Buscar

civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201504504562)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre os bens, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	são sempre indenizáveis as benfeitorias úteis realizadas pelo possuidor de boa-fé.
	
	as pertenças empregadas ao serviço de bens imóveis são, para todos os efeitos, bens imóveis por acessão intelectual.
	
	a herança é uma universalidade de fato, pelo que sua manutenção como bem coletivo depende da destinação a ela oferecida pelos herdeiros, no negócio jurídico que a origina.
	 
	as árvores voluntariamente plantadas em um terreno não são exemplos de pertenças, mas, sim, de imóveis por acessão física.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504663480)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(2015 FAURGS TJRS - adaptada) Assinale a alternativa que apresenta afirmação correta a respeito da disciplina sobre Usucapião no Código Civil.
		
	 
	Aquele que exercer, por dois anos, ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade, sobre imóvel urbano de até 250m² (duzentos e cinquenta metros quadrados) cuja propriedade divida com ex-cônjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia oude sua família, adquirir-lhe-á o domínio integral, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
	
	Aquele que, não sendo proprietário de imóvel rural ou urbano, possua como sua, por cinco anos ininterruptos, sem oposição, área de terra em zona rural não superior a vinte e cinco hectares adquirir-lhe-á a propriedade.
	
	Aquele que exercer, por, no mínimo, cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade, sobre imóvel urbano de até 150m² (cento e cinquenta metros quadrados) cuja propriedade divida com ex-cônjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio integral, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
	
	Aquele que exercer, por, no mínimo, cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade, sobre imóvel urbano de até 100m² (cento metros quadrados) cuja propriedade divida com ex-cônjuge ou ex-companheiro que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio integral, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
	
	Aquele que, por cinco anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201504507889)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(TJ/AP) A respeito do penhor, considere: I. não se extingue o penhor com o perecimento da coisa. II. em regra, o credor pignoratício tem direito a ficar na posse da coisa empenhada. III. os frutos da coisa empenhada devem ser restituídos ao devedor depois de paga a dívida. IV. o instrumento do penhor deve ser levado ao Registro de Imóveis exclusivamente pelo credor a quem aproveita. De acordo com o Código Civil, está correto o que se afirma em
		
	
	I, III e IV, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	 
	II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	III e IV, apenas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504442887)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Avalie as afirmações a seguir sobre a veracidade das características dos direitos reais: I- Os Direitos Reais tem como característica a oponibilidade erga omnes, significando que toda a coletividade precisa respeitar os direitos reais de alguém sobre algum bem. Ou seja, a coletividade deve reconhecer o proprietário de um bem imóvel. II- A sequela é característica dos direitos reais, diz-se direito de sequela a capacidade de não acabar o vínculo existente entre o bem e seu titular mesmo que esse objeto esteja distante. O fato de você não poder carregar sua casa junto com você não lhe retira a propriedade. O fato de um indivíduo alugar seu apartamento para alguém, também não lhe retira sua titularidade sobre ele. O vínculo do direito real se prende a coisa e dela não se desliga por meras alienações subsequentes. III- O direito real não é passível de abandono, bem como não poderá ser adquirido por usucapião. IV- O direito real tem a característica da tipicidade ou numerus clausus, estabelecido pelo código civil e leis especiais; não pode ser de livre pactuação; existe uma limitação legal, pois somente o legislador, no código ou em leis extravagantes pode cria-lo. É correto apenas o que se afirma em.
		
	 
	D) I, II, IV.
	 
	C) III e IV.
	 
	II, III e IV .
	 
	A) I e II.
	 
	B) I e III.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504624312)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESGRANRIO 2012 - LIQUIGAS - PROFISSIONAL JUNIOR - DIREITO) O direito de propriedade é um direito definido por ser:
		
	
	conformado pela vontade estatal, a qual prevalece em havendo conflito de interesses.
	 
	constituído pelas funcionalidades do domínio e também por ter função social.
	
	vinculado privativamente ao atendimento dos interesses do proprietário e sua família.
	
	representativo de um poder de atuação exclusivo do particular sobre a esfera alheia, impondo a ela limitações.
	
	fundamental e, como tal, absoluto, resultando pleno do título que lhe dá origem.

Outros materiais