Buscar

Exercícios Biologia Celular c/ gabarito

Prévia do material em texto

Biologia Celular 
Nome................................................................................................... Data:...........................
Que funções são exercidas pela água no interior das células?
É solvente, garantindo um meio propício para a realização da maioria das reações químicas, também
exerce papel primordial na eliminação de substâncias tóxicas. É um importante componente do plasma sanguíneo, sendo responsável, pelo transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células, também funciona transportando os produtos do metabolismo até os locais de sua eliminação. Faz parte da composição dos sucos digestivos e da saliva, que são fundamentais para a quebra do alimento. Além da digestão, a água também atua na absorção e excreção. A regulação da temperatura do corpo também é conseguida pela água.
Quais as consequências da ingestão de álcool em grande quantidade para as células?
Apenas 5% do álcool ingerido é eliminado diretamente pela expiração, saliva, transpiração e urina. O restante passa rapidamente para a corrente sanguínea, lá o álcool é transportado pelos vasos para diversas partes do organismo, passando pelo fígado. A decomposição da substância ocorre lentamente, a uma média de 0,1 g/L por hora. O processo para “limpar” o sangue é demorado. Com o excesso, as células do fígado começam a acumular gordura, podendo ocorrer a inflamação e destruição das células, resultando em uma hepatite alcoólica, e se o organismo se submeter a novas doses, desencadeia a cirrose hepática. Esta, se não tratada no início, pode levar à morte.
Qual a relação que podemos estabelecer entre a capacidade de metabolizar o álcool e a quantidade de água ingerida?
O etanol age diminuindo a produção do hormônio antidiurético, responsável por regular a perda de água do organismo. Isso faz com que eliminemos mais água, por isso vamos tantas vezes ao banheiro quando bebemos. Além disso, quando o álcool é absorvido pelas células da parede intestinal, ele acaba atrapalhando a absorção de água, que, por sua vez, passa direto. Simultaneamente, o etanol também eleva a pressão arterial e aumenta a produção de suor, contribuindo ainda mais para a desidratação. Em todo esse processo, perdemos alguns sais minerais (como o sódio e o potássio) e importantes vitaminas (como as do complexo B), além de diminuir no sangue a concentração de glicose, principal fonte de energia do nosso cérebro. A intoxicação pelo álcool e a consequente diminuição de água no organismo causam dor de cabeça, náusea, diarreia, dores musculares, tontura, confusão mental e a enorme sede que sentimos no dia seguinte à bebedeira.
Medicamentos que evitam a absorção de gorduras ingeridas determinam uma redução na absorção da mesma. Que mecanismos celulares estão envolvidos neste processo?
Ele atua sobre o funcionamento gastrointestinal e inibe a ação de absorção de enzimas lípases, desta forma, reduzindo a absorção de gorduras pelas paredes intestinais.
Que substâncias compõem os energéticos? Que reações podem ser esperadas da associação delas com bebidas alcóolicas?
Cafeína, taurina, inusitol, citrato de sódio, gás carbônico. Ingeridas ou misturadas com bebidas alcoólicas pode provocar desidratação, já que a cafeína e o álcool são substâncias diuréticas, pode também intensificar os efeitos do álcool e mascarar o estado de embriaguez, facilitando que a pessoa beba além da conta e assim, criando uma maior tendência a comportamentos de risco.
Uma suplementação de sais minerais foi recomendada a pacientes específicos. Que problemas podem estar relacionados a estas recomendações?
a) Ferro: Anemia
b)Iodo: Bócio, obesidade, cansaço
c)Cálcio: Deformação óssea, enfraquecimento dos dentes.
d)Lítio: Depressão, ansiedade
Com relação às vitaminas, identifique:
a)Que deficiências de vitaminas podem estar associadas à um baixo rendimento escolar?
Vitamina A, B12
b)Estabeleça as vantagens e desvantagens de uma suplementação de vitaminas de forma geral.
Vantagens: Pode fornecer ao organismo nutrientes que não estão presentes na alimentação, ou que estão presentes em quantidades reduzidas, além disso, ajudam na redução do colesterol e no aceleramento do metabolismo e, que consequentemente, ajuda no processo de emagrecimento.
Desvantagens: Podem interferir com a absorção de aminoácidos fundamentais ao organismo, provocar problemas digestivos, intestinais, cardiovasculares, musculares, perturbações nos rins e no fígado. O excesso também pode provocar tonturas, dores no estomago, diarreias, náuseas e mal-estar geral.

Continue navegando