Buscar

Gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Gestão efetiva dos recursos materiais e patrimoniais nas organizações.
Uma gestão efetiva e correta é imprescindível para uma lucratividade positiva e auxilia de forma significativa a manutenção e crescimento dos ativos organizacionais, levando em consideração a redução dos custos operacionais e controle do fluxo de materiais. 
 A Gestão efetiva dos recursos materiais e patrimoniais nas organizações.
 
A administração de recursos materiais e patrimoniais é parte integrante e de suma importância na correta gestão das organizações.
Uma gestão efetiva e correta é imprescindível para uma lucratividade positiva e auxilia de forma significativa a manutenção e crescimento dos ativos organizacionais, levando em consideração a redução dos custos operacionais e controle do fluxo de materiais. Para isso compete ao gestor responsável entender os fatores de produção disponíveis a organização, isto é, os recursos naturais, capital e mão de obra, como ter conhecimento do ambiente externo de sua organização para ter os materiais necessários, na quantidade certa, no local e tempo certo a disposição dos órgãos que compõe o processo produtivo da empresa.
Compreender as classificações dos materiais, administrar corretamente os estoques, estabelecer uma política adequada de suprimentos e a correta armazenagem e controle de materiais são essenciais para a boa administração dos materiais.
Quando nos referimos a Administração de materiais é necessário ao gestor, conhecer as classificações relacionadas a Aplicação: Matéria- prima, Materiais em processamento, Materiais semi- acabados, material acabado e Produto acabado, a fim de melhor conduzir os processos de produção. Compreender as categorias de classificação entre elas: Identificação, codificação, cadastramento, catalogação, analisando suas peculiaridades e sua implementação de acordo com a realidade da organização e identificar os tipos de classificação, materiais de estoque e não de estoque, materiais críticos, perecibilidade, periculosidade, a dificuldade de aquisição e o mercado fornecedor, ou seja, o gestor de recursos materiais e patrimoniais tem função importante no produção da empresa, sendo necessário que ele tenha uma visão holística da organização, pois, seu desempenho influencia diretamente nos resultados organizacionais.
Os estoques das organizações constitui todo o sortimento de materiais que a empresa possui e utiliza no processo de produção dos seus produtos e serviços. Por isso, entender sobre seu funcionamento, adotar estratégias como a curva ABC, com o intuito de separar os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor números e requer cuidados especiais, trabalhar com a metodologia oriunda do Sistema Toyota de Produção Just in time ( No tempo certo), estando atento aos prazos e rotatividade do estoque e realizar pedidos conforme a demanda. Vale salientar, que nos dias atuais, não é tão interessante para as organizações trabalharem com o nível de estoque elevado, diferentemente de outros períodos, como na Administração clássica que simbolizava poderio econômico, entender seus clientes, ter bons fornecedores, gerenciar a cadeia de suprimentos utilizando o Supply Chain Managment, estreitando as relações sobre a produção com fornecedores e clientes é fundamental para o gerenciamento dos estoques.
No que se refere a Suprimentos, especificamente, trata do setor de compras que abastece o sistema produtivo, no entanto analisar as ordens de compras recebidas, realizar a pesquisa e seleção dos fornecedores, acompanhamento do pedido (follow-up) e controle do recebimento do material comprado é vital para as organizações, pois, as decisões tomadas no setor de compras irá influenciar no comportamento dos clientes, estar atento aos prazos de entrega dos fornecedores e reposição de mercadorias de tal modo que não venha a faltar e nem exceder o nível de estoque é um dos principais desafios de quem trabalha com materiais.
Por fim, a armazenagem e controle de materiais, por meio da identificação, separação e estocagem dos materiais no almoxarifado (matérias primas, materiais semi-acabados, materiais acabados) e no depósito (produto acabado), são essenciais para o controle do fluxo.
Realizar o inventário físico para a verificação das discrepâncias entre os registros de estoque   entre estoque físico e contábil em valores monetários, proporcionando a apuração do valor total para efeito de balanço ou balancete e obter um arranjo físico (Layout), permitindo uma disposição física dos equipamentos, pessoas e materiais da maneira mais adequada para o processo produtivo.
 O gestor de materiais que trabalhar com planejamento, controle e agilidade permitirá a administração de materiais ser realizada com eficiência buscando minimizar os custos relacionados a produção, seu resultado produtivo se tornará eficaz e consequentemente de forma efetiva impactando na relação entre produção e capacidade de produzir.

Outros materiais