Buscar

EXERCÍCIOS DE GESTÃO INTEGRADA DE RH AULA 2

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE GESTÃO INTEGRADA DE RH AULA 2
	As pessoas constituem o principal ativo das organizações, logo existe a necessidade de tornar as organizações mais conscientes e atentas a seus funcionários. A gestão de pessoas apresenta algumas técnicas que são aplicadas no ambiente interno. Assinale a alternativa correta.
		
	 
	Política salarial
A ARH utiliza algumas técnicas no ambiente interno e externo. São técnicas do ambiente interno: 
	 
	Treinamento, Plano de Carreiras e Avaliação de Desempenho
	A área de Gestão de Pessoas é responsável pela aplicação de diferentes técnicas tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo da organização. Citamos abaixo algumas, dentre estas qual podemos apontar como referentes ao ambiente EXTERNO?
		
	 
	Recrutamento e seleção e relacionamento com os sindicatos.
De acordo com Chiavenato, Idalberto (2009), administrar pessoas é uma responsabilidade administrativa e gerencial, isto é, de linha, embora seja basicamente uma função de staff. Assim, qualquer que seja a área funcional escolhida, o administrador precisa necessariamente ganhar uma visão sobre como lidar com assuntos relacionados com pessoas, saber alinhar objetivos pessoais com os objetivos organizacionais e obter uma ampla perspectiva da ARH para alcançar seu sucesso profissional e levar a sua organização rumo à excelência, competitividade e sustentabilidade. Em face dos ensinamentos acima, quais são os tipos de objetivos e definição de meta?
	 
	Tipos de objetivos: rotineiros (cotidianos), inovadores (agregam algo novo) e de aperfeiçoamento (incrementos) e, por sua vez, definimos meta como um objetivo a curto prazo; no exemplo apresentado, uma das metas poderia ser - treinar toda a gerência da empresa em 6 meses.
	Para uma gestão voltada para a melhoria contínua você pode propor a implantação de vários instrumentos adequados. Uma delas é a entrevista de desligamento. Quais os motivos estratégicos que o fazem optar por esta ação:
		
	 
	Por ser um instrumento que possibilita identificar as causas que motivam os colaboradores a deixarem a empresa e assim propor estratégias para diminuir a alta rotatividade
	O conceito de empregabilidade é melhor exemplificado em:
		
	 
	Demonstra a capacidade das pessoas de conquistar e manter seus empregos.
	Qual definição podemos concluir na Análise do ambiente:
	
	 
	É o processo de identificação de oportunidades e ameaças. Trata-se de um mapeamento ambiental para saber o que há no entorno.
A avaliação da área de Recursos Humanos deve considerar as influências ambientais externas sobre os Processos de Gestão de Pessoas, como por exemplo:
	 
	condições sociais e culturais
	Como podemos definir o significado da palavra absenteísmo?
	
	 
	Faltar ao trabalho
	Na administração de recursos humanos estão inseridos Missão, Visão e Objetivos. Quanto aos OBJETIVOS, é possível afirmar que:
		
	 
	Objetivo é o resultado desejado que se pretende alcançar, dentro de um determinado período de tempo.
	Indique um dos serviços prestados pela área de Administração de Recursos Humanos.
		
	
	Assegurar a integridade física dos recursos humanos
	 
	Todas as opções
	
	Reter os recursos humanos
	
	Integrar (social e funcionalmente) os recursos humanos
	
	Desenvolver os recursos humanos
Na Gestão de Pessoas, existem técnicas aplicadas no ambiente interno e técnicas aplicadas no ambiente externo. É possível afirmar que são técnicas do ambiente INTERNO:
	 
	Treinamento e Higiene e segurança
Leia as afirmativas a seguir sobre alguns dos objetivos da Administração de Recursos Humanos: I. Um dos objetivos da ARH é ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. II. A ARH tem por objetivo proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados. III. A ARH busca a reduzir a competitividade da organização. A respeito das afirmativas anteriores, marque a opção CORRETA:
	 
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	Processo em que a organização desmobiliza parte de seus recursos humanos em face da contenção de gastos:
		
	 
	demissão
	As empresas da administração atual elaboram seu Planejamento Estratégico de Recursos Humanos baseados nos objetivos organizacionais e norteados na missão, visão e valores da organização. Marque a alternativa à Administração de Recursos Humanos na organização:
	
	 
	São os processos responsáveis pelos insumos humanos e envolvem todas as atividades relacionadas com pesquisa de mercado, recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento, retenção de talentos, bem como a integração do funcionário às tarefas organizacionais
		A Gestão de RH é altamente estratégica para a organização e não pode ser desvinculada das demais atividades e estruturas organizacionais, porque:
	
	
	
	 
	o fator humano está na base da gestão estratégica dos negócios; por isso é necessário que os gerentes se envolvam nas questões de RH tanto quanto o pessoal de RH nas questões de negócios.
A Administração de Recursos Humanos tem como sua MISSÃO principal:
	
 
	Propiciar o desenvolvimento das pessoas e das organizações.
Algumas técnicas de ARH na Gestão de Pessoas, visam a obtenção e ao fornecimento de dados, outras a tomada de decisões sobre esses dados. I - Avaliação de desempenho e avaliação de cargos são técnicas que fornecem dados; II - Admissões e desligamentos são decisões tomadas a partir de dados; III - Promoções e transferências são decisões tomadas a partir de dados. Sobre as afirmativas, assinale:
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
Para ser um competente profissional em Recursos Humanos, devem-se ter determinadas características PESSOAIS. Assinale abaixo o conjunto correto:
	 
	Comunicação, interesse pela natureza humana, consciência social
A ARH é uma área interdisciplinar e envolve conceitos de diversas áreas de conhecimento. Assinale a alternativa que faz parte da ARH.
	 
	Engenharia de Segurança
Sobre a ARH : I. A administração estratégica de gestão de pessoas é um campo de conhecimento que estuda e trata todas as questões relacionadas às pessoas no ambiente externo da organização. II. Na gestão de pessoas focada em competências, a organização está preocupada em definir perfis profissionais e identificar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes requeridas para seu negócio.III Deve-se acreditar que depende da competência do capital humano para se atingir tais metas, desenvolvendo o conhecimento, as habilidades, com foco nos resultados, entre outros fatores. Em relação a essas afirmativas, assinale a seguir a alternativa correta:
	
 
	As afirmativas II e III estão corretas.
		O modelo de gestão estratégica de pessoas exige: I- o fomento à incorporação da missão, visão e dos valores organizacionais; II- o fortalecimento da parceria entre as lideranças e suas respectivas equipes; III- a provisão dos recursos necessários à consolidação das ações de desenvolvimento. Marque a alternativa correta:
	
	
	 
	Todos os itens estão corretos.
		Empresas nas quais o dinheiro é mais importante do que os outros fatores de produção, são denominadas:
	
	
	
	Empresa Intensiva em Capita
A importância da Gestão de pessoas dentro das empresas é crucial na medida que administra e soluciona impasses comuns a todos. Assinale a alternativa que NÃO faz parte das dificuldades da Administração de Recursos Humanos:
	
	a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

Continue navegando