Buscar

01 - Processo Administrativo e Ambiente Empresarial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
Teoria Geral da Administração
Prof. Daniel Lins
Sistemas de Informação
 COVEY, Stephen R. O Oitavo Hábito: da Eficácia à Grandeza. São Paulo: Atlas, 2005.
 MOTTA, Fernando C. Prestes. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Thonson, 2004.
 ROBBINS, Stephen P. DECENZO, David A. Fundamentos de Administração. 4 ed. São Paulo: Pearson 2004.
 SCHERMERHORN JR, John R. Administração. São Paulo: LTC, 2007.
 SILVA, Reinaldo O. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira, 2001.
 SNELL, Scott A. BATEMAN, Thomas S. Administracão: Novo Cenário Competitivo. São Paulo: Atlas, 2006.
Nosso referencial inicial...
O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO ?
Organização
Organização
O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO ?
JAMES STONER  “Duas ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos.” 
IDALBERTO CHIAVENATO  “Entidades complexas constituídas de pessoas e de recursos não humanos (como recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, etc.)... As organizações são heterogêneas e diversificadas, com diferentes tamanhos, características, estruturas e objetivos.”
O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO ?
JOHN SCHERMERHORN JR.  “É um conjunto de pessoas trabalhando juntas visando alcançar um objetivo comum. Trata-se de um fenômeno social singular que permite aos seus membros executar tarefas que estão além da capacidade de realização individual.” 
Organização
Organização
RECURSOS – Tudo o que a organização lança mão para realizar suas atividades e atingir seus objetivos. Pessoas, máquinas, equipamentos, dinheiro, suprimentos, matéria prima, informações, entre outros. 
COMPONENTES DE UMA ORGANIZAÇÃO
OBJETIVOS – Resultados específicos ou situações finais desejáveis que se procura atingir. (SCHERMERHORN)
STAKEHOLDERS – Grupos ou indivíduos direta ou indiretamente afetados pela busca de uma organização por seus objetivos. (STONER)
ESTRUTURA – A forma através de que as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas. (STONER)
O QUE É ADMINISTRAÇÃO ?
JAMES STONER  “Processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos.” 
IDALBERTO CHIAVENATO  “Administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A Administração trata basicamente do planejamento, organização, direção e controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorrem entro da organização.” 
A Administração
O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?
É uma metodologia administrativa que permite estabelecer a direção a ser seguida pela empresa, e que visa ao maior grau de interação com o ambiente, no qual estão os fatores externos não controláveis pela empresa
Planejamento Estratégico
O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?
É um processo de organizar idéias a respeito do futuro
É o processo de elaborar a estratégia – a relação pretendida da organização com seu ambiente.
O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre o padrão de comportamento (ou cursos de ação) que a organização pretende seguir.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
Processos mentais, competências e interesses dos planejadores
Processo de planejamento estratégico
Missão, vocação, valores da organização
Desempenho da organização
Ameaças e oportunidades do ambiente externo
Pontos fortes e pontos fracos dos sistemas internos
MISSÃO
A formulação da missão pretende responder às seguintes perguntas:
 Qual a necessidade básica que a organização pretende suprir?
 Que diferença faz, para o mundo externo, ela existir ou não?
 Para que serve?
 Qual a motivação básica que inspirou seus fundadores?
 Por que surgiu ?
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
VISÃO
É um modelo mental, claro, de um estado ou situação altamente desejável, de uma realidade possível.
Exemplo de Visão: Ser uma empresa moderna, socialmente responsável, com resultados que assegurem seu crescimento; nossa satisfação pessoal e profissional, garantindo a excelência dos serviços para nossos clientes. 
Planejamento Estratégico
VALORES
São características,virtudes, qualidades da organização.São como princípios; ou são respeitados integralmente ou são violados.
Exemplos:
Organização e Disciplina - Respeito e Atenção ao Cliente - Compromisso com o Trabalho e Profissionalismo - Trabalho em Equipe - Responsabilidade, Ética, Respeito e Solidariedade nas Relações
Organização
ORGANIZAR  Processo de alocação e arrumação dos recursos, designação de tarefas e coordenação das atividades individuais e de grupo no intuito de colocar em prática o que foi planejado.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.(STONER)
DIVISÃO DO TRABALHO  Decomposição de uma tarefa complexa em componentes, de modo que os indivíduos sejam responsáveis por um conjunto de atividades limitados, e não pela tarefa como um todo.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO  Agrupamento, em departamentos, de atividades de trabalho que sejam semelhante ou logicamente conectadas. 
COORDENAÇÃO  Integração das atividades realizadas pelas partes separadas de uma organização, para alcançar objetivos organizacionais. 
O PROCESSO ADMINISTRATIVO
LIDERAR  Significa dirigir, influenciar e motivar as pessoas para o trabalho. Inspirá-las a realizar o que foi planejado e a atingir os objetivos estabelecidos.
SCHERMERHORN  Por meio da liderança os gerentes criam comprometimento para com uma visão, encorajam atividades que dão suporte às metas e influenciam outros a executar o melhor trabalho para o bem da organização.
PODER  Capacidade de exercer influências; isto é, capacidade de mudar as atitudes ou o comportamento de indivíduos ou grupos. (STONER)
AUTORIDADE  Poder baseado na compreensão geral de que indivíduos, ou grupos específicos, têm o direito de exercer influências, dentro de certos limites, em virtude de sua posição na organização. (STONER)
O PROCESSO ADMINISTRATIVO
Liderança
Controle
CONTROLAR  Processo pelo qual é possível medir os resultados obtidos comparando com os objetivos estabelecidos e implementando mudanças, através de ações corretivas, quando necessário.
ELEMENTOS DA FUNÇÃO CONTROLE SEGUNDO STONER:
2. Medir o desempenho atual
1. Estabelecer padrões de desempenho
3. Comparar o desempenho com padrões estabelecidos
4. Caso sejam detectados desvios, executar ações corretivas
O PROCESSO ADMINISTRATIVO
Habilidades do Gestor
HABILIDADES DO GESTOR
HABILIDADE Capacidade de transformar o conhecimento (saber) em uma ação (fazer) que resulte em um desempenho desejado. As habilidades mais importantes são aquelas que capacitam os gestores a ajudar outros a se tornarem mais produtivos em seu trabalho (SCHERMERHORN)
HABILIDADE TÉCNICA Capacidade de usar uma especialidade para executar uma tarefa com proficiência. Essas habilidades são inicialmente adquiridas através de educação formal e depois desenvolvidas pela prática e experiência no trabalho. (SCHERMERHORN)
HABILIDADES DO GESTOR
HABILIDADE HUMANA  Capacidade de trabalhar bem em cooperação com outras pessoas, surge no ambiente de trabalho como um espírito de confiança, entusiasmo e genuíno envolvimento nas relações inter-pessoais. Um componente importante das habilidade humanas essenciais é a inteligência emocional. (SCHERMERHORN)
HABILIDADE CONCEITUAL  Capacidade de pensar analiticamente e resolver problemas complexos. Envolve a capacidade de reduzir problemas a porções menores para enxergar as relações entre as partes e reconhecer as implicações que qualquer problema tem para os outros. (SCHERMERHORN)
Habilidades do Gestor
Habilidades do Gestor

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais