Buscar

RESUMO Reparação tissular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REPARAÇÃO TISSULAR
Reparação é o Fechamento de falhas teciduais ou substituição de um tecido destruído por outro de mesmo tipo ou por tecido fibroso que recompõe as partes lesadas, sendo que pode ocorrer por regeneração ou por cicatrização onde a primeira ocorre proliferação do mesmo tipo de tecidos lesado para que haja o fechamento e no segundo ocorre por tecido fibroso. O que ocorre é a formação de tecido de granulação nas bordas que auxilia na união das mesmas para depois formar o tecido cicatricial (corte em pele) ou regenerativo (fratura óssea).
Pode ser classificada como cicatrização Primária ou por Primeira intenção que é a união imediata, evolução em 4-10 dias, como por exemplo a incisão para cirurgia, ou por cicatrização Secundária ou Segunda intenção onde ocorre granulação, evolução em dias a meses, são feridas mais extensas, onde as bordas não são aproximadas, conhecido como tratamento de ferida aberta. Ainda existe o por Terceira intenção onde ocorre aproximação tardia das bordas, você espera cicatrizar um pouco e daí faz a aproximação das bordas.
As fases da reparação podem ser ditas como Coagulação, Inflamação, Desbridamento, Proliferação, Maturação ocorrendo todas de forma simultânea.
Coagulação: Inicialmente ocorre Hemorragia para limpeza da ferida, depois uma curta Vasoconstrição (5-10 min) e depois Hemostasia, Vasodilatação e Permeabilidade vascular (precisa da chegada de sangue para trazer células inflamatória e de cicatrização) e formação de Coágulo (Casca de ferida) que auxilia na hemostasia é uma barreira física e substrato para reparo tissular.
Inflamação: tem Duração de 1-3 dias em caso de ferida limpa, se há presença de corpo estranho leva mais tempo para sair da fase inflamatória e ocorre através de Mediadores inflamatórios, como por exemplo os leucócitos PMN que são os primeiros a chegar mas que agem só na inflamação sem auxiliar na cicatrização, ou seja, acaba com bactérias e debris celulares por proteases sendo de grande Importância os cuidados com a ferida 
Inflamação e desbridamento: tem duração de 1 a 6 dias é onde ocorre Migração de monócitos que se transformam em macrófagos que fazem a fundamentação para o desbridamento, auxiliam na reparação e realizam o recrutamento celular e angiogênese.
Desbridamento: pode ter a presença de Linfócitos que pode ser sinal de corpos estranhos ou de processo crônico e está dificultando o processo de cicatrização. O Líquido + leucócitos + tecido morto geram o exsudato inflamatório, tem densidade diferente e maior presença de proteínas, já o Líquido + PMN mortos e lisados+ tecido morto geram PUS e é sinal de infecção presente.
Proliferação: tem Duração de 3-14 dias, seu Início se dá quando a ferida está “limpa”, ocorre Migração/Proliferação de fibroblastos, Acúmulo de colágeno e formam-se Novas estruturas endoteliais por angiogênese ocorre a migração de células endoteliais. Nos equinos a formação de tecido de granulação é muito exuberante e exagerado e deve ser controlado se não, não forma corretamente. Ocorre formação de Tecido de granulação tornando-se uma barreira contra infecções e uma superfície para migração epitelial, além disso os miofibroblastos presentes realizam contração tecidual para tentar reaproximar mais as bordas e fechar mais rápido a ferida. A Angiogênese ajuda na formação de Novos capilares, na migração e proliferação de células endoteliais, e a Fibroplasia forma a Matriz extracelular verdadeira (colágeno). A Epitelização ocorre na Epiderme onde ocorre Migração de células nas margens, Proliferação de células e Inibição por contato, ou seja, quando uma borda encosta na outra para de ocorrer. É muito importante a aposição das bordas porque se não tem a outra borda ele não vai parar de crescer
Maturação: tem Duração de 14 dias a 1 ano, é a Reorganização celular através de contração, Substituição/Organização de fibras colágenas, Aumento da resistência elástica, formando um tecido primeiro Rosado e depois Esbranquiçado.
Os fatores que podem alterar a cicatrização podem ser Corpos estranhos, Hipoproteinemia<2g/dl, Anemia/Hipovolemia, Uremia (colágeno de baixa qualidade ou maior degradação de colágeno), Diabetes, Corticosteróides ou Hiperadrenocorticismo (inibe inflamação, proliferação e contração da ferida), Hepatopatias (síntese protéica e fatores de coagulação), Infecção (colagenases e baixo pH), hematomas e seromas, anti sépticos (clorexidine 0,05% ou PVPI 0,01 – 0,1%)
A cicatrização dos tecidos ocorre em Musculatura esquelética que tem capacidade regenerativa mas depende do grau de lesão e da aposição das bordas gerando formação de tecido fibroso. Nunca deve usar tecido de regeneração muscular como âncora para toda a abertura, usa uma fáscia suturando junto para ajudar na sustentação, em órgãos ocos é a submucosa. A mucosa e a musculatura não são capazes de sustentar as feridas quando tem tecido muscular.

Outros materiais