Buscar

Lista de exercícios CMCC I 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO VALE DO IPOJUCA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: CIÊNCIA DOS MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PROFESSOR: Emerson José da Silva
Nome do aluno: 	
LISTA DE EXERCÍCIOS 3
1. A determinação da massa específica em um agregado miúdo foi realizada de acordo com a NBR 9776. Desse ensaio foram obtidos os seguintes parâmetros: leitura final do nível de água no Fraco de Chapman L = 390,8 ml e massa seca de agregado = 500,0 g. Calcular a massa específica do referido agregado em g/cm3.
2. Após um estudo de dosagem de uma argamassa, realizado no laboratório de materiais, foi especificado uma proporção de um saco de cimento para 140 kg de areia seca. Considerando que essa argamassa seria produzida no canteiro de obra, onde não se dispõe de balança, como o engenheiro da obra poderia solucionar esse problema?
3. Uma massa de agregado seco de 300 kg ocupa qual volume aparente? Considerar, caso necessário, a massa específica = 2,62 g/cm3 e a massa unitária = 1,3 g/cm3.
4. A caçamba de um caminhão basculante tem capacidade para transportar 6 m3 de agregado em estado solto e seco. Diante dessa afirmação, qual a massa de agregado que esse caminhão transporta? Qual o volume real de agregado transportado? Considerar, caso necessário, a massa específica = 2,62 g/cm2 e a massa unitária = 1,3 g/cm2.
5. Você comprou 7 m3 de agregado miúdo, com teor de umidade de 4%. Considerando que a massa unitária do agregado é igual a 1,42 g/cm3 e o coeficiente de inchamento, correspondente a esse teor de umidade, é igual a 1,32, qual seria o volume de agregado, no estado solto e seco, realmente adquirido nessa compra? Quantos litros de água existem nesse agregado?
6. Após um estudo de dosagem de concreto, foi especificada uma massa de areia seca igual a 80 kg e uma quantidade de água de 20 kg. Sabendo que, em obra, a areia disponível apresenta um teor de umidade de
5%, um inchamento de 35% e uma massa unitária no estado seco de 1,42 kg/l, determine as novas quantidades de areia úmida e de água que devem ser utilizadas (corrigidas) para atender os valores especificados. Esses valores devem ser apresentados em volume, uma vez que o concreto será produzido no canteiro de obra, onde não se dispõe de balança.
7. Caso o concreto especificado na questão 6 fosse produzido com um agregado miúdo com 6% de capacidade de absorção de água, qual a quantidade de água de amassamento que deveria ser adicionada para atender as especificações (Considerar a areia seca inicialmente).

Continue navegando