAR) OU PELOS DIFERENTES E DIVERSAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO CONTINUADA. 
5.2 – Um dos aspectos de destaque no Parecer é o conceito de direito à educação. Defina esse conceito e elabore pelo menos uma situação em que o direito à EJA pode se materializar no contexto das políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos. (valor: até 1,5 pontos) 
O DIREITO À EDUCAÇÃO PRECISA SER ASSEGURADO A TODOS, COM VISTAS Á CONCLUSÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SUA INTEGRALIDADE. 
O DIREITO PÚBLICO SUBJETIVO À EDUCAÇÃO ESTA DEFINIDO NO PARECER CNE/CEB Nº 11/2000 E SE REFERE AO DIREITO QUE TODO CIDADÃO TEM A UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E SOCIALMENTE REFERENCIADA. TODO CIDADÃO TEM DIREITO, INCLUSIVE, A COBRAR POR ESSE DIREITO E CABE AO ESTADO OFERECÊ-LO. 
OBS. A SITUAÇÃO A SER ELABORADA PELO ALUNO NA RESPOSTA A ESSA QUESTÃO DEVE CONSIDERAR O DIREITO PÚBLICO SUBJETIVO À EJA

Continue navegando