Buscar

Gabarito da prova Presencial Educação Formal e não formal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Gabarito da prova Educação Formal e não formal
Questão	Resposta
1	D
2	C
3	E
4	C
5	B
6	C
7	E
8	E
9	D
10	E
11	
Enunciado -
O documento da constituição Federal de 1988 que vigora atualmente determina no artigo 227 que é "[...] dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão." (BRASIL, 1988, art. 227)
Contudo, observa-se nas ruas de diversas cidades brasileiras a presença não somente de adultos, mas, também, de crianças em situações de vulnerabilidade social extrema. Observa-se também crianças que, embora não estejam em situação de rua, vivenciam a extrema pobreza sendo negligenciadas pelas políticas de saúde, de educação, de assistência e entre outras políticas que deveriam possibilitar o bem estar social. Há, portanto, uma contradição entre o dito e o feito.
Determinados setores tanto no âmbito público, quanto no privado e parcerias envolvendo ambos, tais como escolas, empresas, igrejas, organizações e associações desenvolvem atividades através da educação não formal a fim de amenizar a situação de desconforto que vivem estas crianças.
No município de Londrina no estado do Paraná, por exemplo, há o projeto Viva Vida. Um projeto social executado em bairros marginalizados que atende no contraturno escolar crianças que estão em situação de vulnerabilidade social. Possibilitando, desta forma, com que as crianças possam se ocupar-se com uma atividade prazerosa enquanto não estão nas escolas, impedindo com que se envolvam com atividades ilícitas.
Considerando os conteúdos aprendidos e a sua realidade vivenciada ao longo de todos estes anos, descreva abaixo uma instituição que você conheça que desenvolva alguma atividade com caráter de educação não formal. Ressalta-se que tais atividades possuem diversas finalidades e podem ser desenvolvidas em diversos espaços, tais como: escola, campo, museu, ongs, associações, clubes, igrejas, centros de convivência, academias, entre outros. O seu relato deve contemplar: o nome da instituição, o público atendido e a descrição e finalidade das atividades desenvolvidas. Caso você não tenha conhecimento de nenhuma instituição, considerando os problemas sociais de sua cidade exemplifique alguma atividade de caráter de educação não formal que poderia ser desenvolvida e teria utilidade no referido contexto e ressalte o nome da instituição (criada por você ou já existente, por exemplo: o museu de sua cidade), o público atendido e a descrição e finalidade das atividades desenvolvidas.
Resposta Esperada -
Em ambas as possibilidades de resposta, tanto na que o aluno já tem conhecimento de alguma instituição quanto não tem conhecimento mas deve exemplificar uma possibilidade, deve-se considerar corretas as respostas que abarcarem: o nome da instituição, o público atendido e a descrição e finalidade das atividades desenvolvidas. 
12	
Enunciado -
"[...] a pedagogia social tem, como um de seus objetivos principais, a resolução de problemas carenciais de grupos marginalizados para ajudar a prevenir problemas da população em geral e garantir e ajudar nas reflexões sobre os direitos sociais para o desenvolvimento comunitário e os processos de socialização." (GOMES e VITORINO, 2017, p. 101)
Considerando um dos objetivos da pedagogia social exposto por Gomes e Vitorino (2017), descreva uma situação em que a educação social – sendo a práxis da pedagogia social – poderia ser utilizada no contexto brasileiro.
Exemplo criado: Na zona leste da cidade do Rio de Janeiro (RJ) existe um bairro chamado Chopinzinho. Neste bairro, assim como em outros, o tráfico é uma realidade e desde cedo crianças e adolescentes são aliciadas à esta prática. Para amenizar esta situação e a longo prazo possibilitar que as crianças e adolescentes não vivenciem mais esta realidade, o município criou um projeto onde as crianças e os adolescentes desenvolviam diversas atividades no contraturno escolar. Este projeto acontecia no período da manhã e da tarde, para atender tanto os que estudavam na escola no período matutino quanto no vespertino e assegurava a alimentação e demais atividades que buscavam proporcionar a estes sujeitos o contato com o lazer, com o esporte, com a cultura, com a arte e entre outros. Evitando, desta forma, que ficassem menos vulneráveis ao contato com o tráfico. 
Resposta Esperada -
Nesta questão, o aluno deve ser capaz de articular um dos objetivos da Pedagogia Social conforme exposto por Gomes e Vitorino (2017) à realidade do Brasil, considerando os problemas que o país vivencia com a pobreza, criminalidade, marginalização de determinadas populações, falta de moradia, fome e entre outras problemáticas.

Continue navegando