Buscar

Expec de resposta Currículo AP1 2014.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO PRESENCIAL 1 – 2014.2 
EXPECTATIVA DE RESPOSTA
Disciplina: Currículo
Coordenador (a): Rita de Cássia Prazeres Frangella
1- Nos modelos tradicionais de currículo, o conhecimento existente é tomado como dado, como inquestionável (...). Como consequência, os modelos técnicos de currículo limitam-se à questão do “como” organizar o currículo. (1ponto)
No entanto, na perspectiva de teóricos críticos, é importante que o educador faça alguns questionamentos ao elaborar uma proposta curricular, como por exemplo:
I. Por que esses conhecimentos e não outros?
II. Por que esse conhecimento é considerado importante e não outros?
III. Quais interesses guiaram a seleção desse conhecimento particular?
IV. Devemos incorporar e/ou problematizar conhecimentos das classes menos favorecidas, mesmo sendo estes conhecimentos do senso comum?
Está correto o que consta em
(A) I e IV, apenas.
(B) II e III, apenas.
(C) I, II e III, apenas.
(D) II, III e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.
Resposta C é a correta.
2 - Nas teorias críticas curriculares, acredita-se que é possível desenvolver uma pedagogia e um currículo que seja crítico das crenças e dos arranjos sociais dominantes. Para esses teóricos, o currículo deve ser compreendido como : (1 ponto)
(A) forma de transmissão do conhecimento.
(B) espaço de emancipação e libertação.
(C) campo de formação para a vida adulta.
(D) oportunidade de aprendizagem compreensiva.
(E) instrumentalização para o mercado de trabalho.
Resposta B é a correta.
3 - Analise os textos abaixo, identificando a qual perspectiva de currículo eles se associam mais significativamente (tradicional ou crítica), e justifique sucintamente o porquê dessa associação.(2 pontos cada) 
Os currículos são expressão do equilíbrio de interesses e forças que gravitam sobre o sistema educativo num dado momento, enquanto que através deles se realizam os fins da educação no ensino escolarizado. Por isso querer reduzir os problemas relevantes do ensino à problemática técnica de instrumentar o currículo supõe uma redução que desconsidera os conflitos de interesses que estão presentes no mesmo. (Sacristan,2000, p.17)
O primeiro texto se associa à teoria crítica do currículo na medida em que problematiza a organização estrutural, social e de conhecimento que constitui a produção curricular presente até o momento.
Constituem um quadro de referência extremamente racional para elaborar um currículo: equilibram adequadamente os excessos conflitantes e contornam os perigos aos quais o doutrinador (ideólogo) está sujeito.[...] Permanecerão, provavelmente, como o modelo de elaboração de currículo para os que o concebem como uma engrenagem complexa que visa transformar o material bruto que as crianças trazem para a escola em um produto útil e bem acabado. Por definição, o modelo de produto aplicado ao currículo e ao ensino começa com um esquema que mostra no que o aluno se transformara, uma vez tendo passado pelo processo (Kliebard, 2011, p.33)
O segundo texto se associa à teoria tradicional do currículo, na medida em que chama atenção para o engessamento da estrutura e da intenção de formação presente na produção curricular deste contexto.
4 - Analise as afirmativas abaixo e indique-as como certa ou errada e indique o porquê da afirmativa: (2 pontos cada)
A – O conhecimento dos documentos curriculares como Diretrizes e Parâmetros são fundamentais ao exercício da docência uma vez que eles são obrigatórios e devem ser executados na escola. 
Errada, pois embora seja fundamental o conhecimento destes documentos, os mesmos não são aplicados na escola, e sim vivenciados de acordo com os diferentes contextos curriculares e escolares. 
Vale ressaltar ainda que, as Diretrizes Curriculares Nacionais são de caráter obrigatório, portanto possuem peso de lei, mas o Parâmetros Curriculares são apenas referenciais norteadores de nossa educação, não são obrigatórios.
B – Os parâmetros curriculares ampliaram e incluíram nas discussões sobre currículo questões como outra proposta de organização – com os temas transversais e as próprias temáticas que o compõe, para além das disciplinas tradicionais há a discussão sobre pluralidade cultural, meio ambiente, etc.
Certa – os temas transversais são uma estratégia diferenciada de organização curricular, uma vez que não entende determinadas temática engessada em disciplinas e ou conteúdos específicos.
	Lembramos a tod@s que esta expectativa é apenas um norte para nossa avaliação, não se trata de uma gabarito fechado.
	Além das respostas, também analisamos o embasamento teórico, a coerência e a organização da escrita.
Att,
Equipe da disciplina Currículo
�� �

Outros materiais