Buscar

TRABALHO ESTAGIO

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE BELO HORIZONTE
Amanda Beatriz Oliveira Martins
Relatório de Estágio Supervisionado
Belo Horizonte
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE BELO HORIZONTE
AMANDA BEATRIZ OLIVEIRA MARTINS
Relatório de Estágio Supervisionado
Relatório realizado por Amanda Beatriz Oliveira Martins – n.º 201602172919 para cumprir com as atividades solicitadas pela Disciplina Estágio supervisionado em docência na educação infantil - CEL0172, orientado pela Professora Mirtes Chagas.
Belo Horizonte
2017
SUMÁRIO
	Introdução ...............................................................................................
	
	CAPITULO 1 - A escola: suas características físicas, administrativas e pedagógicas .............................................................................................
	
	CAPÍTULO 2 - Educação Infantil: observação dos procedimentos didáticos em uma turma de crianças de 5 anos. ....................................
	
	CAPÍTULO 3 - Uma aula na Educação Infantil .........................................
	
	Conclusão .................................................................................................
	
	Referências Bibliográficas ........................................................................
	
	Anexos ....................................................................................................
	
	Plano de Atividades de Estágio Curricular supervisionado 
	
	Ficha de Registro de Frequência em Estágio Supervisionado
	
	Ficha de Apreciação de Aula 
	
	Declaração de Estágio Curricular Supervisionado
	
	Ficha de Avaliação do Estagiário 1
	
	Ficha de Avaliação do Estagiário 2
	
	Lançamento de Horas de Estágio
	
	Termo de compromisso
	
	Fotos 
	
	 Atividades 
	
	 Outros (Projeto Político Pedagógico, Calendário, Planejamentos, etc.)
	
 INTRODUÇÃO:
Este relatório de estágio apresenta a descrição e reflexões sobre o estágio realizado na turma de 5 anos, da Educação Infantil, na Escola Estadual Elisa da Silva Santos. As aulas observadas foram ministradas pela professora Arilda Oliveira. O estágio aconteceu no período de 20.09.2017a 10.10.2017. Durante esse período realizei registros no caderno de campo e ministrei uma aula aos alunos da turma do 1º ano.
Foi então elaborado este relatório por Amanda Beatriz Oliveira Martins, graduando o 4º período, do curso de Pedagogia, do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte.
O estágio foi realizado na Instituição Escola Municipal Elisa da Silva Santos, localizada na Rua Maria Custodia nº 128 Bairro Barcelona – Ribeirão das Neves/MG, nos meses de setembro e outubro, seguindo o horário de 07:00 às 11:00, no turno da manhã, conforme combinado entre a supervisora do estágio na instituição.
O objetivo do estágio foi entender e compreender os funcionamentos da instituição, o que é passado para os alunos dentro de sala, entender um pouco da interação da professora com seus alunos e da instituição com todos. O que contribuiu muito para o meu ver e meu crescimento ao longo do estágio mostrando assim que o que aprendemos na teoria nunca se compara a prática. Tudo é diferente, outro segmento nada se compara ao pegar e fazer e o vivenciar.
Diante da realidade observada, pude entender melhor o que pode ser trabalho da professora dentro de sala. Foi possível observar também à organização da instituição a percepção e preocupação da mesma com o nível que estão os alunos, as dificuldades que estão tendo e a busca em melhorar cada vez mais. 
1. A ESCOLA: SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, ADMINISTRATIVAS E
PEDAGÓGICAS:
A Escola Municipal Elisa da Silva Santos foi criada com esse nome em dezembro 
de 2002. Até então, era uma escola comunitária mantida por irmãs de caridade e 
tinha o nome de Centro de Apoio Civilização do Amor.
Desde o princípio de 2002, a instituição assinou um convênio com a Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves, para que a escola tivesse duas professoras pagas pelo município.
Ainda com muitas dificuldades, a escola recorreu ao vereador Fabiano Diniz que propôs na câmara municipal a municipalização completa da escola. Desse modo a prefeitura assumiria todas as despesas como aluguel, contas de água, luz e telefone, manutenção de recursos materiais e humanos, entre outros.
O mesmo vereador levou à câmara o nome Elisa da Silva Santos para batizar a escola. Pela história comovente de Elisa, a câmara aprovou em primeira instância.
Elisa da Silva Santos era uma jovem muito carismática, dedicada aos trabalhos comunitários na Igreja Católica São José no Bairro Sevilha, membro de um ministério de música “Água Viva”, tinha a voz mais doce e perfeita que já se ouviu por aqui.
Cantava em muitos shows pelo Brasil inteiro, acompanhando a cantora Celina Borges. Infelizmente, em uma dessas viagens ela sofreu um acidente fatal, em agosto de 2002.
Elisa estava se preparando para prestar o vestibular em psicologia, com o propósito de atender a comunidade, e principalmente as crianças carentes.
É justa a homenagem feita a ela através do nome da escola. Hoje, centenas de crianças já passaram por essa instituição e foram muito felizes.
Em relação ao espaço físico o colégio possui 12 salas sendo que somente 8 delas são utilizadas e uma delas é de vídeo, possui também sala de diretoria, sala de professores, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra de esportes descoberta, cozinha, biblioteca, parque infantil, banheiro fora do prédio, banheiro dentro do prédio, Banheiro adequado à educação infantil, banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, sala de secretaria, banheiro com chuveiro, refeitório, despensa, almoxarifado, pátio descoberto, área verde e lavanderia.
 
	ETAPA (MODALIDADE)
	 NÚMERO DE ALUNOS 
	HORÁRIOS
	INFANTIL
	60
	 07:00 min ás 11:20 min
	FUNDAMENTAL I
	162
	 07:00 min ás 11:20 min
	FUNDAMENTAL II
	269
	 13:10 min ás 17:40 min
	MÉDIO
	NÃO POSSUÍ
	 ---------------------------------
	EJA
	NÃO POSSUÍ
	----------------------------------
	 TOTAL DE ALUNOS:
	491
	
 Ao redor da instituição podemos notar que não há comércios. Somente a escola e não há nem residências próximos, a escola é localizada no topo de um morro. Bem cansativo o acesso das crianças até a escola.
O número de funcionários podemos contar com 13 professores, 8 funcionários da limpeza e 10 estagiarias. Essa quantidade juntando os dois turnos, manhã e tarde. Não possuí nenhum cargo precisando ou faltando funcionário o quadro está completo, não há acúmulo de funções e nem deslocamento de funções cada um cuida e zela pela sua função.
A pedagoga é responsável pela gestão pedagógica da escola, por acompanhar o trabalho desenvolvido pelos professores com os alunos.
 Possuí 3: Jaqueline (Infantil ao Fundamental I); Marta (2º ano ao 5º ano Fundamental I); Daniele (6º ano ao 9º ano Fundamental II)
A diretora tem várias funções, vamos citar algumas que achamos mais importantes: cuidar das finanças da escola, conhecer a legislação e as normas da Secretaria de Educação, prezar pelo bom relacionamento entre os membros da equipe escolar, garantindo um ambiente agradável, cuidar para que a escola esteja limpa e organizada, garantir a integridade física da escola, tanto na manutenção dos ambientes quanto dos objetos e equipamentos, conduzir a elaboração do projeto político-pedagógico, o PPP, acompanhar o cotidiano da sala de aula e o avanço na aprendizagem dos alunos, gerenciar e articular o trabalho de professores, coordenadores, orientadores e funcionários e manter a comunicação com os pais e atendê-los quando necessário.
Existem regras disciplinares e sanções para os professores nas quais dependendo da situação eles não passam só pelas coordenadoras vão direto para direção, se for algo muito grave tem as penalidades como advertências, ocorrências.Primeiro as coordenadoras chamam e conversam, se o problema persistir vai para direção e lá ela toma as medidas cabíveis.
A Diretora Daniela é a pessoa responsável pela organização do Projeto Político 
Pedagógico da escola, que fica a arquivado em pastas na sala da coordenação, sendo consultado sempre que é necessário e revisado anualmente. Não tive a oportunidade de ter contato ou ler o PPP da escola pois a diretora estava afastada e ninguém da escola quis/pode atender o meu pedido para ver o mesmo.
 Conforme conversado com alguns educadores da escola eles entendem que o PPP deve ser repensado e valorizado aos alunos, desenvolvendo valores de cuidado, respeito ao próximo e ao meio ambiente em que vive diante da realidade.
2. EDUCAÇÃO INFANTIL: OBSERVAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS EM UMA TURMA DE CRIANÇAS DE 5 ANOS:
A professora da classe Pastorzinho Davi, é graduada em pedagogia e pós-graduada em docência no ensino fundamental anos iniciais e considera o seu trabalho ótimo. Com 61 anos ela é aposentada e continua dando aula, pelo relato da professora é isso que ela ama fazer desde quando era adolescente que era líder do departamento infantil da igreja onde congregava. Na escola trabalha dois turnos e a noite da aula numa escola de educação de jovens e adultos (EJA) e pretende não parar de dar aula, segundo ela lecionara até o último dia de vida. A professora é amante da leitura, lia até três livros no mês, mas os hábitos de ler da professora Arilda passaram a ser um livro por mês por conta do tempo corrido.
A classe selecionada foi a de Educação infantil – segundo período, com 24 alunos no total, sendo 14 meninas e 10 meninos, todos com idade de 5 anos.
A sala é bem espaçosa, organizada, colorida com as letras do alfabeto e desenhos, carteiras com espaço adequado para uma criança utilizar, maioria das crianças atentas, e todas sabem identificar as letras do alfabeto que a professora coloca no quadro.
 A relação professora é bem tranquila. Os alunos são bem tratados, a professora é bem dinâmica e atenciosa, e sempre que passa exercício acompanha todos os alunos na mesa para conferir se estão juntos. O combinado é de silêncio na sala no momento em que ela está falando e enquanto fazem exercícios, e só vai para educação física quem fizer tudo e não ficar de pé em sala.
As estratégias utilizadas pela professora quando ela quer falar e não pede silêncio ela apaga a luz, e quando as crianças estão de pé ela conta até 30 para todos se assentarem, caso contrário não vão para a hora do brinquedo.
As interações entre os alunos são bem tranquilas, todos se respeitam, exceto um aluno, no qual avançou em três coleguinhas no decorrer da aula. Não existem apelidos, todos se tratam pelo nome.
Segundo OLIVEIRA, Arilda (2017):
A relação dos alunos é bem tranquila, apesar das diferenças de alguns. Tento manter a turma bastante enturmada para não haver a exclusão de nenhum aluno, tornando a turma bastante harmoniosa. Proponho roda e atividades em que todos possam se expor e falar facilitando a interação dos mesmos.
Durante a observação dos procedimentos didáticos houve algumas atividades que me chamaram atenção pois percebi que a professora tem muito domínio sobre elas e os alunos adoram, mas percebi como algo negativo que quando um aluno não obedece ou fica andando e conversando muito pela a sala a professora não deixa ele fazer esses tipos de atividades. Seria assim uma forma de castigo. Enquanto os “quietinhos” fazem os bagunceiros ficam passando da letra caixa alta para cursiva. O plano de atividade dos exercícios é:
Conteúdos: Linguagem oral/ linguagem corporal/ linguagem matemática
Objetivos: Despertar os cuidados que devem em relação a proteção contra o sol; desenvolver a noção de quantidade. Tempo de duração: 2 horas
Atividade 1: História “Zezé”
Desenvolvimento: Rodinha conversa informal para apresentar a história; “Zezé”. “Vejam o que aconteceu, meu boneco de neve derreteu. Os olhos, as orelhas, a boca e o nariz, até o pescoço desapareceu. As mãos, os braços e a barriga, foram parar no chão. Está vendo sol! Você abusou! Do Zezé e nada restou”!!! Após terminar a história, fizemos perguntas sobre quem era Zezé, o que aconteceu com ele, por quê? Quais foram as partes do corpo do Zezé que desapareceram e quantas elas eram? Conversamos sobre a importância de se proteger do sol, e seus efeitos na pele e para a saúde.
Atividade 2: Em folhas de ofício a professora pediu aos alunos para desenharem o boneco de neve Zezé, ao terminarem foram expostos no varal da sala.
Avaliação: Os alunos foram capazes de interagir com seus colegas, e de relatarem a sequência dos fatos acontecidos na história, desenvolvendo assim sua concentração.
Conteúdos: Matemática/Linguagem corporal/ Linguagem Oral/ Música Equilíbrio e concentração.
Objetivos: Trabalhar o conceito de círculo explorar noção de dentro e fora/ agilidade Oralidade através da canção. Tempo de duração: 02 horas
Atividade: Coelhinho sai da toca;
Material: bambolês
Desenvolvimento: A professora começou uma conversa informal de quantos alunos estão na sala, eles participaram contando. Após explicamos a brincadeira. É necessário colocar bambolês no chão, que serão as tocas. Cada criança é um coelhinho e uma de nós foi “seu lobo”. As crianças cantaram, enquanto passeavam pela sala: Vamos passear no bosque, enquanto seu lobo não vem. Vão até onde o lobo está e perguntaram: seu lobo está? Por duas vezes o lobo disse que estava ocupado fazendo algo. Em seguida, quando as crianças voltaram novamente o lobo disse: o lobo está pronto! E saiu pegando as crianças que estavam fora das tocas. Repetimos a brincadeiras por algumas vezes, e nos sentamos para conversar sobre a parte que eles mais gostaram da brincadeira, quem eram os personagens e quantos coelhinhos o lobo conseguiu pegar?
Avaliação: Os alunos ao realizarem a atividade, desenvolveram a atenção e oralidade e a expressão corporal.
3. UMA AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O tema escolhido foi sobre o Trânsito, com o principal objetivo iniciar a conscientização no trânsito desde a infância. Conceituar o que é trânsito, a partir do conhecimento prévio dos alunos. Observar a ação do personagem Pateta, como pedestre e como motorista, analisando as atitudes certas e erradas.
Os recursos utilizados foram: 
- Desenhos do meio de transporte. 
- Materiais para elaboração de cartaz (Papel pardo, cola, papeis brancos, tesoura
- Vídeo do Pateta no trânsito (Baixado do youtube e passado por pen drive na TV da sala de Vídeo da escola) 
https://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0
A Duração das atividades é de aproximadamente 4 aulas de 50 minutos. 
Foi realizado uma roda de conversa com os alunos, começando pelo questionamento: “ O que é Trânsito? ”.
A partir das respostas deles, dizemos que o trânsito não se resume somente a carros ou acidentes, e sim que existem o trânsito de pessoas, animais etc.
Ouve os seguintes questionamentos:
- Quem já andou de carro, ônibus ou algum outro meio de transporte?
- Onde é que encontramos um trânsito de carros? E de ônibus? etc.
- E o trânsito de pessoas? Será que na nossa escola tem trânsito?
- Vocês já viram um semáforo, ou farol? Para que ele serve?
- E como devemos andar como pedestres? Pela calçada ou pela rua? E os carros?
Ainda em roda expliquei que faríamos um cartaz com o tema: " O que é Trânsito?" Espalhamos os desenhos de meios de transporte (carro, moto, ônibus, caminhão) para que os alunos escolham o qual mais se identifica. Realizamos a pintura dos desenhos com lápis de cor ou giz de cera.
Após a pintura dos desenhos (exemplos abaixo), fomos para a Montagem dos Cartazes
Em um papel pardo, foram coladas pequenas tiras de papel branco, para serem confeccionadas as faixas de pedestres, e sinalizados com um semáforo.
Foi explicado para os alunos a importância que esses dois itens têm na nossa segurança. Colamos desenhos de pessoas atravessando na faixa de pedestres.
Fazemos com tiras de papel, a faixacontínua ou segmentada da rua sinalizando que é uma via de mão dupla, na cor amarela.
Finalizando a montagem do cartaz, cada aluno irá colou o seu carro, porém seguindo o trânsito, um atrás do outro.
Fonte: fotos tiradas pelo celular.
4. CONCLUSÃO:
Na escola em que fiz estágio, pude perceber que o estagiário tem grande importância e participação nas atividades propostas pela escola.
Não tenho nada a reclamar, a estrutura é muito boa, os coordenadores são bons, sempre atentos e dispostos a ajudar, a direção sempre propõe ideias, projetos e mudanças a serem feitas pelo bem-estar das crianças e da comunidade em geral, sempre visam a participação dos pais, a equipe que trabalha na escola também é muito boa e dá conta de todo o trabalho, sempre um cooperando com o outro.
Um marco importante que devo mencionar foi a criação dos cantinhos de leitura que foram feitos pelas coordenadoras criando um lugar harmonioso e que fizessem os alunos pararem para sentar e lerem seus livrinhos, sem contar que também teve a parte da pintura que influenciou mais ainda e até mesmo os adultos pararam para ver o local. Tornou-se algo atrativo a todos.
Os livros que estão expostos no cantinho e fazem parte da estante (caixotes coloridos) foram doados por todos os alunos, funcionários e membros da escola. A partir daí os alunos fazem o empréstimo destes livros (pegam em um dia e devolvem no outro) para lerem para os pais e familiares alegrando e incentivando a leitura do mesmo. A troca de livros acontece diariamente.
Sendo assim, não tenho muito que sugerir, pois a escola e as pessoas que compõem a mesma já fazem a diferença com suas dicas e colaboração para a escola está assim como está fazendo a diferença no meio dos outros.
A experiência do Estágio Supervisionado em Educação Infantil realizado na Escola Municipal Elisa Da Silva Santos foi gratificante e de grande importância, de maneira que contribuiu para minha prática pedagógica, pois foi possível colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos durante o curso de pedagogia. Porém, despertei mais ainda o interesse em desenvolver uma aprendizagem significativa, inovadora e criativa, ocupando um lugar de um agente de transformações junto às crianças. Pois elas são seres sociais que nascem completos, isto é, com capacidades afetivas, emocional cognitivas. E essas crianças necessitam de todo afeto e dinamicidade para desenvolver seu conhecimento e habilidades. Vale ressaltar que o estágio contribuiu bastante para minha formação enquanto aluna e educadora. Mediante a prática procurei desempenhar o papel de uma educadora, que busca formar cidadãos críticos e conscientes na sociedade.
	
Referencias:
DESENHOS DE MEIOS DE TRANSPORTES PARA COLORIR. Disponível em: <http://colorirdesenhosemuitobom.blogspot.com/2012/03/47-desenhos-de-meios-de-transportes.html>. Acesso em: 19 out. 2017.
SOUZA, Selma da Silva Lima. Aprendendo "O que é trânsito?" Na Educação infantil. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40973>. Acesso em: 19 out. 2017.
Vídeo do Pateta: http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0

Continue navegando