Buscar

Cuidados Paliativos e Tipos de Morte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o caso abaixo, Paciente com neoplasia maligna de cabeça e pescoço, traqueostomizado, uso de dieta enteral, chegou no consultório com estado geral comprometido, em sofrimento, dispneico, referindo dor intensa além do sofrimento psicoespiritual. Ao ser atendido referiu o desejo de morrer, pois não aguentava mais sofrer: ¿Dra eu quero morrer, você me dá um remédio para eu morrer? Estou com muita dor, muita falta de ar¿. A médica pediu uma chance de aliviar seu sofrimento. Dias depois, no prazo acordado quando a dra vou visitá-lo encontra um sorriso e um agradecimento. Durante um período ele interagiu com toda família, participando do cotidiano e até aconselhando, teve tempo de despedir-se de todos com sorriso no rosto, mas sem sofrimento físico. Quando a médica pede uma chance de ajuda-lo a diminuir seu sofrimento, reduzindo suas dores e angústias, podemos dizer que ela permitiu que acontecesse:
	
	
	
	
	Eutanásia passiva, pois estaria tirando a vida de alguém antes do momento natural ¿ isso se deve ao fato de não estar mais tratando a doença;
	
	
	Distanásia, só pode ser, pois o paciente está tendo seu momento de morrer prolongado, isso porque com neoplasia maligna nada mais pode ser feito.
	
	
	Ortotanásia, morte em seu tempo.
	
	
	Mistanásia, pois isso seria um descaso disfarçado;
	
	
	Ortotanásia, só pode ser, pois o paciente está tendo seu momento de morrer prolongado, isso porque com neoplasia maligna nada mais pode ser feito.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA NO QUE DIZ RESPEITO À ORTOTANÁSIA
	
	
	
	
	É SINÔNIMO DE DISTANÁSIA.
	
	
	SÃO OS CUIDADOS PALIATIVOS, MECANISMO EM QUE O TRATAMENTO APLICADO A UM PACIENTE SEM PROGNÓSTICO NÃO ABREVIA NEM POSTERGA A VIDA.
	
	
	É UMA PRÁTICA PROIBIDA NA MAIORIA DOS PAÍSES DO MUNDO.
	
	
	REFERE-SE A UM MÉTODO UTILIZADO PARA NÃO INVESTIR EM UM PACIENTE, INDEPENDENTE DO SEU DIAGNÓSTICO.
	
	
	REFERE-SE A UMA MEDIDA PARA POSTERGAR A VIDA.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		De acordo com alguns autores existe uma divisão didática da morte: a morte aparente, a morte relativa e a morte absoluta. Em qual delas pode ocorrer o desligamento de aparelhos que mantém a pessoa viva?
	
	
	
	
	Morte aparente
	
	
	Em nenhuma delas
	
	
	Morte absoluta
	
	
	Morte relativa
	
	
	Em qualquer uma delas
	
	A morte não tem o mesmo significado para todos. As tensões provocadas pela morte nos seres humanos em geral, seja em relação a sua própria morte, a de seus familiares e/ou amigo, ou mesmo no exercício profissional, deixam em evidência sentimentos diferentes que vão desde a raiva, a tristeza, a barganha, a negação, entre outros, que precisam ser discutidos e analisados, de modo a propiciar um enfrentamento mais adequado do processo de morte e morrer. De acordo com o parágrafo lido, é correto afirma que:
	
	
	
	
	A sociedade, está de acordo com cada cultura e concepção da morte
	
	
	A morte não é um evento vital capaz de suscitar, nos seres humanos, sentimentos dirigidos pela emoção e reações emocionais
	
	
	A morte pode ser percebida de diferentes formas, conforme a história de vida na religião e na cultura
	
	
	A morte não pode ser percebida de diferentes formas, conforme a história de vida
	
	
	A morte mobiliza conteúdos internos, que na maioria das vezes são sentimentos agradáveis
		A.C.B, tem 08 anos, após a separação dos pais tornou-se triste, calada, se recusando a participar das brincadeiras na escola, apresenta dificuldades para conciliar o sono e para alimentar-se,. esses sentimentos podem ser vivenciados também no luto, qual o tipo de morte que esta criança está vivenciando?
	
	
	
	
	Morte encefálica
	
	
	morte simbolica
	
	
	morte absoluta
	
	
	Morte aparente
	
	
	Morte real

Continue navegando