Buscar

Relatório Capacidade Térmica

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS FLORESTAL
ANA CAROLINE RODRIGUES RAFAEL 3356
THAIS GABRIELLY GOMES SOARES 3320
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA GERAL
CAPACIDADE TÉRIMCA
 Florestal
2018
Objetivo da experiência
Encontrar o valor da capacidade térmica e o calor específico de um corpo sólido.
Introdução
A capacidade térmica (C) é a grandeza que resulta da razão entre a quantidade de calor recebida por um corpo e a variação de temperatura. Ela ainda pode ser determinada pelo produto da massa do corpo pelo calor específico.
Ou ainda:
C: capacidade térmica (cal/°C ou J/K)
Q: quantidade de calor (cal ou J)
ΔT: variação de temperatura (°C ou K)
m: massa (g ou Kg)
c: calor específico (cal/g°C ou J/Kg.K)
O calor específico, é uma grandeza física que está relacionada com a quantidade de calor recebida por um corpo e a sua variação térmica.
Sendo assim, ele determina a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de 1 °C de 1g do elemento.
Diferente do calor específico, o qual depende somente da substância, a capacidade térmica depende diretamente da substância e da massa do corpo.
Em outras palavras, a capacidade térmica (C) é uma grandeza física característica de corpo, ou seja, ela intervém na sua massa. Já o calor específico (c) é uma grandeza física característica de substância.
REFERÊNCIAS: Roteiro da prática
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/capacidade-termica.htm
https://www.sofisica.com.br/conteudos/Termologia/Calorimetria/capacidade.php
Materiais
• Fonte de tensão regulável
• Amperímetro
• Multímetro com termopar
• Cilindro maciço do material a ser estudado
• Compartimento de proteção para o cilindro
• Cronômetro
Parte Experimental e Experimento
Iniciando a prática verificaremos se o objeto se encontra no recipiente de isopor para proteção da alta temperatura; Logo depois conferiremos a montagem do circuito, ou seja, se o amperímetro e as conexões estão corretas;
Colocaremos então, o termopar no orifício pequeno situado no objeto depois iremos colocar o aquecedor dentro do cilindro e mediremos a temperatura inicial T0 e sua incerteza;
T0=
Marcaremos o zero no cronômetro para o início do experimento;
Ligaremos a fonte de tensão e iniciaremos o cronômetro. Mediremos então o valor da tensão fornecida (na própria fonte) e da corrente no circuito (amperímetro).
Iremos medir o valor da temperatura e do tempo decorrido para vários valores de temperatura (no mínimo 6 pontos). Anotaremos estes valores, corretamente, em uma tabela, com as respectivas incertezas.
Construiremos um gráfico T × ∆t e determinaremos os valores dos coeficientes angular e linear da reta com seus respectivos erros (a e ∆a, b e ∆b)
Qual o significado físico do coeficiente linear da reta (b)? O valor de b dado pelo gráfico está de acordo com o esperado? Porque? Qual o significado físico de a (coeficiente angular)?
A partir dos valores encontrados para a e b, obtenha a capacidade térmica e o calor específico para o objeto em questão com seus respectivos erros.Quais as fontes de erro mais prováveis neste experimento?

Continue navegando