Buscar

Xerostomia: Boca Seca e suas Causas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Xerostomia 
O que é?
A xerostomia (boca seca) (xeros = seco, stoma= boca) não é uma doença, mas um sintoma que na maioria das vezes (mas nem sempre) se deve à diminuição ou falta da saliva que normalmente umedece a mucosa da boca e da língua e banha os dentes. Ela pode afetar os hábitos alimentares, a fala, o paladar, a saúde dentária e gerar mau hálito. Normalmente, cada indivíduo secreta de 1000 a 1500 ml/dia de saliva, quantidade que é regulada pelo sistema nervoso autônomo.
Etiologia
Existem várias causas possíveis para a xerostomia, tais como ingestão inadequada de líquidos, respiração bucal crônica, fumo excessivo, Síndrome de Sjögren, Síndrome de Heerfordt, doenças sistêmicas e metabólicas, uso de antidepressivos (entre outros tipos medicamentos), lesão dos nervos que inervam as glândulas salivares e finalmente, pobre higiene bucal. O sintoma também pode ser observado em alguns pacientes que são submetidos à radioterapia em região acima
 do tórax.
Manifestações clínicas
Boca seca
Halitose
Ardência e queimação na língua, bem como atrofia de suas papilas, inflamação, fissuração e rachaduras da mesma. Eventualmente, dor na língua.
Presença de cárie
Sensação de secura e pegajosidade em sua boca;
Dificuldade de deglutição;
Lábios rachados;
Dificuldade para fala
Feridas na boca
Tratamento
A única maneira definitiva de curar a boca seca é tratando sua causa. Se o seu problema é resultado de medicação, seu médico poderá mudar sua prescrição ou dosagem. Se suas glândulas salivares não funcionam normalmente, mas ainda produzem alguma saliva, seu médico poderá lhe dar um medicamento que ajude as glândulas a funcionarem melhor.
Se a causa de sua boca estar seca não puder ser eliminada você poderá restaurar a umidade de sua boca de diversas maneiras. Seu dentista pode recomendar hidratantes bucais, como substitutos de saliva. Enxagues com soluções bucais especialmente formuladas para diminuir a secura também podem aliviar o problema. Você também pode:
Beber água ou bebidas sem açúcar com frequência;
Evitar bebidas com cafeína, como café, chá ou alguns refrigerantes, que também podem causar a secura da boca;
Mascar gomas sem açúcar ou chupar balas duras sem açúcar para estimular o fluxo de saliva (se houver alguma glândula salivar funcionando);
Não utilizar tabaco ou álcool, que ressecam a boca;
Estar ciente de que alimentos condimentados ou salgados podem causar dor em uma boca seca;
Utilizar um hidratante bucal, durante a noite.

Outros materiais