Buscar

15 Manejo de fêmeas da desmama ao primeiro acasalamento 19 05

Prévia do material em texto

Bovinos de Corte – 19-05 
15 -- Manejo de fêmeas da desmama ao primeiro acasalamento 
Essa é a recria dos animais destinados à reposição do rebanho, não só das fêmeas mas tbm dos machos. O título da aula manejo de fêmeas é pq a maioria dos animais que são recriados para reposição do rebanho são as fêmeas, a maioria dos machos são recriados pra abate. Mas a gente tem uma diferença muito maior aí de animais recriados pro abate do que animais destinados pra reposição do rebanho. Quanto mais ajustado é o ciclo de produção, quanto mais curto é o ciclo de produção, quanto mais tecnificado, mais próximo é recria dos animais destinados ao abate com a recria dos animais destinados a reposição. Quando termina a recria desses animais aqui? Quando estão aptos ao acasalamento. Quando começam a depositar mais gordura em animais de ciclo ajustado de produção? Quando ele atinge maturidade do tecido muscular. O que acontece nessa fase que ele entra em desaceleração do desenvolvimento, além da maior deposição de gordura? A puberdade. Então quando a gente tem falado ciclo mais ajustado de produção essa terminação deve começar mais ou menos quando esses animais estão voltando lá pra atividade de cria, quando eles estão substituindo parte do nosso rebanho, tá bom? A recria é tradicionalmente longa no Brasil, ela chega a durar mais de 2 anos. Eu vou falar muitas vezes de primeira prenhez aos 14-15 meses pq é a primeira estação de monta que esses animais vão encontrar depois que nasceram e poderiam estar aptas ao acasalamento, primeira prenhez aos 25-27 meses e primeira prenhez média nacional tá em torno de 38-40 meses. Primeira prenhez 38-40 meses a gente pega aqui 8-9 meses de atividade de cria, 8-9 meses do periodo que esses animais estão em lactação, a gente ta falando que a recria desses animais que são destinados a reposição de rebanho, a média nacional chega a durar em torno de 30 meses aí, 32 meses. Então tradicionalmente a recria dos nossos animais é bastante longa, apesar de algumas vezes eu já ter falado pra vcs que eu acredito que a maior parte do nosso potencial genético ta aqui, se eu tiver que pensar em potencial genético da média nacional, a gente teria condição de emprenhar todos os nossos animais ao 25-27 meses. Pq que a gente n tem feito isso? Pq basicamente falta alimentação, manejar pasto, pq os nossos animais passam fome durante o período seco.
Em um rebanho comercial dificilmente a gente emprenhar novilhas antes dos 14-15 meses de idade, pq uma novilha que nasceu em set/out/nov, vamo pegar out como média, próxima estação de monta que ela vai encontrar é dez/jan/fev, se eu for pegar o começo dessa estação ela vai ta com seus 3-4 meses de idade, não tem condição de emprenhar ela aqui, na próxima estação ela ta fazendo 14-15 meses, se emprenhar ela antes disso, eu vou ter que emprenhar ela ainda no período seco, pouco oferta de forragem, numa condição muito jovem, eu tenho que fornecer uma alimentação muito diferenciada aqui pra emprenhar ela antes dos 14-15 meses, muito diferente daquilo que a gente encontra no pasto, apesar que mesmo pra fazer no pasto eu tenho que suplementar esses animais aqui pra fazer a primeira aos 14-15 tá. Mas num rebanho comercial que o pasto represente o maior parte da dieta dos animais de fato a gente a primeira aqui, até o dia que a gente tiver condições de emprenhar aos 3-4 meses de idade que eu acho que não ta muito próximo não. Se ela não emprenhou aos 14-15, qual a próxima estação de monta que ela vai encontrar? Quando ela tiver fazendo 26-27. Se eu não conseguir colocar ela em condição corporal qual o próximo período das águas que ela vai encontrar? Quando tiver fazendo 38-40.
A recria é bastante longa no nosso sistema de produção, mas pode ser bastante curta tbm, se a gente quer reduzir o tempo de recria dos nossos animais, a primeira coisa que a gente tem que fazer é conseguir desmamar animais mais pesados, e sempre que eu digo desmamar animais mais pesados, entendam integrar as fases do sistema de produção, pq n faz sentido desmamar bezerro mais pesado pra vender bezerro na perna. O grande desafio que a gente pra encurtar a recria são as grandes variações que a gente tem na composição corporal desses animais e na composição de ganho de peso desses animais, e obviamente essa mudança no ganho de peso dos animais vai implicar em uma mudança bastante drástica da demanda nutricional desses animais. Então eu pego um animal aqui em início de recria com mais ou menos 200 kg depositando basicamente tecido muscular ou muito de tecido muscular e muito pouco de adiposo e vamos pensar no final da recria, vou entregar esses animais com 330 -350 kg ou 400 kg no caso dos animais que vão ser terminados no pasto, eu saio de um animal que ta depositando muita gordura (mas acho que ele dizer músculo) pra um animal que já tá com tecido muscular muito próximo da maturidade depositando muita gordura, ou seja, dos 200 aos 350 kg eu tenho uma mudança considerável na composição de ganho de peso desses animais e consequentemente na demanda nutricional, e, o grande desafio é exatamente ajustar essa dieta a medida que o animal vai mudando a demanda nutricional. Só pra ilustrar um pouco disso, aqui a composição corporal, a composição de peso de corpo vazio de um animal aos 200 até os 300, 350 kg, mas pra gente o que mais importa é a composição de ganho de peso, ele vai ter uma influência muito maior, ou ele vai refletir muito mais em qual é a demanda nutricional desses animais. Eu saio de um animal aos 200 kg de peso corporal depositando mais ou menos 18% de proteína no seu ganho de peso, pra cada um quilo de peso que esse animal ganha 183 gr é gordura aos 200 kg de peso corporal (mas eu acho que ele quis dizer musculo de novo), mas quando esse animal chega aos 350 kg de peso corporal 14,4% do ganho dele é proteína, então há uma redução no ganho de proteína desses animais com o aumento do peso, basicamente eu tenho cada dia menor deposição de tecido muscular, ou tecido muscular mais próximo da maturidade. Por outro lado a demanda energética do animal vai aumentando, eu saio de um animal que deposita 25% de gordura aos 200kg de peso corporal e entrego um animal depositando mais de 40% de gordura, isso vai refletir em um aumento da demanda energética. Então a demanda, seja a proteica que vai diminuindo e a energética que vai aumentando, vai mudando ao longo da recria, e quanto mais eficientemente vc ajusta a dieta à demanda do animal, melhor é a resposta produtiva desse animal e mais curto é o seu período de recria.
A gente vai tratar como o tempo necessário pra recria aqui, o tempo que a novilha leva pra atingir a puberdade, do desmame até o tempo que a novilha leva pra atingir a puberdade, esse tempo vai ser determinante na produtividade de uma novilha, no potencial produtivo de uma novilha. Seja pq a partir da hora em que ela começa sua vida produtiva mais cedo, ela tem condição de deixar um número maior de bezerros na sua propriedade, seja pq quando ela começa sua vida produtiva mais cedo ela demanda uma estrutura menor de rebanho em recria pra que vc faça a reposição do seu rebanho. Se a gente tem primeira prenhez aos 14-15 meses eu precisar recriar uma geração, se eu tenho primeira prenhez aos 25-27 eu vou ter que fazer recria de duas gerações pra fazer reposição dos meus animais. Se eu tenho sistema de prenhez aos 38-40 meses eu preciso recriar 3 gerações. Então obviamente cada um desses rebanhos demanda um a estrutura de recria, um volume de animais em recria muito diferente um do outro, e isso vai ser determinante no potencial produtivo do seu rebanho.
Agora se a gente quer de fato emprenhar novilha aos 14-15 ou aos 25-27, a gente precisa trabalhar num plano nutricional pra que essas novilhas estejam púberes pelo menos aos 60 dias antes da estação de monta em que elas serão desafiadas. Então se a sua novilha vai ser desafiada aos 14-15 meses é extremamente importante que ela esteja púbere aqui aos 12-13 meses de idade, pq a gente sabe que há um aumento bastante considerável nataxa de concepção de novilhas do primeiro até o terceiro cio, ou após o terceiro cio. E obviamente se eu tenho uma categoria que eu desejo emprenhar de forma bastante rápida, pq ela precisa emprenhar cedo, parir cedo na próxima estação estação, eu preciso que ela esteja muito bem antes da estação de monta. Púbere - puberdade, já teve o primeiro cio. Mas o fato de estar púbere n quer dizer que ela está ciclando, o fato de já ter ciclado uma vez não quer dizer que ela está em condições fisiológicas adequadas para manter o seu ciclo estral e a gente vai discutir isso. É lógico que ela poderia ser fertilizada nesse primeiro cio, mas a taxa de prenhez na primeira ovulação é muito menor do que as que já vem ciclando há mais tempo. A gente tem vários fatores que vão afetar a idade à puberdade das novilhas, ou várias opções de manejo que podem afetar a idade à puberdade das nossas novilhas. Primeiro deles é o peso corporal, várias vezes eu já ilustrei aqui pq o peso corporal tem tanta relação com a puberdade, basicamente pq a gente depende de uma maior maturidade, de um maior peso de tecido muscular pra que o animal tenha energia disponível pra investir na atividade de gestação. Outro fator que vai ser bastante importante e que a gente vai ter um pouco de dificuldade de separar por peso é o ganho de peso pós desmame, então a taxa de ganho de peso dos animais além do peso tbm vai ter influência. Ah Vitor mas um animal que ganha mais peso é um animal mais pesado, como é que vc separa essas duas coisas? Eu separo da seguinte forma gente, eu tenho dois animais nesse momento aqui de 25 meses, os dois com 300-330 kg eu pego um animal coloco numa dieta que imprime um ganho de peso de 800gr por dia e pego um outro animal na mesma condição aqui e coloco numa dieta que imprime um ganho de peso de 300gr por dia, quem tem melhor status nutricional? Quem tem melhor condição fisiológica? Animal A ou animal B? animal A tá certo? Pq é mais pesado? Não, eles tem mais ou menos o mesmo peso mas ele tem naquele momento ali, um condição fisiológica um pouco melhor, então a condição nutricional que vc vem fornecendo pros seus animais tbm vai ser determinante não só na expressão da puberdade mas tbm na manutenção do ciclo estral. Quem tem melhor condição de manutenção do ciclo estral? Sem dúvida nenhuma o animal A. A partir de agora esse animal n vai mais ter o mesmo peso e mesma idade desse animal aqui, daqui pra frente vai haver uma diferenciação no peso desses animais, mas o que acontece aqui é, eu submeto esse animal a uma dieta diferenciada e ele tem maior taxa de ganho de peso, o status fisiológico desse animal nesse momento aqui, a condição dele de manter o seu ciclo estral, é melhor do que a condição desse animal aqui, e é isso que eu quero separar ali do peso corporal desses animais. Então aqui eu tô falando de estrutura corporal, de maturidade de tecido muscular, e aqui eu tô falando de status nutricional do animal, a taxa de ganho de peso do animal, eu tô falando de status nutricional, ela vai resultar em diferenciação de peso? Sim, mas eu quero tratar as duas coisas como algo mais ou menos separado aqui.
Outro fator que a gente vai tratar aqui é a composição do ganho de peso corporal, sobretudo quando a gente fala de percentual de gordura corporal não, mas quando a gente fala de um teor mínimo de gordura pra que as novilhas venham a emprenhar, a gente vai discutir isso daqui a pouco… outro fator que vai tá relacionado a expressão da puberdade em novilhas é o consumo de determinados nutrientes, aqui diferente da gente falar de status nutricional eu vou falar da presença ou ausência de determinados nutrientes pra que as novilhas venham a investir em reprodução, um exemplo que eu gosto de usar aqui quando eu falo de consumo ou da presença de determinados nutrientes, eu vou falar de outros, mas aqui eu gosto de falar por exemplo de selênio, eu pego um animal em crescimento, a demanda de selênio é muito baixa, eu não tenho uma demanda muito alta de selênio pra que os animais venham a ganhar peso e se desenvolver, no entanto, eu tenho uma demanda de selênio muito maior para os animais reproduzirem, então se vc for pegar um sal mineral de animal em reprodução vc vai notar ali a diferença ah, sal mineral de recria pro período seco, sal mineral de recria pra animais destinados a reprodução, vc vai ver que o sal mineral destinado pra animais de reprodução tem mais selênio do sal pra animal em crescimento, basicamente pq a demanda de selênio para reprodução acaba sendo maior do que a demanda para crescimento. Então é isso que a gente vai falar da presença ou ausência de determinados nutrientes, e aí dentro disso a gente vai falar de suplementação proteica de uma alimentação diferenciada de animais pra cada uma das fases, da suplementação com gordura, da importância da presença da gordura aqui e sobretudo de gordura de qualidade diferenciada, a gente vai tratar desse assunto mais pra frente, entre outros fatores aí como estação do ano, o fato de expor ou não expor esses animais mais jovens aos touros, a gente um número até considerável de trabalhos mostrando que a presença de animais adultos, não só a presença de touros, tem um papel na antecipação da puberdade. Se vc tem animais numa boa condição corporal pra expressar puberdade, o fato de vc colocar ali junto animais adultos tende a reduzir um pouco a idade de puberdade dos animais.
Aqui só pra gente falar um pouco do peso, o peso tem uma elevada correlação com a idade à puberdade das novilhas, a gente já falou muitas vezes que isso ta correlacionado à maturidade do tecido muscular, muitos trabalhos mostraram que a gente tem um correlação próximo de 67% do peso com expressão ou não da puberdade, o que quer dizer isso? Eu tenho um animal com potencial pra emprenhar aos 25-27 meses aos 300 kg de peso corporal eu tenho 67% de chance de emprenhar as minhas novilhas, cheguei aos 25-27 meses e não tenho 300kg de peso corporal eu tenho 67% de chance de não emprenhar as minhas novilha. A gente tem uma importância muito grande do peso mesmo que vc tenha a idade cronológica adequada pra emprenhar os seus animais. Aqui um trabalho que avaliou dois grupos de animais, novilhas gir, um grupo que ele chamou de tratado que era um grupo suplementado com concentrado, e um outro grupo controle, que era suplementado apenas com mistura mineral, os animais do grupo tratado apresentaram puberdade em média aos 722 dias de idade, diferente do grupo controle que apresentou puberdade aos 868 dias de idade, ambos os grupos com o peso muito próximo aí de 345 kg de peso corporal, de certa forma isso acaba ilustrando pra gente que o peso corporal ele vai influenciar bastante na expressão da puberdade dos animais, pq a medida que atingirem o peso adequado esses animais expressarão a puberdade. Isso explica pq grande parte dos nossos animais estão emprenhado pela primeira vez aos 38-40 meses, pq não atingiram peso adequado pra serem submetidos a estação de monta. Se vc tiver um plano nutricional muito bom, excelente, talvez vc consiga antecipar a puberdade pra 60% do peso adulto, mas se vc tiver um plano nutricional bom, apenas bom, dificilmente elas expressariam puberdade antes dos 65% do peso adulto. Então é recomendado aí entre as nossas novilhas nelore, um peso mínimo aí de 65% do peso adulto pra que esses animais sejam submetidos à estação de monta, 65% do peso adulto gente, vou pegar o peso médio do nelore em torno de 430 a 450 kg, eu tô falando de quanto? 292kg (450), 280kg (430). Entre o grupo que apresenta maior peso corporal gente, então vc pega as suas novilhas faz sua recria com suas novilhas e separa elas em dois grupos, o grupo mais pesado e grupo mais leve, vc vai notar que no grupo de maior peso corporal vc vai ter maior taxa de estro, basicamente pq são animais cada dia mais próximos da maturidade do tecido muscular, ter maior taxa de estro a gente espera maior taxa de concepção, sobretudo concepção no primeiro serviço, o que é muito importante para as novilhas, pq quanto mais cedo emprenhaa novilha mais cedo pari a minha primípara, maior a chance dela reconceber na sua segunda concepção. Tenho maior concepção no meu serviço, obviamente tenho maior taxa de prenhez entre os animais mais pesados, além disso a gente maior maior taxa de sobrevivência de bezerros, seja pq a novilha emprenhando mais pesada, vai parir mais pesada, ela tem maior habilidade de defender o bezerro, e ela tem maior potencial de produção de leite, maior produção = maior peso de bezerro desmamado, então é isso que a gente entre as novilhas que a gente conseguiu emprenhar mais pesadas. Em relação a composição corporal dos animais a gente consegue sugerir que deve haver um teor mínimo critico de gordura pra que a novilha entre em puberdade ou a novilha precisa ter uma quantidade mínima de gordura corporal pra que ela venha a expressar a puberdade. Qual seria uma explicação fisiológica e relativamente obvia pra isso aí? Pq os hormônios relacionados a reprodução tem como precursor basicamente o colesterol, então a gente uma fisiológica bastante solida, então o animal precisa ter uma reserva de gordura corporal pra que efetivamente venha a expressar a puberdade, no entanto, os autores do capítulo aqui trazem que isso é uma teoria com pouca sustentação científica, eu acho que a gente tem uma sustentação fisiológica bastante óbvia, pq a gente de fato um número pequeno de trabalhos desenvolvidos avaliando qual seria esse teor mínimo de gordura, mesmo pq esse tipo de avaliação não faz muito sentido, uma vez que quanto maior a reserva corporal melhor eu espero uma manutenção do ciclo estral, então eu não quero o mínimo de gordura, eu quero colocar a maior quantidade de gordura possível nesses animais pra que de fato elas venham a manter isso aqui. E trabalho cientifico pra comprovar ou pra mostrar qual seria esse teor mínimo crítico de gordura, mesmo sabendo que é muito variável de um animal pra outro, o trabalho envolveria um abate de um número considerável de novilhas pouco antes de expressar a puberdade, e um abate de novilhas pouco depois de expressar a puberdade pra que eu possa ver a diferença de teor de gordura corporal de um animal pra outro. Sendo um trabalho caro, e com pouca explicação produtiva, seria um trabalho pra elucidar alguma coisa do ponto de vista fisiológico, mas com pouca coisa pra elucidar qual seria a produtividade alcançada ou com pouca correlação com produtividade no seu sistema de produção, então um trabalho do ponto de vista científico que deixa de fazer sentido. Pergunta: e o ultrassom? Então a gente tem uma boa correlação do ultrassom pra estimar a composição corporal dos animais, agora sempre que a gente fala que tem trabalhos mostrado que o ultrassom serve pra estimar composição corporal a gente tem que fazer exatamente esse trabalho, eu teria que fazer a estimativa da composição corporal ou eu tenho que abater esses animais e conhecer a composição corporal pra começar a estimar isso aqui através de ultrassonografia, é exatamente o que não faz muito sentido a gente fazer com as novilhas aqui, eu até poderia conhecer através do ultrassom mas pra eu validar uma estimativa através do ultrassom eu teria que abater um número grande de animais. Outro fator que vai tá relacionado com essa maior concentração de gordura corporal, é que uma correlação com o histórico de balanço energético dos nossos animais, pq que eu sei que uma maior quantidade de gordura tem correlação com o histórico de balanço energético dos meus animais? Pq gordura é basicamente saldo de energia, e o animal num histórico de maior saldo de energia é um animal que deposita mais gordura, um animal que mais gordura corporal é um animal que vem exatamente de um histórico de um bom status fisiológico, é um animal que num histórico de uma boa condição de desenvolvimento, pq eu sei que vem sempre tendo saldo de energia na dieta desses animais, então composição corporal tem uma correlação com o histórico de status nutricional desses animais, com o histórico de balanço energético desses animais.
Aqui o que a gente tava falando do efeito de consumo de determinado nutrientes, ou de consumo total de nutrientes, muitas vezes acaba sendo confundido com a capacidade de crescimento, com a taxa de ganho de peso ou mesmo com o peso dos animais, isso aqui acaba sendo um desafio pra gente interpretar, não isso aqui é efeito da presença de energia da dieta, ou é efeito da taxa de crescimento, da taxa de ganho de peso dos animais? Então um animal que tem uma dieta bem balanceada ele em geral apresenta maior ganho de peso, mas o efeito expressão da puberdade é em função é em função da presença de nutrientes ou da taxa de ganho de peso dos animais? Do ponto de vista produtivo nos interessa pouco separar isso aqui, agora do ponto de vista de falar que cada um desses mecanismos atuam de forma separada passa a ser indispensável a gente separar esses fatores. Mas enfim, o maior consumo de nutrientes ou o melhor balanceamento da dieta sobretudo quando a gente fala maior disponibilidade de energia, vai ter excelente correlação com a expressão da puberdade, com a antecipação da puberdade das nossas novilhas, animais que apresentam maior consumo de matéria seca ou melhor dizendo maior consumo de nutrientes ou consumo de energia em geral apresentam menor idade à puberdade, conseguem antecipar a puberdade, em geral apresentam maior peso à puberdade, isso aqui vai ser um pouco mais difícil de ilustrar mas eu vou tentar. O que eu quero dizer com os animais apresentam maior peso à puberdade, eu tenho aquela novilha ali que eu falei pra vcs que ela teria potencial pra emprenhar aos 25-27 meses com 300kg de peso corporal, isso seria o potencial genético desse animal, agora se eu colocar 300 kg nela aos 14 meses ela vai emprenhar? Provavelmente não, pq ela não tem potencial genético pra isso, a gente tem uma limitação cronológica pra isso aqui. Se eu conheço o potencial genético do meu rebanho e eu tô afirmando que o potencial genético da minha novilha é esse aqui dificilmente eu vou conseguir emprenhar ela aos 14-15 mesmo se eu colocasse 400 kg nela aos 14 meses de idade dificilmente ela iria emprenhar. Agora esse animal que tem potencial pra emprenhar ao 25-27 meses com 300 kg é possível que ela tenha potencial pra emprenhar aos 20-22 aqui com 330kg, ô gente eu gostaria que ninguém anotasse esse número eu queria que vcs pegassem o que a gente tira de razoável disso, é que se o meu animal tem potencial pra emprenhar aos 25-27 com 300, se eu colocar mais de 300 um pouco antes disso aqui é possível que ela antecipe a sua puberdade, então em geral animais que a gente consegue antecipar a puberdade são animais que acabam entrando em puberdade um pouco mais pesadas. Vou pegar um exemplo mais drástico aqui, eu pego uma novilha de 250kg, ela vai apresentar puberdade aos 14-15 meses? Eu não vou falar com certeza pq a gente tá falando de biologia, mas dificilmente um animal de 250kg vai expressar puberdade aos 14-15 meses de idade, da mesma forma que é muito difícil um animal de 250kg expressar puberdade aos 25-27, agora tenha certeza absoluta se vc chegar aos 38-40 com os animais com 250kg ela já expressou a puberdade, pq tbm existe um limite cronológico pra isso aqui, fisiologicamente esse animal já tá falando "oh meu filho tá bom, vc não vai crescer, vc não vai ter 450 kg nunca mais, olha pra sua mãe tá vendo pois é nunca mais vc vai chegar lá, só que se a gente não investir em puberdade agora vc não vai passar a sua genética pra frente, naturalmente vc não vai ser selecionado", então gente aos 38-40 se vc ainda tem essa novilha aos 250 kg provavelmente ela já expressou a puberdade, mas com toda certeza nunca mais ela vai ter os 450 kg da mãe dela, pq ela vai deixar de investir no seu crescimento pra de fato investir em puberdade pra que um dia ela consiga pelo menos passar os genes dela pra frente. Então aqui em geral a gente emprenha mais pesado os animais que a gente antecipa a puberdade. Forçar a antecipação da puberdade é conseguir colocar maiores pesos em idadesmais jovens, e aí vc tem antecipação da puberdade. 
Então os animais que apresentam maior consumo de nutrientes apresentam menor idade à puberdade e em geral tem maior peso à puberdade, maior concentração de LH, de F1, né hormônios relacionados aqui ao início reprodutivo dos animais, indispensáveis pra que a gente tenha o início da puberdade, pra que a gente tenha a primeira ovulação, menor concentração de hormônio de crescimento, a gente vai ver que é bastante importante essa menor produção de hormônio de crescimento pq ela vai estar correlacionada a maior maturação do tecido muscular. Em geral esses animais que estão mais pesados, que estão consumindo maior quantidade de nutrientes são animais que tem melhor histórico de balanço energético positivo, tem melhor histórico de composição corporal, tem maior acumulo de gordura corporal, eu ainda vou bastante de escore de condição corporal quando a gente tiver falando de manejo reprodutivo e isso vai ficar claro.
Aqui gente em relação a estratégia de suplementação, a gente pode separar em basicamente dois tipos, a primeira delas é uma dieta de curto prazo com alta inclusão de concentrado, ou é investir no status nutricional do animal como eu ja coloquei ali algumas vezes, e aí gente pouco antes desses animais entrarem na estação de monta 90, 120, 60 dias antes desses animais entrarem na estação de monta ele é submetido a uma suplementação concentrada cm inclusão de concentrado em um curto período de tempo, isso aqui aumenta bastante o status fisiológico do animal a condição dele de investir em reprodução. Essa dieta tbm resulta em maior produção de leite, dando melhor condição de lactação pq proporciona maior reserva corporal. A outra opção que a gente tem é alimentar as novilhas de forma mais continua em um nível mais moderado, então em vez de pegar esse suplemento e colocar todo em uma fase só no período pré-puberdade aqui, eu vou dividir isso ao longo da vida do animal, e tem alguns trabalhos mostrando uma resposta mais positiva na suplementação continua. E em vez de falar que esses resultados são um pouco inconclusivos eu vou tentar separar esses resultados aqui. O que a gente tem basicamente nessas duas estratégias é qual é a minha condição pra obter peso nesses animais, então, tem um sistema que eu vou emprenhar meus animais aos 25-27 meses aos 300kg de peso corporal, to conseguindo fazer manejo de pasto bem feito e os meus animais tão chegando la aos 25-27 meses com seus 300kg de peso corporal, to conseguindo fazer isso aqui, aquela estratégia de suplementação acurto prazo ela vai aumentar consideravelmente a taxa de prenhez desses animais, agora não, eu não tô conseguindo colocar 300kg de peso corporal e tô chegando aos 25-27 com os seus 250-260kg não é esse status nutricional que vai mudar a fertilidade desses animais aqui, pq? Pq ainda nao tem maturidade de tecido muscular, entao pra esses animais suplementar de forma continua mais pra trás, dos 2 até 25 meses de idade, eu posso pegar a mesma quantidade de suplemento que eu ia dar la naquela fase final, eu começo a suplementar esses animais mais cedo num nível mais moderado e aí ao invés de melhorar o status fisiológico desses animais lá no final, eu vou melhorar o peso, eu vou conseguir fazer com que esses animais que estavam chegando com 250-260kg comecem a chegar la na estação de monta com 300-330, e ai quando eu tenho dificuldade então de colocar peso nesses animais com o manejo que eu tenho, uma a suplementação moderada continua tem apresentado uma resposta melhor do que uma suplementação num curto período de tempo. Agora eu vou emprenhar minhas novilhas aos 25-27 meses e tô chegando lá com os 300, se eu tivesse vindo com uma suplementação moderada lá atrás eu ia chegar com 330-350, tende a aumentar a taxa de prenhez? Sim, mas se ela expressa puberdade aos 300 e eu invisto aqui num status fisiológico muito melhor se eu tenho uma condição de produção no pasto que não é tão favorável pra um status fisiológico adequado, se eu forneço uma suplementação concentrada maior pra esses animais aqui, eu melhoro muito o status fisiológico e talvez pra esse animal de 300 o status fisiológico seja melhor que de um animal de 330.
Colocar 300kg num animal de 25-27 meses é fácil? Não vou falar de 300 não, vou falar de 330 pra ficar fácil a conta, colocar 330kg num animal de 25-27 meses é fácil? Quando que ela precisa ganhar de peso até os 25-27 meses, quanto que ela precisa ganhar por dia? Pra ser didático ela nasceu com 30, ela ganhou 300 kg em 25 meses, ela tem que ganhar 400gr por dia, é difícil fazer isso no nosso sistema de produção? Não. Esse animal vai passar na vida dela, por dois períodos de agua e dois períodos de seca, ela tá emprenhando no terceiro período de aguas da vida dela. Então eu tô falando que esse animal, numa condição de manutenção de ganho de peso, se ela tivesse zerada lá, no período da seca, se ela não perder peso no período da seca, mas ela tbm não ganhar, se ela tiver 800gr por dia no período das aguas, ah Vitor mas ganhar 800 gr por dia nas aguas não é fácil, mas é mais fácil de ganhar 800gr por dia nas águas do que não perder nada na seca, mas se esse animal não ganhasse nada na seca e ganhasse 700-800gr por dia no período das aguas seria suficiente pra ela chegar lá aos 25-27 meses com 330 kg. Tem uma demanda muito grande de suplementação continua aqui pra esses animais chegarem aos 25-27 meses, não, eu tenho muito mais demanda no manejo de pasto. E aí vale a pena vc pegar aquele suplemento que vc ia dar e coloca numa fase concentrada la pra investir no status nutricional desses animais, isso vai ser excelente do ponto de vista do manejo reprodutivo dos seus animais. E aí eu vou pegar um animal de 14-15 meses e eu preciso colocar nela aqui pelo menos 60-60% do peso adulto, se a gente quiser trabalhar com estratégia eu vou trabalhar com a estratégia de 65% pq eu espero maior taxa de prenhez das novilhas que tem 65% do peso adulto em relação aquelas que tem 60%, eu fazendo 65% do peso adulto de uma vaca de 450kg a gente vai ter o peso de 292 kg, esse seria o peso adequado pra eu submeter as minhas novilhas a uma estação de monta, e aí ei vou perguntar pra vcs, é fácil colocar 292kg num novilha de 14-15 meses? Depende do que a gente ta chamando de fácil. Do ponto de vista de estratégia reprodutiva a gente tem (???56:20) e eu vou tentar provar isso pra vcs. Agora vamos fazer quanto que essa novilha precisa ganhar de peso, ela nasceu com os mesmos 30kg ela tem que ganhar 262kg ao longo dos 14-15 meses, essa novilha, diferente daquele outro sistema ela tem que ganhar 620gr por dia, ai gente vai ser muito difícil, aqui esse animal vai pegar dois períodos de aguas e um período de seca na vida dela, eu vou falar pra vcs que não vai ser fácil colocar quase 1kg e 200gr no período das aguas pra gente fazer manutenção da seca, então é um animal que eu vou ter que investir num desenvolvimento mais continuo desses animais aqui, pra colocar esse 1kg no período das aguas eu já vou precisar de uma suplementação e eu vou precisar de uma manutenção aí de pelo 600-700gr por dia no período seco, então o que vai variar vai ser uma suplementação um pouco mais alta desses animais, mas sem dúvida nenhuma uma suplementação continua, não dá pra pensar em investir só em status nutricional, é extremamente importante ainda investir em status nutricional desses animais, é obvio que sim, mas pra esse tipo de estratégia aqui invariavelmente eu vou ter que investir no desenvolvimento continuo dos meus animais.
A gente pensando que a maior parte do nosso sistema tá baseado na produção de novilhas em pastejo, a gente vai ter uma resposta bastante positiva na suplementação proteica dos nossos animais, basicamente a grande limitação que gente tem à fermentação do conteúdo fibroso e consequentemente ao consumo de matéria seca dos animais é a deficiência proteica das nossas forrageiras, então da hora em que eu suplemento meus animais com proteína eu aumento a taxa de fermentação do conteúdo fibroso no rúmene eu permito que meu animal venha a consumir maior quantidade de alimento. Um animal que apresenta maior consumo de matéria seca de uma mesma dieta é sem dúvida nenhuma um animal vai estar apresentando maior desempenho. Então a suplementação proteica melhora o consumo de matéria seca, de forragem, basicamente pq aumenta a taxa de fermentação do conteúdo fibroso, aumenta a taxa de fermentação daquilo que limita consumo de animais em pastejo, aumenta o ganho de peso dos animais, e consequentemente reduz a idade à puberdade, se tem um maior peso em idades menores eu tenho potencial pra antecipar a puberdade das minhas novilhas, com a suplementação proteica, com o aumento da digestibilidade do conteúdo fibroso. Aqui diferente do que a gente teria com uma suplementação mais energética, a gente um crescimento mais apropriado, na mesma taxa de ganho de peso a gente tem uma maior maturação do tecido muscular do que a gente tem numa alimentação muito energética, que vai acabar resultando em uma taxa de ganho de peso as vezes até maior, mas uma deposição de gordura muito maior do que uma maturação do tecido muscular, então a gente vê na suplementação proteica uma melhor maturação do tecido muscular do que a gente vê numa suplementação energética, em um ganho de peso onde de percentual de gordura no ganho é muito elevado. Em relação a suplementação com gordura os trabalhos tem mostrado pra gente que a suplementação com gordura não reduz a idade à puberdade, se a gente for tentar explicar isso aqui eu diria o seguinte, pq a suplementação com gordura poderia melhorar a taxa reprodutiva de um animal? Pq eu teria maior quantidade de precursores de hormônios, então a explicação básica é essa. Mas esse animal vai fazer isso se ele não tiver expressado a puberdade? Não. Então a suplementação com gordura apesar de não antecipar a puberdade, ela aumenta a proporção de novilhas que estão em estro, que estão mantendo seu ciclo estral. Então vc suplementa com gordura depois que ela já atingiu a puberdade.
Outro fator que tá relacionado à suplementação com gordura é a interação com grupos raciais, eu tenho naturalmente grupos raciais que maior deposição de gordura corporal por exemplo, animais de raças britânicas, vamos comparar uma novilha angus com uma novilha nelore, eu pego uma novilha angus aos 65% de peso adulto e uma novilha nelore aos 65% de peso adulto, quem tem mais gordura? Alguém tem dúvida de que a angus tem mais gordura? E onde eu espero maior resposta na suplementação com gordura? Na nelore, pq o déficit é maior, a condição de mobilizar aquilo ali das suas reservas corporais, o metabolismo dela pra mobilizar aquilo ali das suas reservas corporais é muito mais dificultado do que pra uma novilha que tem maior percentual de gordura, então em geral a gente tem maior resposta com suplementação com gordura em animais de menor percentual de gordura corporal, animais de raças zebuínas, animais de raças continentais em geral tem maior resposta na suplementação com gordura do que animais de raças britânicas.
O que eu quero colocar da gordura, não e solução da agropecuária brasileira, não adianta pegar uma novilha de 250 kg aos 14-15 meses, aos 25-27 e suplementar ela com gordura pq vc não vai ter resposta, agora isso aqui é ajuste fino, eu tenho animal de 330 kg com 25-27 e suplemento ela com gordura ali eu posso esperar alguma resposta, agora, ela não é a solução da agropecuária brasileira, não adianta vc suplementar um animal que nao tem condição pra tá ciclando.
Uma outra preocupação que a gente vai ter com a suplementação gordura é que a gordura em geral ela é tóxica aos microorganismos do rúmen, sobretudo a microorganismos fibrolíticos, eu tenho um sistema baseado no pasto e aumento muito a suplementação com gordura em geral eu redução na digestibilidade das fibras, então eu tenho que ter uma preocupação com isso.
Em relação a estação do ano, apesar de saber que os bovinos são animais de ciclo estral não sazonal, diferente do que acontece em ovinos, equinos, bovinos tem potencial pra ciclar o ano inteiro, mas pq que algumas vezes não ciclam o ano inteiro? Pq estão em condição de subnutrição no período seco.

Continue navegando