Buscar

Jovens e adultos provas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Jovens e adultos
01- A Educação de Jovens e Adultos ( EJA) ainda é vista por muitos como uma forma de alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar na infância ou aqueles que por algum motivo tiveram que abandonar a escola. Felizmente, o conceito vem mudando. Qual é o grande desafio atual desse tipo de ensino hoje? I - A preparação par a o ingresso no mercado de trabalho. II - Tornar o aluno capaz de conviver num a sociedade capitalista. III - Apresentar ao aluno a cultura clássica. IV - Oferecer condições para que o aluno possa dar continuidade aos estudos, completando sua escolaridade básica. V - Ensinar os cidadãos brasileiros a escrever seus nomes. Escolha a alternativa que contém a afirmativa correta: D-IV
02-O período de 1996 a 2001 , em que se desenrolo u o processo de construção do PN E que resultou na Lei n° 10.172, foi marcado por controvérsias sobre a importância relativa da E JA na agenda de políticas educacionais. Quando dirigimos a atenção p ara as retóricas educativas, os acordos internacionais e a legislação nacional do período, somos levados a crer na existência de um amplo consenso em torno do direito humano à educação em qualquer idade, e à necessidade da formação continuada ao longo da vida. Entretanto, quando analisamos as políticas educacionais levadas à prática, constatamos a secundarização da EJ A frente a outras modalidades de ensino e grupos de idade. (DI PIERRO, 2010, p. 940).Todas as afirmativas abaixo confirmam as informações acima, exceto:( D)A colaboração d o Governo Federal para a manutenção e o desenvolvimento da EJA seguiu a diretriz d a focalização , direcionando -se aos estados e municípios com maiores taxas de analfabetismo e menores índices de desenvolvimento humano, localizados n o Nordeste e Norte do país.
 03-De acordo com Ferreiro, toda pessoa que aprende a ler e escrever passa por um processo peculiar. Um indivíduo não a prende sozinho, ele precisa de informações, explicações específicas que podem ser fornecidas p elo professor, pai s, irmão s, etc. Os adultos analfabetos também constroem hipóteses, testando forma s d e ler e escrever, passando pelos mesmos níveis de aquisição dos conhecimentos, como a criança. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo, quanto ao nível silábico alfabético , e depois escolha a opção verdadeira: I - Nesse nível, usam letras variadas e diferentes, representando diferenças quantitativas e qualitativas. II - Usam valores sonoros com as respectivas vogais. III - Usam uma letra para cada som emitido. IV - Descobre que a escrita é a própria representação da fala. B)Apenas II e IV são verdadeiras. 
04-Considere os itens abaixo no que se refere às determinações legislativas e assinale a alternativa correta. I - São adequados para serem trabalhados em um a s ala de Educação de Jovens e Adultos textos que tratem da realidade mais próxima do aluno, pois as determinações legislativas f ocam a construção do conhecimento d e um a forma própria, ou seja, exatamente vinculada às questões do trabalho e das experiências de vida. II - A prática pedagógica a ser trabalhada em uma s ala de Educação de Jovens e Adultos desenvolver o conteúdo que apresenta características adequadas às necessidades dos que f requentam esta modalidade de ensino se m descuidar do conhecimento científico, e por isso atende as determinações legais. III - São adequados para serem trabalhados com um a sala d e Educação de Jovens e Adultos textos cujas informações não estejam em conformidade com as vivências cotidianas e sociais dos alunos, um a exigência legal. IV- O texto a ser trabalhado com os alunos de Educação de Jovens e Adultos, conforme a legislação estabelece, deve estar estritamente vinculado às diretrizes curriculares desenvolvidas com os alunos em idade escolar que frequentam o Ensino Fundamental. (E)-A alternativa II é correta.
05-Leia o texto a seguir: “A valorização da escola entre os adultos das comunidades rústicas estenderia os efeitos da campanha à própria educação da s crianças. O nível de vida em cada comunidade condicionaria as possibilidades de desenvolvimento da educação das crianças: se u m meio adverso lhes impede o desenvolvimento , o meio culturalmente e levado produz um efeito contrário.” (Beisiegel, 1974). Após a leitura do t exto acima, responda: I - A educação do adulto teria consequências sobre a educação das crianças. II - O adulto provido de instrução em meio rude pode contribuir para modificá-lo, atuando no seio do lar, sobre os filhos, e nas relações com a comunidade. III - Atuando diretamente sobre a população adulta, não contribui para as exigências da cidadania. Aponte a alternativa correta: (E)É correto apenas o contido em I e II.
06-Ao suprimir o combate ao analfabetismo do artigo 60 das Disposições Transitórias da Constituição Federal de 1988, o go verno FHC abriu caminho par a que a n ova LDB da Educação. o Nacional não dedicasse nenhum artigo sequer à questão do analfabetismo. O tema passou despercebido, dando a entender que:(A)O analfabetismo não faz parte da nossa realidade
07-Durante as aulas, e analisando as entrevistas, percebemos que o s alunos do EJA são geralmente trabalhadores /as, empregados/as desempregados/ as que não tiveram acesso à escola e à cultura letrada . Sendo assim, para a concretização de uma prática administrativa e pedagógica verdadeiramente voltada para o cidadão, é necessário que o processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos seja coerente com os seguintes ideais:I - A alfabetização de adultos deve partir da realidade dos educandos, da origem dos seus problemas e conhecimentos e das possibilidades de superá-los, da sua realidade sócio-econômica e cultural. II - O educando deve ser reconhecido com o pessoa produtiva e que possui cultura e conhecimento construídos em sua vida. III - O educando deve ser considerado como sujeito de sua aprendizagem . Assinale a alternativa correta: (C) As alternativas I, II e III são corretas.
09-O grande problema de um p aís é o analfabetismo das crianças, e não dos adultos. O adulto analfabeto j á encontrou seu lugar na sociedade. P ode não ser um bom lugar, m as é seu lugar. Vai ser pedreiro, vigia d e prédio, lixeiro ou seguir outras profissões que não exijam alfabetização. Alfabetizar o adulto não vai mudar muito sua posição dentro da sociedade, pode até perturbar. Vamos concentra r nossos recursos em alfabetiza r a população jovem. Fazendo isso agora, em dez anos desaparece o analfabetismo”. As afirmativas acima são do depoimento do Ministro José Goldemberg e de outros educadores. Tais pronunciamentos foram conclusivos, pois m arcaram um a nova fase política, a de:B)Desqualificar o processo da educação de jovens e adultos
10-De acordo com Haddad ( 2003), mesmo que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 considere uma seção p ara a Educação de Jovens e Adultos e ainda institua em suas normas uma aparente flexibilidade, estas determinações não foram suficientes para alterar as evidências que demonstram que esta modalidade de ensino é considerada com o uma educação de segunda ordem. Segundo o mesmo autor, isso o corre porque :I - A penas os alunos não alfabetizados pertencentes às classes econômicas m ais favorecidas têm o direito de frequentar esse nível de ensino. II - A Educação de Jovens e Adultos é retratada n as normas legislativas sob a ótica de reformasque priorizam a Educação Fundamental das crianças em detrimento dos outros níveis e grupos sociais. III - Na legislação, nenhuma palavra foi dita sobre o analfabetismo. Nesse sentido, fecham -se os olhos para o enorme contingente de pessoas jovens e adultas que não tem o domínio da leitura, da escrita e do cálculo. IV - A forma de organização dos sistemas que atuam com a Educação de Jovens e Adultos, conforme a Lei 9.394/96, deve ser f ocada em questões relativas às práticas sociais e ao mundo do trabalho. V - A Educação de Jovens e Adultos é retratada n as normas legislativas c om o uma modalidade de ensino que deve ser frequentada por aqueles que têm condições econômicas de financiar esse tipo de educação. Responda: A)Apenas a II e a III são corretas.
11-O Plano Nacional d e Educação (2 001 - 2010) estabelece 2 6 metas para serem cumpridas com a modalidade de ensino “Educação de Jovens e Adultos”. Conforme Di Pierro (2010), a maior p arte delas não foi cumprida. Para demonstrar e evidenciar a fidedignidade de suas afirmações, a autora apresenta abaixo informações que mostram por que t ais determinações não foram cumpridas, e ainda discute a s possíveis conjuntura s que propiciaram essa situação. Dentre elas, podemos indicar: I-F alta de vontade política das em presas e das prefeituras em desenvolver as determinações indicadas no PNE. II - Emprego dos recursos destinados ao Ensino Fundamental não integrava o FUNDEF. III- Não havia a possibilidade de uma formação específica dos professores para lidar com esta modalidade de ensino. IV - O PNE previu um a formação específica par a os professores que trabalhassem apenas com as salas de Alfabetização e d as séries iniciais. V -Embora o PNE indicasse um a avaliação per iódica (desenvolvida a cada dois anos), essas avaliações nunca foram desenvolvidas.( C)Apenas as alternativas II, IV e V são corretas. 
12-De acordo com Ferreiro, toda pessoa que aprende a ler e escrever passa por um processo peculiar. Um indivíduo não a prende sozinho, ele precisa de informações, explicações específicas que podem ser fornecidas p elo professor, pai s, irmão s, etc. Os adultos analfabetos também constroem hipóteses, testando forma s d e ler e escrever, passando pelos mesmos níveis de aquisição dos conhecimentos, como a criança. Sendo as sim, analise as afirmativas abaixo, quanto ao nível silábico alfabético , e depois escolha a opção verdadeira: I - Nesse nível, usam letras variadas e diferentes, representando diferenças quantitativas e qualitativas. II - Usam valores sonoros com as respectivas vogais. III - Usam uma letra para cada som emitido. IV - Descobre que a escrita é a própria representação da fala. B)Apenas II e IV são verdadeiras.
13-O que significam os conceitos de alfabetização, alfabetizado e alfabetizado funcional? Essa preocupação é tão grande que foi criado o Índice Nacional de Analfabetismo Funcional, Inaf, que demonstra a fragilidade que o cidadão que não completou a escolar idade básica tem ao passar pela escola e não ser capaz de dominar informações suficientes para desenvolver as habilidades e as competências para a leitura e a escrita.I - Alfabetizado pode ser considera do aquele que d omina a leitura, a escrita e o cálculo. II - Alfabetização p ode ser considerado o processo de construção da leitura e escrita. III - Alfabetizado funcional pode ser considerado aquele que passou pela escola e não aprendeu a ler, escrever e contar. IV - Podemos considerar que há divergências quanto ao que se considera ser alfabetizado, o que gerou a expressão alfabetizado funcional. A alternativa com a(s) afirmação(ões) correta(s) é: ( D)I, II, III e I V.
14-Art. 38. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular. 1 Os exame s a que se refere este artigo realizar- se-ão: I - no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maio res de quinze anos; II - no nível de conclusão do ensino médio, p ara os maiores de dezoito anos. 2 Os conhecimentos e habilidades adquiridos p elos educandos por meio s informais serão aferidos e reconhecido s mediante exames. No artigo 38 , ambos os parágrafos retomam a nomenclatura “ensino supletivo” empregado pela LDB 5.692 /71, colocando ênfase nos exame s. Segundo os comentários d e Sérgio Haddad, enfatizar a possibilidade de realização de exames p ode determinar: I - A ideia de diminuição das responsabilidades do sistema público frente a os processos de ensino -aprendizagem presentes nos cursos de formação de jovens e adultos. II- A possibilidade de não valorizar as bases necessárias para a aquisição do conhecimento que são: a atuação dos professores, o currículo, os materiais didáticos , as metodologias, dentre outros. III - A preocupação em avaliar apenas o produto, desconsiderando todo o processo. IV - A preocupação apenas com os mecanismos de certificação. V - A preocupação com o processo de ensino-aprendizagem e também com a certificação de toda a escolarização. Responda: (E) São corretas a I, a II, a III,e a IV.
15-Todas as alternativas estão relacionadas à tabela abaixo, exceto: B)As taxas de analfabetismo mantiveram a tendência histórica de pequeno recuo .
16-Haddad levanta algumas críticas à LDB 9394/96 (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) por não levar em consideração algumas condições fundamentais à frequência e permanência dos alunos na Educação de Jovens e Adultos, uma vez que eles têm que realizar um esforço redobrado para f requentar esses programas d e educação. Algumas dessas condições seriam: A)Escolas próximas do trabalho e da residência, programas sociais de alimentação, saúde, material escolar e transporte, independente do horário e da modalidade de ensino.
17-“Quando a gente compreende a educação como possibilidade, a g ente descobre que a educação tem limites. É exatamente porque é limitável, ou limitada ideológica, econômica, social, política e culturalmente, que ela tem eficácia. Então, diria ao s educado res q u e estão hoje com dezoito anos e que, portanto, vão entrar no outro século, no começo de sua vida criadora, que, mesmo reconhecendo que a educação do outro século não vai ser a chave da transformação do concreto para a recriação, a retomada da liberdade, mesmo que saibam que não é isso, estejam convencidos da eficácia da prática educativa como elemento fundamental no processo de resgate da liberdade.” (Paulo Freire, 1987, p . 36) Com base no trecho acima, pode -se entender que Paulo Freire defende a ideia de que: D)A escola transforma e reproduz no interior de suas relações práticas que podem ser contrárias à liberdade e à criatividade, compatíveis com o processo de formação da cidadania plena para um a sociedade democrática.
18-Observe as afirmativas abaixo quanto ao processo de desenvolvimento na fase adulta: I - A idade adulta e a velhice são fases que comportam mudanças no processo de desenvolvimento psicológico. II - A idade adulta é passível de mudanças e processos de adaptações. III - Podem os entender a idade adulta com o um a fase estável e sem transformações psicológicas. IV - Podem os classificar os adultos pouco escolarizados d entro de níveis estáveis e fechados do desenvolvimento psicológico. Em relação às afirmativas acima, é correto afirmar: ( B)São erradasIII e IV. 
19- Ao nos aprofundarmos no estudo dessa população, podemos distinguir três grandes grupos de pessoas que não completaram a Educação Básica: o primeiro grupo representa os indivíduos que são analfabetos e que nunca frequentaram a escola; o segundo grupo é formado por aqueles chamado s de analfabetos funcionais, ou seja, que já passaram pela escola e desistiram de estudar por razões das mais variada s, e que nem se alfabetizaram. O terceiro grupo é constituído por aqueles que frequentaram a escola em diferentes períodos escolares, sem , no entanto, concluir sua escolaridade . B)Essa população é diferenciada, heterogênea e, do ponto de vista educacional, precisa de um a política de atendimento que esteja de acordo com suas características, necessidades, condições e modos de vida.
20-Em relação ao Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), é cor reto afirmar que: I- As sumiu uma posição de independência institucional e financeira face aos sistemas regulares de ensino. II - Procurou instalar cursos preferencialmente em núcleos rurais. III- F oi um a campanha de massa c om controle ideológico e doutrinário garantido pela centralização dos objetivos e das orientações de base conservadora. IV - Cabia à União o planejamento, a orientação técnica e o auxílio financeiro, e às Unidades Federadas instalar, prover com pessoal docente e fazer funcionar as classes de ensino supletivo. V - Previa a extinção do analfabetismo em um prazo máximo de dez anos. (A)As alternativas I, III e V são corretas
21- Um professor, ao iniciar suas aulas em uma escola de educação de jovens e adultos, buscou motivar os educandos, selecionando alguns critérios que atendessem às necessidades do grupo. Para tanto, uso u alguns critérios relacionados abaixo: I - Selecionou palavras geradoras com certo grau de dificuldade fonética, partindo das dificuldades menores para as maiores. II - Fez um debate em torno das palavras, as quais faziam parte de situações locais desses estudantes. III - Usou fichas auxiliares, levantando palavras similares com desenhos. IV - Por último, fez uma avaliação quantitativa, a fim de verificar os acertos e erros dos educandos. Se observarmos essa aula, na visão de Paulo Freire, podemos considerar que: D)Existem três afirmativas verdadeiras. 
22-De acordo com os comentários de Sérgio Haddad, a LDB 9.394/96, no que se refere à Educação de Jovens e Adultos, é ambígua em sua s determinações. Contudo, há alguma s propostas em que a condição de imprecisão do texto legal não se faz presente. Assinale a alternativa em que a legislação não deixa dúvidas sobre as suas determinações: ( E)Com pete aos Estados e aos Municípios, em regime de colaboração com a União, recensear a população em idade escolar para a educação básica e os jovens e adultos que a ela não tiveram acesso e, ainda, fazer -lhes a chamada pública para a matrícula na es cola, oferecendo vagas par a todos.
23-Em conferência em 19 48, Lourenço Filho afirmava que: “ No caso específico do Brasil, atribuía- se ao ensino supletivo o esforço de fornecer a todos a educação de base ou educação fundamental , entendendo - se por educação de base o processo educativo dedicado a proporcionar a cada indivíduo os instrumentos indispensáveis da cultura do seu tempo , em técnicas que facilitasse m o acesso a essa cultura, como a leitura, a escrita, aritmética elementar, noções de ciência s, de v ida social de civismo e d e higiene. E com a s quais, segundo suas capacidades, cada homem pudesse desenvolver-se e procurar melhor o ajustamento social”. Com es te pronunciamento, pode-se afirmar que a campanha de Lourenço Filho: ( A)Atendia às exigências da cidadania, de educação para t odos.(prova)
24-A LDB 9.394/96 estabelece que: Art. 37. A Educação de Jovens e Adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio n a idade própria. 1 Os sistemas d e ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos que não puderam efetuar os estudo s na idade regular oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de v ida e de trabalho, mediante cursos e exames. 2 O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhado r n a escola , mediante ações integradas e complementares entre si. Há que se pontua r que nesse artigo : (C)Considera-se que as características dos alunos, seus interesses, condições d e vida e de trabalho podem permitir a constituição de programas voltados aos interesses dessa população.
25-As políticas públicas em educação pretendem interferir n a real idade social e atingir os fins e princípios da legislação educacional, tornando a educação escola r u m direito a todos os cidadãos brasileiros na educação básica, inclusive para os que não estudaram na idade própria. O jornal O Estado de São Paulo, d e 28 de setembro d e 2013, noticiou os dados da Pnad 2012 que apontam que na faixa et ária de 6 a 14 anos , 98,2% estão na escola, e na faixa etária de 15 a 17 anos, som ente 84,2% estão matriculados na escola. Ainda segundo o Pnad 2012, u m em cada três brasileiros de 2 5 anos ou mais , 33,5%, não completou o ensino fundamental. Escolha a alternativa correta: E)A faixa etária de 6 a 17 anos é a obrigatória para todo o cidadão brasileiro, inclusive para os que não estudaram na idade própria. A Educação d e Jovens e Adultos e os da dos do Pnad 2012 mostram que um terço dos brasileiros não completou o ensino fundamental.
26-A ldb 9.394/96 estabelece que: art. 38 os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos , que compreenderão a base nacional comum. (E) O s estudiosos do ensino supletivo são contrario a essa determinação porque, considerando os padrões atuais de rendimento escolar no ensino regular com elevados índices de repetência, sucessivas evasões e rematrículas é muito provável que o rebaixamento da idade mínima pra os exames supletivos represente menos um instrumento de democratização de oportunidades educacionais e m ais um mecanismo de regularização do fluxo escolar e aceleração dos estudos.
27-O conhecimento dos dados e o levantamento de informações levam à compreensão do que significam o s conceitos de alfabetização, alfabetizado e alfabetizado funcional. Essa preocupação é tão grande que foi criado o Índice Nacional de Analfabetismo Funcional, Inaf, que demonstra a fragilidade que o cidadão que não completou a escolaridade básica tem ao passar pela escola e não ser capaz de dominar informações suficientes para desenvolver as habilidades e as competências p ara a leitura e a escrita. Segundo a tabela abaixo, podemos observar a matrícula n a EJA e o turno de preferência das matrículas: I - Os dados d o MEC/Inep apontam um a diminuição da matrícula no Brasil pela Educação de Jovens e Adultos. II - Apesar da diminuição das matrículas, a procura por escola é ainda preferencialmente no turno noturno. III - Em bora, diferente do que possam os pensar, haja a procura de matrícula no turno da manhã e da tarde, isto é, diurno. IV - Escolas que ofereciam a EJA em 2007 não a oferecem em 2010. Escolha a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s): ( E)I, II, III e IV.28- Trabalhar com Educação de Jovens e Adultos pressupõe, se quisermos um trabalho que contribua par a essa população, saber que o a cesso ao conhecimento escola r é uma questão de direito e requer uma ação pedagógica adequada que não seja apena s a reprodução do que é oferecido no ensino regular. É com o s e bus casse apenas condensar, em menos tempo , o conhecimento trabalhado do Ensino Fundamental e no Ensino Médio . Escolha a alternativa correta: (C)Considerar a necessidade de consolidar a alfabetização funcional dos indivíduos, e considerar a oferta em seis meses do que o ensino regular oferece em 1 a no, significa compreender que o adulto aprende de forma diferente da criança e do adolescente e de forma mais rápida.
29-Sabemos d o valor da aprendizagem em todas as fases da vida, e não somente durante a infância e a juventude. Qual a importância do s programas de alfabetização de adultos no Brasil? Entre elas, podemos apontar: I- Reduzir as estatísticas de analfabetismo. II - Suprir as necessidades de escolas públicas no Brasil. III - Contribuir para a democratização das oportunidades educacionais. IV -Contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento de c ada pessoa que ainda não concluiu a educação básica. Assinale a alternativa correta: ( D)É incorreto o item II. 
30-A investigação realizada por Luria e colaboradores na década de 1930 com moradores de aldeias do Uzbequistão e de Khirgisia, na Àsia Central - e que tem sido muito utilizada para análise dos efeitos de escolarização e aquisição da escrita no desenvolvimento cognitivo - , apontou para resultados . Indique a alternativa que não se traduz em um desses resultados: E)Em nenhum dos casos estudados ocorreram mudanças básicas do pensamento ou s e configuraram mudanças qualitativas.
31-Leia com atenção: Do total de 996 mil matrículas registradas em cursos semipresenciais de Educação de Jovens e Adultos em 2005 (Censo Escolar da Educação Básica), a maioria ( 506.407) é de mulheres. Entretanto, a diferença em relação aos homens não é muito grande, uma vez que estes correspondem a 49, 15% dos estudantes matriculados. Mulheres são maioria na EJA semipresencial. Lendo as informações do texto acima e observando o gráfico, podemos concluir que: ( E)O gráfico e as informações denotam que há um a procura maior pela EJA por parte das mulheres.
32-Alfabetizar jovens e adultos tem sido um desafio para o sistema educacional brasileiro, pois ainda constatamos a existência de pessoas adultas pouco ou não alfabetizadas. Essa constatação fere u m dos principais princípios do direito à cidadania, que é o direito à Educação Básica em qualquer idade e para toda a v ida. A conclusão da Educação Básica é importante devido: I - Ao fato desse conhecimento não s e construir só por meio das relações estabelecidas no desenvolvimento das atividades diárias . II - À inclusão social de quem está excluído por conta do analfabetismo ou alfabetização funciona l . III - Ao fato de que para se ter uma sociedade m ais justa e democrática, a educação para pessoas jovens e adultas s ignifica resgatar aquilo que lhes foi negado na idade própria e garantir -lhes a plena cidadania. IV - Os jovens e adultos devem procurar seu direito à Educação Básica para serem atendidos. Escolha a alternativa que contém a(s) afirmação(ções) correta(s): A)I, II e III.
33-Em 1963, em Brasília, organizou-se uma Comissão Nacional de Alfabetização com a finalidade de realiza r um programa abrangente d e educação de jovens e adultos. Os objetivos eram ambiciosos e não escondiam as intenções políticas, defendendo o emprego do método de Paulo Freire a partir de 1964: Escolha a alternativa correta: B)Falava-se na intenção de preparar quatro milhões d e n ovos eleitores para 1965.
34-De acordo com Beisiegel, só depois de 1940 foi possível falar na existência de uma política de educação de jovens e adultos no Brasil. Antes disso, as iniciativas foram sempre esparsas e descontínua s, s em d ar uma forma de ação mais global e sistemática dessa modalidade de educação. A única ação d e amplitude nacional nesse sentido foi: B)Realizada pelo Exército nas escolas regimentais para ministrar instrução primária aos soldados analfabetos
34-Paulo Freire, no texto “Educação de Adultos - algumas reflexões”, defende que “a Educação d e Adultos viveu um processo d e amadurecimento que veio transformando a compreensão que tínhamos dela (...) é melhor percebida quando a situ amos hoje na Educação Popular (...) na medida e m que a realidade começa a fazer algumas exigências à sensibilidade e à competência científica dos educadores e das educadora s.” (2008,p.15) Quando Paulo Freire trata da sensibilidade e competência científica dos educadores e das educadoras, refere -se a: I - A com preensão crítica dos educadores do que vem ocorrendo na cotidianidade do meio popular e que influencia o cotidiano das atividades pedagógicas. II - Os próprios conteúdos a serem ensinados não podem ser estranhos a essa cotidianidade. III - A capacidade e curiosidade do educador frente ao aluno da Educação de Jovens e Adultos, reveladas pela observação cuidadosa de quem são seus alu nos. Escolha a alternativa que contém as afirmativas correta: E)I, II e III. (prova)

Outros materiais