Buscar

7 Farmaco 09 04

Prévia do material em texto

Farmacologia 09/03
Faltou explicar aula passada: alteração da pressão arterial, influencia do parassimpático na pressão arterial. 
Quando aplicou Ach e verificou a pressão arterial é q ela caiu, esse efeito tem ação do receptor M3, pq a resistência depende de M3, onde ele leva a formação de oxido nítrico q é um potente vasodilatador. Se aumenta mais a Ach a pressão cai ainda mais. Ele quis ver colocar a atropina + ach ele viu q a pressão arterial n caiu, pq a atropina bloqueia o receptor. Como a atropina é agonista competitivo reversível....
Quando ele colocou uma concentração muito alta da ach a pressão subiu, ou seja, atiidade parassimpática n serve pra controlar a pressão. E essa alta concentração estimulou os RnAch da adrenal liberando adrenalina estimulando o alfa 1 e fez a pressão subir. Sempre q se interfere com a pressão arterial se usa agonista adrenérgicos pra aumentar a pressão, ou antagonista adrenérgico pra controlar a pressão. O parassimpático na pressão arterial é so fisiologicamente, efetivamente a importância é muito pequena. 
Bloqueador neuro muscular: age no impedimento da contração do musculo. Uma situação interessante pra paralisar o músculo esquelético, pra convulsão e cirurgia, redução de fraturas, intubação orotraqueal. 
Na junção neuromuscular o nervo motor faz comunicação com a fibra....
O recetor q esta na junção (nicotinio)q tem 2 sitios onde a ach se liga ele muda a conformação e ocorre um fluxo de ions q promove umadeposlarização na plca motora, quando ess recião despolariza e ela se espalha do local onde tem a fibra conectada e ele via atraveis dos tubulos, quando isso se propaga existem estrutura proteicas q são sensiveis a um sensor de voltagem q esta diretamente ligado num local de armazenamento de calcio q é o reticulo sacoplasmatico e ele é sensibilizado e o calcio sai e a concenração de calcio intracelular aumenta e a contração aumenta, q se espalha na fibra incurtando o sarcomero....
A comunicação entre o receptor de diroprinidina e o reticulo... é muito rapida e o calcio é liberado pra dentro da celula, é suficiente pra desencadear o proesso de atp pras fibras pra fazer com q ela contraia. As estruturas contrateis... houve o potencial de ação ebtreou pelo tubulo T ..... concentracçoes de calcio dento da cel. O filamento de quitina e a troponina vao ser sensibilizadas pelo calcio mas é preciso de atp pra contrair, depois vai precisar de atp de novo pra relaxar, por isso tem o rigor mortis(o aniaml morre e ele fica dura) as céls pararam e n tera atp pra relaxar, por isso fica rigido. 
Nas etaaps de contração a neurotransmissao tem q estr funcionando o potencial tem q chegar aos tubulos T o receptor de rianodina tem q esar funcionando quem tem alteração geneticaesse recepror quando é alterado por uma doença hipertermia maligna (doença farmacogenetica) ela n ocorre fisiologicamente, mas quando o anmal se submete a uma cirugia, tem certas dragas q se usam na cirurgia como anestesico gerias q desencadeiam uma liberação quimica de.... o processo de ... abrir n para nucna mais e ele n fecha so libera calcio e o musculo so contrai, e o musuclo contraido gera calor q auenta a temperatura do corpo e as cels. E processos bioquimicos começam a falhar. Pra quem tem essa doença n consegue relaxar o musculo so se entrar com farmaco spa isso acontecer.
Como objetivo pra impedir a contração tem varios alvos, mas nenhum é tao direto quanto interferir na regiao da placa motora. Existem outras alterações q podem acontecer como drogas. Tem como ela ser amarzenada na vesicula... 
Essas drogas muito utilizadas em cirurgias são bloqueadores neuro musuclar pq age na juncao neuro muscular, o alvo local deles é o receptor nicotinico d ach da placa motora. Temos farmacos q podem ser agonistas ou antagonistas desse receptor, os bloqueadores neuro musculares podem ser desses tipos do receptor. O agonista vai ativar num processo tao continua q o receptor n consegue responder na mesma dinâmica, ess eprocesso de ausencia de resposta quer dizer q ele se dessensibiliza, ele impede a contração pq o receptor deixa de responder a ele. Temos 2 tipos de bloqueadores:
. curares – substancia antagonista do receptor nicotinico de ach. Na cirurgia quando se usa ele se chama curalizar (paralizar temporariamente o musculo). O santagonistas são chamasdos de substancias curalizantes, onde promove um bloqueio neuromusuclar de foram competitiva com a ach, onde o receptor esta bloqueado.
Ele foi usado pra tratar tétano e para doença espasmódicas e importante no processo de preparo do paciente para cirurgia. São importantes na medicacao pé anestésicas e usados tbm em ortopedia.
O primeiro curare a ser utilizado foi a d-tubocurarine. Quimicamente essas moleculad foram estudaas em 2 grupos distintos dessdes agentes antagonnistas: esteroides e benzilisoquinolinas. 
Os despolarizantes são usados como... suxanil...
Os despolarizantes que são ativadores do receptor são agonistas. Os n despolarizantes são antagonistas eles compeem com a ach pelo receptor. D-tubocurarina hj em dia n é mais usado pq existem outros de maior eficiencia e efeitos adversos. Os derivados da isoquinolina a terminaçãoé curio e derivados de esteroides é curônio . A escolha do que fr usado é escolhido de acordo com a velocidade da resposta. Pra eles atuarem no receptor eles tem q apresentar estruturas proximas do agonistas pra ter reconhecimento, esses bloqeuadores guardam uma analogia com ach, como por ex a succinilcolina pq ela tem 2 moléculas de ach, pq sua permanecia de efeito é mais longo q leva o receptor a estado de dessensibilizado.
Os agonista vao promover uma contração, eles são bloqueadores neuro musuclares do tipo despolarizantes (depolariza e o musculo prara de contrair)
Já os antagonistas são n despolarizantes ou Adespolarizantes.
Os anestésicos gerias promovem relaxamento musuclar, ansioliticos, anticonvulsionantes fazem o musculo relaxar. A diferença dele relxado a intensidade do estimulo percebido vai ser de menor forçca de contração ou bloqueado. Relaxantes n impedem o musuclo de contrias. Os bloqueadors impeddem a contração neuro musuclar. O diazepam é relaxante de ação central. o relaxante musuclar torna o musuclo mais lento e o tonus fica mennor mas o musuclo contrai. O diazepam aumenta a atividade do Gaba. A atividade inibitoria pelo gaba é espinhal. A resposta inibitoria q mantem o fuso .... relaxado depende do gaba...
O dantrolene é bloqueador de receptor de rianodina, se esse receptor para de responder ele bloqueia a liberação de calcio. 
Dantrole é usado na hipertemia maligna.
O bartofen ....
Os bloqueadores neuro musuclares são denominados ....
Em equinos é usado o EGG q age no SNC, ele é utilizado pra relaxamnto muscular.
Outro q produz relaxamento musuclar é a xilazina (diminui a excitabilizade dcentral) q age no pre simpatico do ecpetor de alfa 2 promovendo sedação e relaxamento. 
EGG é contra indicado pq ele pode aumentar o processo de hemólise, flebite, para respiratoria e quando essa parada associada a alguns dor farmacos curares
Os bloqueadores neuro musuclares, eles foram denominados pq a primeira molecula foi retirada da planta curare (ant. comp, rever.)
Os antagonista competem diretamente com a ach, se qusier aumenar a concentrção de ach pra ocmpetir com o bloqueador neuro mucular, pode ser usado um inibidor da acetilcolinesterase, usado anticolinesterásicos que podem ser reversivel ou irreversivel no caso vai ser usado reversivel pra tratar terapeuticamente. Os anticolinesterasicos são agonistas de ação indireta, pq eles aumenta a ach q ativa o receptor. Quando aplica o aticolinesterasico bloqueia qualquer anticlinestesase. Seus sinais clinicos no retorno é salivação intensa, tremor musuclar, aumenta secrecao, motilidaade gastrica e intestinal, essa atividade tem como receptor M3, para o animal n ter esses efeitos é usado a atropina.
Na reversao desses bloqueadores do tipo antagonista é qe tem q usar anticolinesterasicos. Os mucuslos menores são mais sensíveis são paralisadosmais rapidamente, e depois os maiors. O problema é ter parada dos musuclos respiratorios (diafragma) tem q ser evitada. 
O bloqueio do antagonista se instala – quandos e aplicu o blqoeuador ele ocupa o receptor e menos ficam disponíveis pra ach, se el ocupa 75% deles n tem mais receptores pra contrair. A concentração do bloqueador vai subindo e omusuco para dde contrrai, a medida q o bloqeuador se desliga e cai abaixo dos 75% o musuclo cmeça a voltar no nivel de contração. O efeito de ocupação dos receptores é chamado de efeito iceberg
Caracterisitca é manter a margem de segunranca por causa da paralisia, se colocar mais q isso o risco de ter ..... os farmacos n atravessam a barreira hemato cefalica, n tem risco de afetar o snc.
-- Intervalo –
São administrados por vias parenterais injetáveis, eles são muito hidrofílicos, a probabilidade dele ser absorvido por via oral demoraria muito. São utilizados por via endovenosa preferencialmente.
Eles n atravessam a BHE, eles ou n são metabolizados ou demoram para ser metabolizados por isso se usa o anticolinesterásico para reverter o efeito.
O término do efeito é associado a antcolinerterasicos, o problema de usar eles é o efeito muscarinico q tem, pra isso tem q sar a atropina.
Foi desenvolvido uma molécula q é o sugamadex q so reverte os efeitos dos esteroides, e ele revertendo o efeito obviamente vai preferir usar esteroides. O se uso tbm se faz a descurarização. Ele descurariza, mas n por ele aumenta a ach ele impede q o curare se ligue ao receptor, os outros tem q continuar a ser revertidos com uso e anticolinesterásico reversivel (prostigmine)+ atropina q é antimuscarinico
Já os despolarizantes n precisa, .....
Succinil colina reverte... e mivacurio tem tempo de meia vida curta então n precisa usasr anticolinesterásicos. 
Os dos esteroides tem tempo de meia vida longo, é usado quando o bloqueio muscular tem q ser mantido por um longo periodo.
Diferença observada nos efeitos diretos:
O n despolarizante na hora de aplicar ...
O que é despolarizante vai primeiro ....
Sugamadex: a maior vantagem dele é a reversão do bloqueio neuro muscular sem a inibição concomitante da acetilcolinesterase tornando desnecessário o uso de atropina para o controle do efeitos adversos por exemplo da piridostignina (é caro). A vantagem é q os efeitos muscarínicos n ocorrem. 
Rocurônio se encaixa no sugamadex e o efeito bloqueador acaba e a paralisia termina. Quand se aplica o anticolinesterásico ... acontce quando ach ... se tivesse avaliando o retorno e desse anticolinesterase iria voltar com defeitos adversos pro isso usaria atropina, mas se fosse usado a succinilcolina ela paralisa mas o efeito reverte naturalmente
Os efeitos adversos do uso desses bloqueadores neuromuuclares. A d-tubocurarina causa hipotensão. A taquicardi acontece com o uso do pancurônio associada com galamina (anticolinesterárico) 
Arritmia cardiaca pode acontecer
A grande maioria deles pode envolver resposta de bradicardia.
O aumento da atividade no M3 são pelo uso de anticolinesterásicos
Alguns promoem a liberação de histamina como ... causa vermelhidão da superficie da pele ...
- Reações alérgicas: 
Ocorre frequentemente. Quando são intensas tem q corrigir hipozemia, fazer broncodilatação, recuperar a pressão arterial...
- Os bloqueadores despolarizantes – agonistas:
As suas 2 fases de bloqueiam e paralisam o musculo flácidos.
A paralisia demora um tempo pra aconteceer, na primeira fase ele é um agonista q libeera calcio e faz contrair, ele causa dessensibilizacao com o receptor, esse primeiro bloqueio despolariza o musculo contriaindo, essa contração é fasciculada. Quando isa esses bloqueadores cauasa dor muscular mialgia .Esse bloqueio ocorre em 2 fases. Na fase 1: ocorre a fasciculação , na fase 2: tem a paralisia flácida, dessensibiliza o receptor. 
A utilização deles é para procedimentos de curta duração.
A Succinilcolina: são bloqueadores despolarizante, a duração é curta e o efeito é rápido. Usada pra procedimentos e n necessariamente pra paralisia musuclar cirurgica.
O bloqueio é dose dependente pq tem a ocupação dos receptores. Esses bloqueadores, são bloqueados imediatamente mas ele depende da voltagem pq depende da despolarização. Anticolinesterásicos so reverte efeito de antagonistas.
Se for colocado mais ach piora e deixa o musuclo mais tempo paralisado .
Se quiser alem dos 10 minutos e quiser 20 minutos convem fazer uma infusao endovenosa... 
Se o paciente tiver uma anomalia genetica q demora pra hidrolisar a ach, esse paciente vai levar mais tmepo pra retornar. Essa deficiencia de colinesterase ocorre em animais desnutridos.... 
Bovino tem a colinesterase mais baixa
Se o animal tiver comprometimento hepático ...
Paciente miastemico – tem musculo com meno tensao de tonus, pra eles a duração do efeito é mais intenso. 
Nem sempre em todas as cirrgias tem obrgatoriedade de uras bloqueador muscular, pq tme a xilazina q promove um cderto bloqueio muscular.....
Essa sequencia de bloqueio comeca dos musculos de menor extensao, a cauda cai... a medida paralisa os pequeno, medios e grandes os unicos q n devem parar é o diafragma....
Logo q recupera os musuclos maiores recuperam primeiros pq eles são menos sensiveis a acao dos bloqueadores. 
Tem semre contrações muculares antes d paralisia efetica pq isso pode causar dor muscular... isso pode elevar a pressao intraocular e pode ocorrer liberação de histamjina, sao contra indicados pa quem tem hipertemia maligna.......[
Os antgonistas a sua eliminação é renal, se o rim estiver insuficiente a permanencia dele no organismo é maior.
Efeitos cardiovaculares de succinilcolina:
Resspostas parassimpaticas acentuadas – náuses e vômitos, broncoaspiração...
Hipercalemia: elevação do potássio pq o receptr nicotinico q esta na memb quando ach se liga deixa entrar sodio e sai potássio q aumenta os niveis extracelulares e causa a hipercalemia q pode causar a arritmia cardíaca. 
Aumenta a pressão intraocular, pressão intracraniana
Dor muscular frequente.
Eles so podem ser adm. Pela via endovenoca. Os agonistas são sensiveis a aceilcolinesterasicos como o mivacúrio e atracúrio q pode ser metaoblizados por esterase pplasmática... os qe são metabolizaos no figado ...demoram pras ser metabolizados. Os de degradação espontanea tem o metabolismos de hoffman – atracurio.
Os q n são metabolizados q saem pelo rim n tem problema se o animal tem insuficiencia hepatica ou n, ele so n pode ter insuficiencia renal....
Eles são associados com anestesicos gerias, melhoram a paralisia e o efeito é mias eficiente..
O risco de bloqueio ganglionar: nenhum deles tem esse risco... o problema disso é liberação de histamina q vai causa.... Os derivados de esteroide podem ter efeito no M2 tendo alteração no ritmo cardiaco – taquicardia.
As aplicações terapeuticas podems er coadjuvantes na aneesia geral, procedimento de intubação, endoscopia, endoraquel
Paralisia prolongada – miastenia, distrofia muscular (defeito numa proteina)
Hipotensao e broncoespasmo por conta da liberaão de histmaina
Apneia prologada, hipertemia maligna (usada dantrolene e rsfriar o animal pra trtar o animal) ..............
Os BNM competitios são antagonistas entao o uso de anticolinesterasicos revete o efeito deles, os anestesicos inalatorios tem efeito sinérgicos pra antagonista e agonista.... 
Aminoglicosídeos – bloqueiam canal de calcio
Tetraciclina e bloqueadores de canal de calcio
BNM despolarizante....
Quando tem espasmos é usado clostridium boulinum diretamente no nervo onde demora dias ou semans pra isso

Continue navegando