Buscar

GRÉCIA ANTIGA - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GRÉCIA ANTIGA
3 INSTITUIÇÕES:
- Pater-famílias (comunidades/aldeias)
- Propriedade privada
- Religião doméstica (uma por comunidade)
Na política: estrutura fortemente hierarquizada. Na mão da mesma pessoa, estavam os 3 poderes. O chefe da família fazia as leis (obscuras), julgava as situações e executava as “penas”.
Ensinamentos através de mitos.
VIRADA PARADIGMÁTICA
1. Pensamento Político Grego
	1.1. Filósofos de Mileto
	- Séc. VI a. C. ( Substituição gradativa do mito pelas explicações racionais de mundo, início com Tales de Mileto. 
	- Dessacralização do poder.
	- Razão e busca do bom governo ( Razão política: buscava explicar os “porquês” do mundo racionalmente.
	- Reflexão sobre a ordem cósmica: existe um elemento no cosmos que é a origem de tudo (arché). Entre os filósofos de miletos, há uma divergência quanto o elemento (água, terra, fogo, ar). Origem filosófica de cidade-estado: reproduzir o equilíbrio da natureza na sociedade dos homens. Os direitos naturais nascem com o homem, são inerentes a ele.
	FISIS (mundo natural) + NOMOS (leis que regem a natureza) = forma organizada das coisas da natureza = COSMOS.
1.2. Anaximandro
	- Contra a ideia de governo hierarquizado (mono+archae=monarca) ( Equilíbrio de forças distintas a partir da noção de ordem geométrica. 
	- Culto à estabilidade e ao equilíbrio ( Divisão de poderes: governo equilibrado; classes políticas se equilibrando umas nas outras. O governo hierarquizado é instável porque depende da muito da sã consciência do monarca/rei, que pode deixar sentimentos (vaidades, paixões, desejos) sobreporem à razão. Com a divisão de poderes, o príncipe estaria submetido à decisão do parlamento e o povo não seria prejudicado por uma atitude impensada do mesmo.
1.3. Particularidades do modo de vida ateniense
- Polis ( Sociabilidade produzida pela natureza – Lugar no qual o homem exerce suas virtudes e realiza sua essência. O homem possui capacidade a pensar politicamente. O homem tem necessidade de viver em sociedade.
	( Conciliação entre vida privada e vida de cidadão. Vida privada: espaço para satisfação das necessidades. O homem que vive para a vida privada não tem tempo para exercer sua vida pública
- Logos ( Pensar e falar ( Conceito de razão ligado ao de linguagem.
- Política como racional abstração acerca dos conflitos humanos: possibilidade de resolver conflitos politicamente, argumentando a partir da razão, com a perspectiva de ser compreendido. Política como arte das ações mais belas e jutas que visam o bem coletivo.
- Surgimento e importância da ideia de lei: a sociabilidade humana é algo que vem de natureza, essencial a ele. Mediava a atuação dos homens na esfera pública, levando-os a um novo patamar civilizatório.
- Sócrates ( Dever de obediência às leis. Se elas são violadas, a tendência é o sistema ser caotizado.
- Democracia dos antigos ( Indivíduo soberano nas decisões coletivas, mas escravo de suas deliberações. A lógica era de prevalência do coletivo sobre o indivíduo. O indivíduo poderia participar das decisões legislativas, mas, após as mesmas serem implantadas, ele estaria submetido à ela, visando o bem da coletividade.
- Atividades política ( Ação – ato racional baseado no discurso/(praxis) - e discurso (lexis). 
1.4. Platão e Aristóteles: o surgimento da ontologia política
1.4.1. Platão
- Apenas o saber filosófico conduz à justiça ( Para encontrar a verdadeira essência do bem comum, o filósofo deve se despojar das coisas terrenas e se dedicar ao conhecimento filosófico.
- Obra ( “República” ( Idealismo
			 ( Mito da caverna – Crença moral e política como alicerce do bem comum. Os homens estão presos à sombra (projeção), e cabe aos filósofos romper com as sombras, argumentando e buscando a realidade, vendo para além das sombras. Marrafon exemplificou com a atual alienação da sociedade.
			 ( Teoria das classes – Baseada na hierarquização e na desigualdade. É a origem do inatismo platônico: a verdade está dentro da gente, apenas a esquecemos. Viver e conhecer é um desesquecer (teoria da educação: rio do esquecimento, processo de “desesquecimento”, é possível acelerar esse processo).
			 ( Três classes distintas – Filósofos (razão), guerreiros (emoção/não podem ter propriedade privada para não pensarem demais nela e deixarem de lutar, prejudicando a sociedade) e proletários (necessidades básicas/trabalhos manuais). Homem de negócios (nega o ócio) é trabalhador – bebeu muita água do Rio Éter -, mas o trabalho também aliena. O homem livre deve ter tempo livre para pensar e criar (livro “Ócio Criativo”).
- Institui estudos normativos sobre os princípios teóricos que devem reger a convivência social e fornecer a solução dos conflitos ( Inaugura a Política: estuda os princípior que irão solucionar os conflitos causados pela convivência entre os homens.
1.4.2. Aristóteles
- Duas fases de seu pensamento.
- Primeira ( Preocupação em identificar bom cidadão com homem bom – Indissociabilidade entre ética e política. Pilares de princípios universais para se contrapor aos sofistas. PÓLIS bem estruturada = felicidade/bem-estar do coletivo.
- Segunda ( Obra “Política” 
	 ( Estudo das formas puras e das formas degeneradas de governo: 
	 ( Ensino da arte de governar e de administrar.
	 ( Perspectiva científica da política: estudo empírico das constituições dos estados, separando os modelos políticos
Critérios usados para definir as formas de governos
 ( Qualidade – Em benefício próprio – formas degeneradas - (tirania, oligarquia e demagogia/oclocracia) ou em benefício de todos –formas puras- (monarquia, aristocracia e democracia).
( Quantidade – Governa um só (monarquia ou tirania), poucos (aristocracia ou oligarquia) ou a maioria (democracia ou demagogia/oclocracia).
Legado:
· Novas Categorias
· Diferenças de Público e Privado
· Democracia dos Antigos
. Politeia* – A constituição dos Antigos
*Politeia é uma expressão que se refere a um conjunto de leis necessárias que atuam como um sistema de organização e controle das diversas classes e componentes de uma sociedade historicamente dada. Cada classe com certa competência, início da formação dos 3 poderes de Montesquieu.
º Forma um conjunto de leis não escritas e fundamentais (pois origina os estudos políticos da pólis).
º As leis são emanadas da razão, mas legitimadas pela tradição.
º É também chamada de Constituição Mista.

Outros materiais