Buscar

Anatomia Palpatoria 1

Prévia do material em texto

Um jogador de tênis foi encaminhado ao setor de fisioterapia apresentando dor na região lateral do cotovelo direito devido esforço realizado em uma partida. Indique os músculos superficiais e a estrutura óssea na qual eles estão inseridos no cotovelo, que apresentam dor à palpação.
	
	 
	Epicôndilo lateral, músculos braquiorradial, extensor radial longo do carpo, extensor comum dos dedos, extensor ulnar do carpo.
	
	Epicôndilo medial, músculo pronador redondo, músculo flexor radial do carpo, músculo palmar longo e músculo flexor ulnar do carpo.
	
	Olécrano, músculos tríceps braquial e ancôneo.
	
	Epicôndilo lateral, músculos braquiorradial, pronador redondo, pronador quadrado e flexor ulnar do carpo.
	
	Epicôndilo medial, músculos braquiorradial, extensor radial longo do carpo, extensor comum dos dedos, extensor ulnar do carpo.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703230710)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A artéria braquial é o maior vaso sanguíneo localizado na parte superior do braço. Ela é uma continuação da artéria axilar, e começa a partir da margem inferior do músculo redondo maior e continua pelo braço. A artéria braquial poderá ser palpada no braço, na região entre o __________________________________ e o ____________________________, na região ______________________.
	
	 
	bíceps e o tríceps...... medial.
	
	olécrano e o epicôndilo medial..... medial.
	
	tendão bicipital e epicôndilo lateral.....lateral.
	
	bíceps e o braquial......anterior.
	
	bíceps e o tríceps...... lateral.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703157672)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O fisioterapeuta encontra-se de frente para o paciente, palpando a região medial do braço, percorrendo o sulco existente entre o bíceps e o tríceps, com o objetivo de palpar:
	
	
	artéria radial e nervo ulnar
	
	nervo fibular e artéria femural
	
	nervo ulnar e artéria femural
	
	artéria ulnar
	 
	artéria braquial e nervo mediano
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703677873)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	João, 45 anos, chegou no setor de fisioterapia se queixando de dor no cotovelo após realizar movimentos repetitivos durante mudança de sua residência. Após realizar vários testes o fisioterapeuta verificou dor no músculo pronador redondo. Qual a manobra que o fisioterapeuta utilizou para encontrar este músculo?
	
	
	Paciente em pé com o antebraço apoiado no ombro do examinador. O examinador estará em pé e pedirá ao paciente para realizar um movimento de rotação interna ou de adução do braço, empurrando o ombro do examinador para baixo. Com sua mão sensitiva palpará a estrutura, aproximadamente a dois dedos transversos, na lateral do ângulo inferior da escápula.
	
	Paciente sentado, com o cotovelo apoiado, antebraço em posição neutra. Examinador em pé ou sentado com uma das mãos na porção distal do antebraço do paciente. O examinador irá resistir aos movimentos simultâneos de flexão do cotovelo e supinação do antebraço realizados pelo paciente. O tendão ficará facilmente palpável em forma de pinça na face anterior do cotovelo.
	
	Paciente sentado, cotovelo fletido a 90° e apoiado na maca, antebraço supinado. Examinador sentado, com uma das mãos segurando a mão do Paciente que fará um movimento de flexão do punho sobre o antebraço, que será resistido pelo examinador na região palmar, ao nível dos metacarpos. O proeminente tendão será visualizado no 1/3 distal do antebraço.
	
	Paciente sentado, cotovelo fletido a 90° e apoiado na maca, antebraço pronado. Examinador sentado, com uma das mãos segurando a mão do paciente que fará um movimento de extensão do punho com desvio ulnar, que será resistido pelo examinador.
	 
	Paciente sentado, cotovelo flexionado a 90° e apoiado na maca, antebraço supinado. Examinador sentado, com uma das mãos segurando a mão do paciente. Esta estrutura delimita a margem medial da fossa ulnar. O examinador apóia seus dedos sensitivos nessa região e pede ao paciente que realize um movimento de pronação levemente resistido. Perceberá sob seus dedos um aumento de tensão.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703650312)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Músculos que ligam o Membro Superior, Cintura Escapular à Coluna Vertebral: Trapézio, grande dorsal. romboide maior, rombóide menor, levantador da escápula. Marque a alternativa correta que corresponde a melhor estratégia para palpação do músculo Rombóide maior.
	
	
	Paciente sentado com o antebraço apoiado na coxa, de costas para o terapeuta ou em D.D. O terapeuta localiza a borda vertebral da escápula, a nível do angulo da raiz da espinha da escápula, 2 dedos acima deste ponto. Esta palpação é a de seu ponto de inserção escapular.
	 
	Paciente em pé, sentado ou em DV, com o braço em rotação medial, cotovelo flexionado e com o antebraço apoiado atrás do tronco. Fisio - ao lado do paciente, uma das mãos apoiada um pouco acima do cotovelo do paciente. A mão sensitiva irá palpar a partir da borda vertebral da escápula, ao nível de seu ângulo inferior. O terapeuta pedirá ao paciente um esforço em adução de escápula (retroversão de ombro) e resistirá ao movimento na região do cotovelo já que automaticamente este se desloca para trás.
	
	Se a palpação for feita próxima ao ângulo superior da escápula, a palpação será direta porque nesta região o rombóide maior é superficial. Alguns autores afirmam que o rombóide menor não é perceptível à palpação devido ao fato dele ser recoberto pelas fibras medias do biceps que é responsável pelo movimento de adução do ombro, o mesmo que é realizado pelo rombóide menor.
	 
	Fibras superiores, médias e inferiores. Paciente em pé ou sentado de costas para o terapeuta. Fisio - pede ao paciente para elevar os braços simultaneamente, atingindo aproximadamente 100° de abdução da articulação do ombro e de forma concomitante deve realizar um esforço de adução escapular, os cotovelos deverão estar flexionados.
	
	Paciente em pé, sentado ou em DV, com o braço em rotação medial, cotovelo flexionado e com o antebraço apoiado atrás do tronco. Fisio - ao lado do paciente, uma das mãos apoiada um pouco acima do cotovelo do paciente. A mão sensitiva irá palpar a partir da borda vertebral da escápula, ao nível de seu ângulo inferior. O terapeuta pedirá ao paciente um esforço em adução de escápula (antroversão de ombro) e resistirá ao movimento na região do ombro já que automaticamente este se desloca para frente.

Continue navegando