Buscar

AV1 HISTORIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRIMEIRA TENTATIVA DA AV1
Pergunta 1 
Analise o fragmento de texto abaixo:
 
“Mestre: Mãe quantas chibatadas me vai dar?
Mãe: Se devo viver por ti, tantas quantas teu couro ruim pode aguentar” 
MANACORDA, Mario A. História da Educação. 10ª Ed. São Paulo: Cortez, 2002, p. 59.
 
A partir da análise do fragmento de texto apresentado, assinale a alternativa que representa a educação na Grécia antiga.
	
	a.
	O trecho demonstra a dureza e a rigidez de como eram tratadas as crianças na Grécia Antiga, caso não se comportassem eram submetidas a castigos físicos e humilhações em público
	
	b.
	Manacorda, nos mostra como era a educação na Grécia, era justa, a criança era tratada de maneira rigorosa e, se não obedecesse, era castigada.
	
	c.
	O fragmento é uma falácia. Nenhuma criança na Antiguidade era tratada com desrespeito. Sabe se atualmente que foi o período da história em que a criança mais obteve direitos.
	
	d.
	Manacorda tenta em seu texto nos dizer que a forma que as crianças eram tratadas na Grécia Antiga é a mesma que são tratadas nas escolas do século XXI, amparada por lei.
	
	e.
	Apesar, do trecho se tratar do período da Grécia Antiga, é o que almejamos atualmente como uma educação exemplar. O castigo deve então ser uma prática utilizada nas escolas hoje.
LETRA A
Pergunta 2 
Analise a seguinte situação:
O período da primeira fase da Alta Idade Média se caracterizou pela ausência do Direito Romano, pela ausência de escolas, pela servidão de todos que procuravam auxílio e defesa vivendo próximo do castelo do senhor – processo de ruralização mencionado no parágrafo anterior. Os servos substituíram os escravos. A partir desse momento, temos um novo modo de produção social.
A partir da análise da situação apresentada, assinale a alternativa que indica qual o novo modelo de produção social.
	
	a.
	Feudalismo
	
	b.
	Capitalismo
	
	c.
	Primitivo
	
	d.
	Vassalagem
	
	e.
	Escravocrata
LETRA A
Pergunta 3 
Embora a Grécia seja considerada a que teve maior influência cultural para nós ocidentais, existiu um povo da antiguidade oriental que influenciou fortemente a nossa cultura. Estamos falando de:
	
	a.
	Chineses
	
	b.
	Indianos
	
	c.
	Egípcios
	
	d.
	Sumérios
	
	e.
	Hebreus
LETRA E
Pergunta 4 
Considere o seguinte texto:
“Em primeiro lugar, os casais se unem para procriar (...) E se os homens querem trazer coisas para os seus abrigos, precisam fazer trabalhos ao ar livre, de onde se traz o que é necessário para a vida, é preciso que haja alguém para conservá-las. Há outros trabalhos que só podem ser feitos em lugares fechados: cozinhar, tecer e educar as crianças. Ora, como essas duas funções, do interior e do exterior. (...)  será necessário que fique na casa, (...) “ XENOFONTE. Econômico. VII, 4-39, P. 364-369. 
 
Este trecho apresenta como um homem instrui sua mulher para cuidar da casa. A mulher tinha essa função na sociedade grega, principalmente as atenienses passavam a vida confinadas ao lar, sem muitos direitos. 
Após análise da situação apresentada, em relação à educação que essas mulheres recebiam, assinale a alternativa correta.
	
	a.
	A educação das meninas gregas era realizada da mesma forma que os meninos gregos, principalmente em Atenas. Atenas foi o berço da democracia, ou seja, na democracia ateniense todas as pessoas que ali habitavam eram vistas como cidadãs, plena de direitos e deveres.
	
	b.
	Na infância eram direcionadas às escolas onde aprendiam apenas o básico: música, um pouco de esportes e as letras. 
	
	c.
	Havia uma preocupação enorme com a educação das meninas, pois estas eram as responsáveis em educar suas crianças. Portanto, eram altamente instruídas nas letras, música, literatura e filosofia.
	
	d.
	Sua educação era feita de mãe para filha, aprendiam os afazeres domésticos. A mulheres espartanas tinha educação para os exercícios, noções de golpes para guerra, já que seus maridos passavam muito tempo dedicados ao militarismo. Porém, de maneira geral, eram educadas para saberem cozinhar, tecer, agradar o marido, criar os filhos e filhas, entre outras funções do ambiente doméstico.
	
	e.
	As mulheres tinham uma educação particular realizada em escolas diferenciadas – só para meninas, ali permaneciam até os 13 anos de idade, quando então retornavam ao lar, para casar e ter filhos.
LETRA D
Pergunta 5 
Sobre a escrita nas sociedades da Antiguidade Oriental (Egito, Mesopotâmia, China, Índia, Hebreus) e Grécia, assinale a alternativa correta.
	
	a.
	Todas as pessoas que dominavam a arte de escrever, consequentemente possuíam status, grande prestígio e muitos privilégios nas sociedades da Antiguidade Oriental e Grécia.
	
	b.
	A escrita, nem sempre foi muito valorizada, pois nem sempre o conhecimento estava relacionado com os registros. Na Grécia, por exemplo, o Mestre que ensinava a escrever tinha menos prestígio que aqueles ligado aos exercícios físicos. 
	
	c.
	Na sociedade egípcia, as pessoas que sabiam escrever não possuíam grande importância. A escrita era utilizada apenas para registro contábeis e administrativos.
	
	d.
	A escrita já era utilizada desde as sociedades pré-históricas, como mostram as pinturas rupestres e outros artefatos deixados por essas sociedades.
	
	e.
	A escrita sempre foi um artifício importante em todas as sociedades mencionadas. Foi por conta dos registros escritos que possuímos importantes informações sobre a Antiguidade. Todas as pessoas tinham acesso, em escolas, para aprender a escrever. 
LETRA B
Pergunta 7 
Analise a seguinte afirmação:
A divisão desse modo de organização é formada por uma pirâmide social que envolve, de um lado a aristocracia (patrícios), e de outro, a maioria da população (plebeus), geralmente pessoas livres (camponeses, artesãos, comerciantes, mas sem direitos políticos). Entre eles havia os clientes, que dependiam de uma família patrícia que lhes oferecia proteção jurídica em troca de prestação de serviços.
Com base na análise da afirmação apresentada, assinale a alternativa que indica em que período da sociedade romana podem ser observadas essas características.
	
	a.
	República e Império
	
	b.
	Realeza e República
	
	c.
	Império
	
	d.
	República
	
	e.
	Realeza
LETRA E
Pergunta 8 
A pedagogia romana surgiu tardiamente, seus maiores pedagogos aparecerem entre I a.C. e I d.C., mas o conhecimento dos pensamentos filosóficos destes pensadores é importante para formação e concepção de educação até os dias atuais.
Com base nesta afirmação, assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso para as seguintes afirmações: 
(   ) Catão, o Antigo (234 – 149 a.C.) publicou um livro sobre educação, no qual defendia a abertura da tradição romana para inserção da influência grega (helênica).
(   ) Cícero (106 – 43 a.C.) dissertava sobre uma filosofia que procurava contemplar diversas correntes de pensamento, como o platonismo, o epicurismo e o essencialismo.
(   ) Sêneca (4 a.C. – 65) foi preceptor do imperador Nero, que mais tarde o exilou, obrigando-o a se matar abrindo os pulsos. 
(   ) Marco Flávio Quintiliano (c-35 – c-95) valorizava os aspectos técnicos da educação e defendia a importância da psicologia para o conhecimento da individualidade dos educandos.
 
Após a análise das afirmações, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
	
	a.
	F – F – F – V
	
	b.
	V – V – V – F
	
	c.
	F – V – F – V
	
	d.
	V – F – F – V
	
	e.
	F – F – V – V
LETRA E
Pergunta 9 
Considere a seguinte descrição:
“A revolução neolítica trouxe uma série de mudanças nas relações entre as pessoas tornando necessários mecanismos de controle social e de sobrevivência mais complexos. Sistemas políticos, econômicos, leis, desenvolvimento de conhecimentos como medicina, astronomia, sistemas de irrigação, direitos e deveres foram também impactando a desigualdade social. A educação tornou-seum mecanismo de status e de segregação. Tinham acesso aos conhecimentos fora do ambiente doméstico, aquelas pessoas que pertenciam às classes mais abastadas. A aprendizagem era mnemônica, realizada através de uma disciplina rígida. Aquelas pessoas que iam estudar eram um depósito de conhecimento, não podiam criticar ou refletir sobre os assuntos abordados nas aulas.”
A partir da análise do texto apresentado, assinale a alternativa que indica o período da Educação que essas características compõem.
	
	a.
	Grega Antiga
	  
	
	b.
	Primitiva
	  
	
	c.
	Tradicional
	  
	
	d.
	Socrática
	  
	
	e.
	Medieval
	  
LETRA C
Pergunta 10 
Analise as proposições abaixo, que se referem à educação do Antigo Egito:
I – A função do escriba era considerada importante, mas era considerada inferior, por ter um trabalho manual.
II – Os ofícios manuais, no Egito Antigo, possuíam muito status social, gerando riqueza e poder às pessoas que realizavam funções manufatureiras.
III – O trabalho manual era pouco considerado pelos egípcios, consideravam esse tipo de trabalho enfadonho e as pessoas mais pobres da população acabavam aprendendo e exercendo essas funções.
IV – O escriba possuía na sociedade egípcia grande prestígio e poder. Nascia no berço da nobreza, muitas vezes, filho de faraó. Sua atividade era considerada intelectual já que lia e escrevia para os papiros todos os ensinamentos religiosos, entre outros. 
V- Na sociedade egípcia a única forma de ascender socialmente era através da escrita. As pessoas tinham acesso a esse conhecimento, porém nem todas queriam aprender a escrever, se tornando então pessoa pobres no Egito.
A partir da análise das proposições, assinale a alternativa que indica aquelas que estão corretas.
	
	a.
	I e III
	
	b.
	Apenas a III
	
	c.
	I, II, IV
	
	d.
	III, IV, V
	
	e.
	III e IV
LETRA E

Outros materiais